Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Registro completo
Provedor de dados:  AgEcon
País:  United States
Título:  O Agronegócio do Amendoim: Estudo e Comparação dos Padrões Sazonais de Comportamento dos Preços no Período de Janeiro de 1996 a Dezembro de 2005
Autores:  Sanches Sabes Junior, Jair
Alves, Alexandre Florindo
Data:  2011-04-04
Ano:  2008
Palavras-chave:  Amendoim
Agronegócio
Padrão Sazonal
Preço
Peanut
Agribusiness
Seasonal Pattern
Price
Crop Production/Industries
Demand and Price Analysis
Resumo:  O presente artigo refere-se ao estudo e comparação dos padrões sazonais de comportamento dos preços do amendoim no período de janeiro 1996 a dezembro de 2005. Constata-se que fatores sazonais, safra e entressafra, de fato influenciam o comportamento e a oscilação de preços no mercado de amendoim ao produtor. Por meio da análise comparativa percebe-se as diferenças como padrão sazonal e dispersão de preços entre os mercados primário (produtor) e secundário (atacado) do amendoim. Por fim, ressalta-se a importância de conhecer a variação sazonal e a irregularidade de preços do amendoim em diferentes níveis de mercado que compõem a sua cadeia produtiva, sendo esse estudo extremamente valioso no norteamento dos agentes econômicos que operam, direta e indiretamente, no agronegócio do amendoim. The present paper refers to the analysis and comparison of seasonal behavior patterns, regarding peanut price variation, in the period from January 1996 to December 2005. It is noticed that seasonal factors, related to harvest and inter-harvest time, in fact, influence the behavior and the price variation in the peanut agricultural market. By using the comparative analysis differences are observed, such as the seasonal pattern and the price dispersion between both markets, the primary one (the producer market) and the secondary one (the wholesale market). Finally, it is emphasized the importance of knowing the seasonal variation and the irregularity of peanut price in the different market levels of the productive chain. Thus, the present study is considered as a valuable tool to guide economical agents that act, either directly or indirectly, in peanut agribusiness.
Tipo:  Conference Paper or Presentation
Idioma:  Inglês
Identificador:  http://purl.umn.edu/102222
Relação:  Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)>46th Congress, July 20-23, 2008, Rio Branco, Acre, Brasil
Formato:  21
Fechar
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional