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Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo Acta Botanica
Leitão Filho,Hermógenes de F; Rodrigues,Ricardo R; Tamashiro,Jorge Y; Santin,Dionete A; Ivanauskas,Natália M; Salino,Alexandre.
As atividades de campo são essenciais à formação de um bom taxonomista. Os problemas mais usuais das atividades didáticas no campo são: a) grande número de alunos; b) formação heterogênea e desequilíbrio de conhecimento dos participantes; c) repetições e tendência de coletas direcionadas para as formas de vida mais evidentes. As causas e conseqüências destes problemas são discutidas. Como solução é proposta uma metodologia, fundamentada numa vivência de muitos anos de atividades didáticas no campo em cursos de graduação e pós-graduação. São abordados tópicos como o número ideal de participantes, área de abrangência, época de atividade, divisão de trabalho e material e equipamentos necessários. Dependendo do número de espécies coletadas na mesma localidade,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Taxonomia; Florística; Ensino; Proposta didática.
Ano: 1997 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061997000100003
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Ensino de bem-estar e dor animal em cursos de medicina veterinária no Brasil Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.
Borges,T.D.; Sans,E.C.O.; Braga,J.S.; Machado,M.F.; Molento,C.F.M..
Currículos de medicina veterinária devem disponibilizar ferramentas para que os futuros profissionais atendam a demanda da sociedade, que inclui preocupações diretas com os animais. O objetivo deste trabalho foi traçar um perfil do panorama geral do ensino da medicina veterinária em relação a questões de bem-estar e dor animal. O método utilizado foi análise de documentos disponíveis online e coleta de dados via aplicação de questionários para coordenadores de curso de medicina veterinária. A descrição do curso, sua grade curricular e ementário foram estudados. Observou-se que 46% das 94 instituições estudadas apresentavam a disciplina de bem-estar animal e 26% ofereciam a disciplina de etologia. Houve evidência de que há uma pronta relação com a esfera...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Bem-estar animal; Currículo; Dor animal; Ensino; Medicina veterinária.
Ano: 2013 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352013000100005
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Conhecimento e atitudes sobre alimentos irradiados de nutricionistas que atuam na docência Ciênc. Tecnol. Aliment.
Silva,Kelly Daiane; Braga,Vilma de Oliveira; Quintaes,Késia Diego; Haj-Isa,Niurka Maritza Almeyda; Nascimento,Eloísa Santos.
A irradiação de alimentos é eficiente tecnologia que pode ser empregada na conservação dos alimentos. Porém, o conhecimento dos consumidores sobre os alimentos irradiados tem se mostrado insuficiente, resultando em baixa aceitação destes alimentos. Considerando que o nutricionista é o profissional de saúde habilitado para orientar pacientes e consumidores sobre a ingestão e seleção de alimentos, este estudo avaliou o conhecimento e a atitude frente aos alimentos irradiados entre nutricionistas que atuam na docência em instituições de ensino superior em Belo Horizonte - MG, Brasil. Dos 66 participantes, 86,4% referiram saber o que são alimentos irradiados, todavia 71,2% desconhecem o processo, 75,8% desconhecem a legislação, 21,2% desconhecem as finalidades...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ensino; Segurança alimentar e nutricional; Saúde pública.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000300012
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Descrição de dois anos de atuação da Comissão de Ética no Uso de Animais do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná Ciência Rural
Silla,Vanessa Carli Bones; Marthos,Silmara Maldonado; Molento,Carla Forte Maiolino.
