Resumo: |
Este trabalho analisa a percepção predominante, no meio rural, de que a tecnologia é um produto relacionado ao universo masculino. Nesta pesquisa, são trazidos dados que evidenciam o grande distanciamento das mulheres rurais do acesso ao conhecimento tecnológico, produzido e difundido dentro da universidade, que está direcionado para a melhora da qualidade de vida e para as possibilidades de aumento na geração de renda no meio rural, mas ao qual elas ainda têm acesso insignificante. Trabalhou-se, nesta pesquisa, com a coleta de dados obtidos nos cursos oferecidos durante a Semana do Fazendeiro, ao longo de quatro anos, de 2004 a 2007, correlacionando a cada um dos cursos oferecidos a frequência de homens e mulheres nestes. Concluímos que o sexismo tecnológico se perpetua nos modelos de gestão das unidades produtivas no meio rural, que consideram a mulher em uma condição hierárquica de complementaridade e não como cogestora da unidade produtiva familiar, condição que lhe restringe o acesso a informações e conhecimentos técnicos, gerenciais, ambientais e de organização de grupos.
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