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Registros recuperados: 355 | |
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MELLO, L. M. R. de. |
A vitivinicultura brasileira, embora recente, tem avançado tanto nos produtos elaborados como na produção de uvas para consumo in natura. Em 2004, foram produzidas 1.283.203 ton de uvas, segundo o IBGE. Em 2005, a produção de uvas foi 2,89% inferior ao ano anterior, sendo produzidas 1.246.071 tono Considerando que a uva para processamento apresenta algumas particularidades, a redução da quantidade produzida em 2005 não representa redução do agronegócio, pois a qualidade da safra gaúcha foi excepcional, resultando na produção de vinhos de alta qualidade. Observa-se, pela Tabela I, que houve redução na produção de uvas no Estado do Rio G. do Sul, em 12,15%, embora tenha ocorrido incremento na área plantada tanto na região tradicional como em novos pólos... |
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Brasil; Comercialização; Mercado; Produção; Uva; Vinho; Viticultura. |
Ano: 2006 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/541092 |
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A Carne de cordeiro é um excelente nicho de mercado. O consumo no Brasil é insuficiente para atender a demanda que cresce a cada dia mais. Para que não falte o produto no mercado, o país está importando carne do Uruguai. E para atender esse nicho, a Embrapa Produtos e Mercado vem realizando Workshops e palestras para orientar o produtor a criar caprino e ovino com tecnologia de ponta que o ajudará não só aumentar a criação do rebanho, como também à qualidade da carne. |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Carne; Cordeiro; Caprino; Ovino; Mercado. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1013755 |
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Hoje no Brasil, muitos chefs de cozinha estão elaborando novos pratos com frutas tipicamente brasileiras, como o maracujá, por exemplo. O maracujá vem se tornando uma alternativa rentável para os produtores, sobretudo familiares, e o consumidor começa a se beneficiar com a chegada de novas variedades para diferentes usos ? do consumo in natura à aplicação funcional-medicinal. A principal contribuição da Embrapa é no melhoramento genético das frutas brasileiras. O administrador Cleidson Dias da Embrapa Produtos e Mercado dá mais detalhes sobre os novos mercados para frutas regionais brasileiras. |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Agricultor familiar; Gastronomia; Fruta; Maracujá; Mercado. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1030567 |
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ALVES, R. N. B.; MODESTO JUNIOR, M. de S.. |
O Estado do Pará lidera a produção de mandioca, com participação de 20,54%. Em segundo o Paraná com 16,52%, a Bahia com 9,41%, o Maranhão com 6,53% e São Paulo com 6,17%. Esses estados somam 59,17% do volume produzido pelo País, em 2012 (IBGE, 2012). No Pará, a mandioca é matéria prima de farinha de mesa, farinha de tapioca, goma (amido a 45% de umidade) e fécula. As folhas são moídas e fervidas para preparo da maniçoba. Na prensagem da massa de mandioca amarela sai o tucupi, usado no preparo de pratos tradicionais da culinária paraense, como o pato no tucupi e o tacacá... |
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Farinha de tapioca; Pará.; Mandioca; Mercado; Produção.. |
Ano: 2013 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/968780 |
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O sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, também conhecido como iLPF, é uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação. O planejamento é algo fundamental para a implantação do sistema iLPF. Esse planejamento é único para cada propriedade. O produtor deve conhecer os passos necessários para fazê-lo e isso inclui a escolha dos componentes que vão compor o sistema, o plantio, a colheita e, claro, o mercado. |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta - iLPF; Produção sustentável; Consorciação de cultura; Rotação de cultura; Plantio; Colheita; Mercado. |
Ano: 2014 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1000139 |
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PEREIRA FILHO, I. A.; BORGHI, E.. |
O milho (Zea mays L.) é, na atualidade, uma das maiores commodities do agronegócio brasileiro, sendo constituinte fundamental da alimentação animal e humana, e matéria-prima para a indústria, na conversão para alimentos, bebidas, bioenergia e derivados. O milho é um cereal de grande relevância alimentar, in natura ou transformado, e é um importante produto de consumo doméstico e para exportação. Notadamente, pela viabilidade e competitividade de cultivo, tanto em grande quanto em pequena escala, e pelo valor econômico e nutricional, o milho tem tomado relevância estratégica para a segurança alimentar mundial, fazendo parte também da culinária típica nacional. Para que a produção de milho continue aumentando, tornam-se essenciais investimentos e aplicações... |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Zea Mays; Variedade; Semente; Mercado. |
Ano: 2022 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1150188 |
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Registros recuperados: 355 | |
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