A Comissão de Ética no Uso de Animais do Setor de Ciências Agrárias (CEUA-SCA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi criada em 2005. Este artigo teve por objetivo estudar os dois primeiros anos do trabalho dessa Comissão, principalmente quanto à redução do sofrimento animal. Foram avaliadas a composição e a metodologia de trabalho da CEUA-SCA, além da efetividade na redução do sofrimento animal, pela razão emissão de certificados por projetos protocolados (C:P) e pelo estudo dos projetos que receberam ofícios. Foram avaliados 42 protocolos de pesquisa de 2006 e 24 de 2007. Animais vertebrados foram os mais usados, submetidos com maior frequência a procedimentos grau B de invasividade. Os resultados sugerem que a CEUA-SCA, no período estudado,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Bem-estar animal; Deliberação; Ensino; Pesquisa; Utilização de animais.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782009000700021
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Ensino e pesquisa: uma parceria que dá muitos frutos. Infoteca-e
HOFFMANN, A..
Uma importante parte do trabalho da Embrapa é realizada em parceria com instituições de ensino, especialmente universidades, faculdades e cursos de formação técnica ou tecnológica. Mas a Embrapa ministra aulas em suas instalações? De certa forma, sim. Não da forma convencional de formação, com salas de aula professores, mas utilizando-se de sua estrutura de laboratórios, campos experimentais e estrutura administrativa, com apoio de seus pesquisadores e técnicos.
Tipo: Artigo na mídia Palavras-chave: Embrapa Uva e Vinho; Estágio; Instituição de ensino; Pesquisa; Agricultura; Ensino.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/929391
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Projeto on-line de educação a distância: uma proposta para a Embrapa. Infoteca-e
BATISTA, M. de A..
A publicação desta monografia, fruto de um trabalho de conclusão de curso de especialização em educação a distância da analista Moema de Almeida Batista, quando atuava na Embrapa Gado de Corte (MS), em 2008, é um resgate oportuno na medida em que apresenta um modelo pedagógico e de parceria ainda atual, para a implementação de cursos online na Embrapa. Desenvolvido a partir do modelo de um curso presencial em boas práticas agropecuárias, realizado na época pela Unidade sul-matogrossense, o trabalho traça um roteiro prático e didático para a criação de um programa nacional de capacitação a distância, que pode ser adaptado para as necessidades atuais da Empresa e aplicado na formação de multiplicadores de soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa...
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Educação; Ensino; Capacitação; Training (people); Education; Learning.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1113951
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Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica: história e missão Infoteca-e
AQUINO, A. M. de; ABBOUD, A. C. de S.; CARMO, M. G. F. do; ARAUJO, J. S. de P.; ASSIS, R. L. de; DIAS, A..
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Programa de Pesquisa; Instituição de Pesquisa; Extensão Rural; Ensino.
Ano: 2022 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148233
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Utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa: procedimentos e bases legais. Infoteca-e
GUARDA, V. D. A.; SANTOS, V. R. V. dos; SOUZA, C. J. H. de; ALVES, R. R.; MENDONÇA, E. D. de; MACIEL, P. O.; CHICRALA, P. C. M. S.; IWASHITA, M. K. P.; LIMA, L. K. F. de; KATO, H. C. de A..
Utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa: procedimentos e bases legais. Introdução. Regimento interno da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Embrapa Pesca e Aquicultura. Capítulo I ? da natureza e finalidade. Capítulo II ? da composição da CEUA/CNPASA. Capítulo III - das reuniões. Capítulo IV - das deliberações. Capítulo V ? das atribuições da CEUA/CNPASA. Capítulo VI ? das atribuições e responsabilidades dos membros da comissão. Capítulo VII ? do protocolo e parecer. Capítulo VIII ? do desenvolvimento das atividades. Capítulo IX - das penalidades. Capítulo X ? das disposições gerais. Capítulo XI ? das disposições finais e transitórias. Formulário unificado para solicitação de autorização para uso de animais em experimentação e/ou...
Tipo: Livros Palavras-chave: Ética; Lei Arouca; Experiência de laboratório; Ensino; Pesquisa.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1032032
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ESCOLA da Uva & do Vinho: fortalecimento da vitivinicultura do Paraná. Infoteca-e
Localização. Cursos de capacitação em produção de: vinhos, vinagre, sucos, geléias e graspa. Esttrutura. Atividades previstas para 2008/2009. Missão.
