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Registros recuperados: 18 | |
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Leitão Filho,Hermógenes de F; Rodrigues,Ricardo R; Tamashiro,Jorge Y; Santin,Dionete A; Ivanauskas,Natália M; Salino,Alexandre. |
As atividades de campo são essenciais à formação de um bom taxonomista. Os problemas mais usuais das atividades didáticas no campo são: a) grande número de alunos; b) formação heterogênea e desequilíbrio de conhecimento dos participantes; c) repetições e tendência de coletas direcionadas para as formas de vida mais evidentes. As causas e conseqüências destes problemas são discutidas. Como solução é proposta uma metodologia, fundamentada numa vivência de muitos anos de atividades didáticas no campo em cursos de graduação e pós-graduação. São abordados tópicos como o número ideal de participantes, área de abrangência, época de atividade, divisão de trabalho e material e equipamentos necessários. Dependendo do número de espécies coletadas na mesma localidade,... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Taxonomia; Florística; Ensino; Proposta didática. |
Ano: 1997 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061997000100003 |
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Silva,Kelly Daiane; Braga,Vilma de Oliveira; Quintaes,Késia Diego; Haj-Isa,Niurka Maritza Almeyda; Nascimento,Eloísa Santos. |
A irradiação de alimentos é eficiente tecnologia que pode ser empregada na conservação dos alimentos. Porém, o conhecimento dos consumidores sobre os alimentos irradiados tem se mostrado insuficiente, resultando em baixa aceitação destes alimentos. Considerando que o nutricionista é o profissional de saúde habilitado para orientar pacientes e consumidores sobre a ingestão e seleção de alimentos, este estudo avaliou o conhecimento e a atitude frente aos alimentos irradiados entre nutricionistas que atuam na docência em instituições de ensino superior em Belo Horizonte - MG, Brasil. Dos 66 participantes, 86,4% referiram saber o que são alimentos irradiados, todavia 71,2% desconhecem o processo, 75,8% desconhecem a legislação, 21,2% desconhecem as finalidades... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Ensino; Segurança alimentar e nutricional; Saúde pública. |
Ano: 2010 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000300012 |
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BATISTA, M. de A.. |
A publicação desta monografia, fruto de um trabalho de conclusão de curso de especialização em educação a distância da analista Moema de Almeida Batista, quando atuava na Embrapa Gado de Corte (MS), em 2008, é um resgate oportuno na medida em que apresenta um modelo pedagógico e de parceria ainda atual, para a implementação de cursos online na Embrapa. Desenvolvido a partir do modelo de um curso presencial em boas práticas agropecuárias, realizado na época pela Unidade sul-matogrossense, o trabalho traça um roteiro prático e didático para a criação de um programa nacional de capacitação a distância, que pode ser adaptado para as necessidades atuais da Empresa e aplicado na formação de multiplicadores de soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa... |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Educação; Ensino; Capacitação; Training (people); Education; Learning. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1113951 |
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GUARDA, V. D. A.; SANTOS, V. R. V. dos; SOUZA, C. J. H. de; ALVES, R. R.; MENDONÇA, E. D. de; MACIEL, P. O.; CHICRALA, P. C. M. S.; IWASHITA, M. K. P.; LIMA, L. K. F. de; KATO, H. C. de A.. |
Utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa: procedimentos e bases legais. Introdução. Regimento interno da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Embrapa Pesca e Aquicultura. Capítulo I ? da natureza e finalidade. Capítulo II ? da composição da CEUA/CNPASA. Capítulo III - das reuniões. Capítulo IV - das deliberações. Capítulo V ? das atribuições da CEUA/CNPASA. Capítulo VI ? das atribuições e responsabilidades dos membros da comissão. Capítulo VII ? do protocolo e parecer. Capítulo VIII ? do desenvolvimento das atividades. Capítulo IX - das penalidades. Capítulo X ? das disposições gerais. Capítulo XI ? das disposições finais e transitórias. Formulário unificado para solicitação de autorização para uso de animais em experimentação e/ou... |
Tipo: Livros |
Palavras-chave: Ética; Lei Arouca; Experiência de laboratório; Ensino; Pesquisa. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1032032 |
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NUNES, F. C.; MOREIRA, G. S.; CARVALHO, C. C. N. de; SILVA, E. F. da; CALDERANO, S. B.. |
Litoteca é um acervo de minerais e rochas, o qual pode ser utilizado para diferentes fins. Contudo, no caso apresentado, subsidia o desenvolvimento de atividades de ensino e, posteriormente, de pesquisa e extensão. |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Litoteca; Mineral; Rocha; Ensino. |
Ano: 2013 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/980319 |
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BERNARDES FILHO, R.; MATTOSO, L. H. C.; MARTIN-NETO, L.. |
The Embrapa Agricultural Instrumentation Center, one of the thematic centers of the Brazilian Agricultural Research Corporation, is an institution of science and technology in instrumentation. Its purpose is to promote Brazilian agribusiness through the generation, adaptation, and transference of knowledge and technologies in instrumentation. Since its establishment in November 1 984 in São Carlos, SP, the Embrapa Agricultural Instrumentation Center has relied on an interdisciplinary approach in vanguard research in such areas as soil science, the environment, biotechnology, the post-harvest process, new materiais, precision agriculture, small-farm agriculture, automation processes, and quality of products and commodities. |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Teses; Dissertações; Orientação; Pós-graduação; Extensão; Ensino; Pesquisa. |
