Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Registro completo
Provedor de dados:  AgEcon
País:  United States
Título:  DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DA QUALIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO AMENDOIM: ESTUDO DE CASOS
Autores:  Scalco, Andrea Rossi
Machado, Joao Guilherme de Camargo Ferraz
Queiroz, Timoteo Ramos
Data:  2011-07-26
Ano:  2008
Palavras-chave:  Qualidade de produto
Cadeia produtiva do amendoim
Gestão da qualidade.
Product quality
Peanut production chain
Quality management
Crop Production/Industries
Resumo:  Garantir ao consumidor final produtos com qualidade, em especial produtos seguros do ponto de vista de saúde humana, é uma questão de sobrevivência e de competitividade dos agentes ligados à cadeia de produção de amendoim e derivados. Sendo assim, esses agentes devem adequar as suas práticas de gestão da qualidade a fim de contribuir para a melhoria da qualidade dos produtos ofertados. Esse trabalho traz uma contribuição à medida que analisa os aspectos referentes à gestão da qualidade nos agentes da cadeia: produtor, cooperativa de armazenamento e indústria de beneficiamento, a fim de apontar os pontos fortes e fracos dessas práticas e interferir com medidas necessárias para a segurança do alimento e eficiência em termos de redução de perdas. Pode-se afirmar que os relacionamentos entre os agentes da cadeia se limitam à comercialização de grãos e negociação de preços. Não há uma preocupação em desenvolver a qualidade do amendoim enquanto produto final. Algumas medidas foram sugeridas para contornar as deficiências encontradas, como a adoção de mercanismos de incentivos, tais como pagamento diferenciado para os cooperados e investimentos na produção rural a partir de financiamentos por meio da Cooperativa, a fim de que a cadeia produtiva atue de forma integrada. A realização deste projeto de pesquisa contou com o apoio financeiro da FUNDUNESP (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp).---------------------------------------------To guarantee to the final consumer products with quality is a question of survival and competitiveness of the agents of the peanut production chain. By this way, these agents must adjust its practices in quality management in order to contribute for the improvement of the quality of the offered product. This work brings a contribution while it analyses the referred aspects of the quality management in the agents of the chain in order to point the strong and weak points of these practices and to interfere with necessary measures the safety of the food and efficiency related to the reduction of losses. It doesn´t have developing the quality of the peanut as final product. Some measures had been suggested to correct deficiencies, as the adoption of mercanismos of incentives, such as payment differentiated for cooperated and the investments in the agricultural production from financings by means of the Cooperative, so that the productive chain acts of integrated form. This research was supported by FUNDUNESP (Foundation for the Development of the Unesp).
Tipo:  Conference Paper or Presentation
Idioma:  Português
Identificador:  http://purl.umn.edu/109791
Relação:  Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)>46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brasil
Formato:  21
Fechar
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional