Registro completo |
Provedor de dados: |
91
|
País: |
Brazil
|
Título: |
Avaliação da qualidade de diferentes marcas comerciais de milho-pipoca
|
Autores: |
Nobre,Reginaldo Gomes
Liberalino Filho,João
Praça,Everardo Ferreira
Dias,Nildo da Silva
Ferreira Neto,Miguel
|
Data: |
2000-04-01
|
Ano: |
2000
|
Palavras-chave: |
Milho-pipoca
Qualidade
Marcas do milho-pipoca
|
Resumo: |
Com o objetivo de avaliar a qualidade de diferentes marcas comerciais de milho-pipoca, desenvolveu-se um trabalho durante o período de setembro a dezembro de 1998. O delineamento experimental foi o de blocos inteiramente casualizados, com dez tratamentos e três repetições, em que os tratamentos constaram das marcas do milho-pipoca: Yoki, Hikari, Sinhá, Maitá, Dona Clara, Zaeli, Super Grão, Poty, Kero-Kero 1 e Kero-Kero 2. As características avaliadas foram: índice de capacidade de expansão (ICE), peso de 100 grãos, teor de umidade (TU) e análise sensorial (AS). Os resultados mostram que as marcas Zaeli, Yoki, Maitá e Dona Clara apresentaram alto ICE e preferência na AS, enquanto a marca Kero-Kero 2 teve o maior percentual de umidade e, com relação ao peso de 100 grãos, as marcas Yoki e Dona Clara mostraram os maiores pesos médios, embora não diferindo estatisticamente das marcas Sinhá, Zaeli e Kero-Kero 2.
|
Tipo: |
Info:eu-repo/semantics/article
|
Idioma: |
Português
|
Identificador: |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662000000100025
|
Editor: |
Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
|
Relação: |
10.1590/S1415-43662000000100025
|
Formato: |
text/html
|
Fonte: |
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.4 n.1 2000
|
Direitos: |
info:eu-repo/semantics/openAccess
|
|