Ano: 2003 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/28864 |
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OLIVEIRA, O. C. de. |
Usando o MSTAT-C. Chamando o programa. Sub-programas. criando um arquivo de dados-Files. Entrando Dados. SEDIT. Definiçãqo de váriavéis-DEFINE. Dicas. Exercícios. PRLIST.Transformações de dados.FREQ. CALC. Análise de variância. Anova-1. Anova-2. \FACTOR. Testes de separação de médias. RANGE. Análise de regressão. CORR. CONTRAST. PLOT. Casualizando Tratamentos. EXPSERIES. EX-PLAN. EXPBOOK. EXPLABEL> EXPMAP. Manipulação de Arquivos. SORT. TRASPORT. Importação/Exportação de arquivos. ASCII. Exportando arquivos. Importando arquivos.. |
Tipo: Livros |
Palavras-chave: Processamento de dados; Manual; MSTAT-C; Ensino. |
Ano: 1995 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/624217 |
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EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 7., 2019, Corumbá.. |
O presente documento disponibiliza resultados de 19 trabalhos de pesquisa científica, desenvolvida por alunos de graduação em biologia e seus orientadores, na forma de resumos. A elaboração dos textos desses resumos faz parte da formação complementar desses alunos, para que os mesmos possam atuar no campo da ciência. Os trabalhos foram apresentados de forma oral no 7º Evento de Iniciação Científica do Pantanal, contando com a participação de alunos de graduação, bolsistas, estagiários, pesquisadores e professores da Embrapa Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. |
Tipo: Anais e Proceedings de eventos |
Palavras-chave: Ensino; Pesquisa; Agricultural research; Research and development. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1119533 |
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Fontanelli, Giovana Pires de Campos; Orçati, Grazielle Saes; Marin, Daniela Soares; Teixeira, Priscila Sayuri Kavano; Ciancio, Ricardo; Ugolini, Roberto Vinicius; Foz Filho, Roberto Pimenta de Pádua; dos Santos, Flávio Augusto Marques; de Silvio, Maurício Melo. |
The search for learning, based on the development of professional competencies in a global context, and the different ways students react to different teaching techniques in continuing education, requires universities to change and innovate (including new methods) in order to develop professionals who are able to exercise their calling in a changing and competitive scenario. This study innovates by creating access for veterinary students (via the Web) to the body of veterinary morphology work, including body painting, images of resin animals, games, quizzes, video classes, and the association of anatomy with radiographic images. Preliminary results indicate that material presented in this way increases interest, thus stimulating integrated and... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Morphology; Electronic media; Didactic method; Teaching; Learning; Alternative methodology morfologia; Mídia eletrônica; Método didático; Ensino; Aprendizagem; Metodologia alternativa. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28127 |
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Tada Fonseca Brasil Antiorio, Ana; Cintra, Luciana; Carolina Millán Olivato, Márcia; de Rosa Trotta, Mauricio; Regina de Luca, Rosália; Albert Zanatto, Dennis; Madalena Cabrera Mori, Claudia. |
Laboratory Animal Science requires a multidisciplinary approach. Professionals working with laboratory animals should have the knowledge on how to choose the right animal model and its speciesspecific ethological needs, how to choose the best anesthesia, analgesia and euthanasia protocol, how to refine the care procedures including recognition and treatment of pain in order to improve the animals welfare , as well as how to design an experimental and to conduct statistical analysis of the experimental data. To meet these needs, professionals who perform, take part, supervise experimental procedures on animals, or take care of laboratory animals, should receive training, with programs aimed to implement the 3Rs and to promote the welfare of laboratory... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Laboratory animals; Technical responsibility; Legislation; Ethics; Teaching; Animais de laboratório; Responsabilidade técnica; Legislação; Ética; Ensino. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/37998 |
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Tullio,A. A.. |
Esta pesquisa procurou identificar a prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica, quais as concepções do processo de aprendizagem e em que medida o conceito teórico do professor é coerente com a sua prática. A prática pedagógica foi aqui delimitada como sendo o cotidiano do professor na execução de seu ensino. O público alvo foram os docentes e discentes do Curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- Campus de Piracicaba da USP. O método expositivo foi predominante, apoiado no uso do quadro negro e retroprojetor. O professor nesse método é a figura central do processo ensino-aprendizagem. A freqüência bastante acentuada em Congressos tem trazido uma atualização constante em termos de conteúdo. |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Agronomia; Ensino; Pedagogia. |
Ano: 1995 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161995000300029 |
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Registros recuperados: 18 | |
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