Tipo: Folders Palavras-chave: Paraná; Escola da Uva e do Vinho; Capacitação; Ensino; Uva; Vinho; Viticultura.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/539526
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Acervo de minerais e rochas: instrumento para o ensino de Geociências. Infoteca-e
NUNES, F. C.; MOREIRA, G. S.; CARVALHO, C. C. N. de; SILVA, E. F. da; CALDERANO, S. B..
Litoteca é um acervo de minerais e rochas, o qual pode ser utilizado para diferentes fins. Contudo, no caso apresentado, subsidia o desenvolvimento de atividades de ensino e, posteriormente, de pesquisa e extensão.
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Litoteca; Mineral; Rocha; Ensino.
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/980319
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Teses e Dissertações orientadas pela Embrapa instrumentação Agropecuária em 2003. Infoteca-e
BERNARDES FILHO, R.; MATTOSO, L. H. C.; MARTIN-NETO, L..
The Embrapa Agricultural Instrumentation Center, one of the thematic centers of the Brazilian Agricultural Research Corporation, is an institution of science and technology in instrumentation. Its purpose is to promote Brazilian agribusiness through the generation, adaptation, and transference of knowledge and technologies in instrumentation. Since its establishment in November 1 984 in São Carlos, SP, the Embrapa Agricultural Instrumentation Center has relied on an interdisciplinary approach in vanguard research in such areas as soil science, the environment, biotechnology, the post-harvest process, new materiais, precision agriculture, small-farm agriculture, automation processes, and quality of products and commodities.
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Teses; Dissertações; Orientação; Pós-graduação; Extensão; Ensino; Pesquisa.
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/28864
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IRRIGAWEB: capacitação em uso e manejo de irrigação. Infoteca-e
Tipo: Folders Palavras-chave: Ensino a distância; Treinamento; Capacitação; Ensino; Manejo de Água; Transferência de Tecnologia.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1094858
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Metodologias aplicadas na educação alimentar e nutricional para o aumento do consumo de pescado na alimentação escolar: relatos de experiências. Infoteca-e
PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A.; SANTOS, V. F. dos.
O conteúdo apresentado nesse livro está amparado na experiência do projeto supracitado que buscou fomentar o consumo do pescado por meio da aplicação de diferentes metodologias participativas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas públicas de Palmas (TO). Neste livro, o leitor terá acesso a roteiros de ações lúdicas realizadas nas escolas durante o projeto, podendo adaptá-los à realidade local e ao processo de intervenção nutricional com pescado ou outros alimentos junto à diferentes públicos de interesse. Essa obra reforça o compromisso da Embrapa Pesca e Aquicultura, da UFT e de seus parceiros em desenvolver soluções tecnológicas que favoreçam os seus diversos públicos tendo como foco a pesca e a aquicultura nacional.
Tipo: Livros Palavras-chave: Educação alimentar; Alimentação; Consumo Alimentar; Peixe; Ensino; Aprendizagem.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1128599
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Manual do MSTAT - para aulas práticas: principais funções. Infoteca-e
OLIVEIRA, O. C. de.
Usando o MSTAT-C. Chamando o programa. Sub-programas. criando um arquivo de dados-Files. Entrando Dados. SEDIT. Definiçãqo de váriavéis-DEFINE. Dicas. Exercícios. PRLIST.Transformações de dados.FREQ. CALC. Análise de variância. Anova-1. Anova-2. \FACTOR. Testes de separação de médias. RANGE. Análise de regressão. CORR. CONTRAST. PLOT. Casualizando Tratamentos. EXPSERIES. EX-PLAN. EXPBOOK. EXPLABEL> EXPMAP. Manipulação de Arquivos. SORT. TRASPORT. Importação/Exportação de arquivos. ASCII. Exportando arquivos. Importando arquivos..
Tipo: Livros Palavras-chave: Processamento de dados; Manual; MSTAT-C; Ensino.
Ano: 1995 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/624217
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Resumos... Infoteca-e
EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 7., 2019, Corumbá..
O presente documento disponibiliza resultados de 19 trabalhos de pesquisa científica, desenvolvida por alunos de graduação em biologia e seus orientadores, na forma de resumos. A elaboração dos textos desses resumos faz parte da formação complementar desses alunos, para que os mesmos possam atuar no campo da ciência. Os trabalhos foram apresentados de forma oral no 7º Evento de Iniciação Científica do Pantanal, contando com a participação de alunos de graduação, bolsistas, estagiários, pesquisadores e professores da Embrapa Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.
Tipo: Anais e Proceedings de eventos Palavras-chave: Ensino; Pesquisa; Agricultural research; Research and development.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1119533
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Electronic media as active methodology in the teaching of veterinary anatomy MV&Z
Fontanelli, Giovana Pires de Campos; Orçati, Grazielle Saes; Marin, Daniela Soares; Teixeira, Priscila Sayuri Kavano; Ciancio, Ricardo; Ugolini, Roberto Vinicius; Foz Filho, Roberto Pimenta de Pádua; dos Santos, Flávio Augusto Marques; de Silvio, Maurício Melo.
The search for learning, based on the development of professional competencies in a global context, and the different ways students react to different teaching techniques in continuing education, requires universities to change and innovate (including new methods) in order to develop professionals who are able to exercise their calling in a changing and competitive scenario. This study innovates by creating access for veterinary students (via the Web) to the body of veterinary morphology work, including body painting, images of resin animals, games, quizzes, video classes, and the association of anatomy with radiographic images. Preliminary results indicate that material presented in this way increases interest, thus stimulating integrated and...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Morphology; Electronic media; Didactic method; Teaching; Learning; Alternative methodology morfologia; Mídia eletrônica; Método didático; Ensino; Aprendizagem; Metodologia alternativa.
Ano: 2015 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28127
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Training Course on Laboratory Animal Science MV&Z
Tada Fonseca Brasil Antiorio, Ana; Cintra, Luciana; Carolina Millán Olivato, Márcia; de Rosa Trotta, Mauricio; Regina de Luca, Rosália; Albert Zanatto, Dennis; Madalena Cabrera Mori, Claudia.
Laboratory Animal Science requires a multidisciplinary approach. Professionals working with laboratory animals should have the knowledge on how to choose the right animal model and its speciesspecific ethological needs, how to choose the best anesthesia, analgesia and euthanasia protocol, how to refine the care procedures including recognition and treatment of pain in order to improve the animals welfare , as well as how to design an experimental and to conduct statistical analysis of the experimental data. To meet these needs, professionals who perform, take part, supervise experimental procedures on animals, or take care of laboratory animals, should receive training, with programs aimed to implement the 3Rs and to promote the welfare of laboratory...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Laboratory animals; Technical responsibility; Legislation; Ethics; Teaching; Animais de laboratório; Responsabilidade técnica; Legislação; Ética; Ensino.
Ano: 2019 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/37998
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A prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica Scientia Agricola
Tullio,A. A..
Esta pesquisa procurou identificar a prática pedagógica do professor de Engenharia Agronômica, quais as concepções do processo de aprendizagem e em que medida o conceito teórico do professor é coerente com a sua prática. A prática pedagógica foi aqui delimitada como sendo o cotidiano do professor na execução de seu ensino. O público alvo foram os docentes e discentes do Curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"- Campus de Piracicaba da USP. O método expositivo foi predominante, apoiado no uso do quadro negro e retroprojetor. O professor nesse método é a figura central do processo ensino-aprendizagem. A freqüência bastante acentuada em Congressos tem trazido uma atualização constante em termos de conteúdo.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Agronomia; Ensino; Pedagogia.
Ano: 1995 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161995000300029
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