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Territorios campesinos y reforma agraria: el caso de las cooperativas indígenas de la sierra ecuatoriana Mundo agrario
Martínez Valle,Luciano.
En este artículo, se analizan los principales cambios que se han dado en un territorio donde se implementó una reforma agraria en los años sesenta del siglo pasado, lo que permitió el acceso a la tierra por parte de los campesinos indígenas y el inicio de un proceso de "territorialización" sobre un importante espacio rural ubicado en el cantón Cayambe, provincia de Pichincha, Ecuador. Interesa sobre todo resaltar la estrategia campesina de ocupación de un territorio de hacienda y su transformación en un territorio de agriculturas familiares campesinas orientadas a la producción de leche y articuladas con las agroindustrias locales. Este proceso ha significado una mayor complejidad del territorio ahora liderado por una dinámica económica externa, lo que ha...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Reforma agraria; Territorio; Agroindustria; Estrategias campesinas; Mercado; Ecuador; Cooperativismo.
Ano: 2016 URL: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1515-59942016000200009
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Análise da competitividade sistêmica da indústria de madeira no estado do Pará AgEcon
Santana, Antonio Cordeiro de.
A competitividade da indústria de madeira beneficiada foi analisada à luz dos seguintes modelos teóricos: estrutura-conduta-desempenho, forças competitivas de Porter e competitividade sistêmica. Evidencia-se uma gama de produtos diversificados e diferenciados que estão sendo fabricados e fornecidos aos mercados locais, regionais, nacional e internacional. Avaliaram-se o processo de reestruturação competitiva da indústria de madeira, que alterou o processo de gestão, e a dinâmica de produção e do sistema de governança nas cadeias produtivas de madeira, artefatos, laminados e compensados e móveis, em razão da legislação ambiental e da pressão do mercado consumidor por qualidade, diferenciação de produto e sustentabilidade social e ambiental. A ação das...
Tipo: Journal Article Palavras-chave: Empresas de madeira; Competitividade sistêmica; Cadeia produtiva; Mercado; Agribusiness.
Ano: 2003 URL: http://purl.umn.edu/56832
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PRODUÇÃO DE CACHAÇA NA ÁREA DE JURISDIÇÃO DO BNB: MERCADO E ESTRUTURA DA CADEIA PRODUTIVA AgEcon
Vidal, Maria Fatima; Goncalves, Marcos Falcao.
A cachaça é a terceira bebida alcoólica mais consumida no mundo, embora esse consumo ocorra primordialmente no Brasil. Nos últimos anos tem-se observado crescimento do interesse público e privado em expandir a produção e a comercialização desse produto. No Nordeste predomina micro e pequenos produtores de baixo nível tecnológico, porém o setor possui papel importante na geração de emprego e renda. A partir de 1990 ocorreu crescimento das exportações de cachaça no Brasil, resultado das ações desenvolvidas em prol do setor. As exportações brasileiras têm sido realizadas principalmente pelas empresas padronizadoras. São Paulo é o maior exportador nacional, Pernambuco ocupa a terceira colocação no volume nacional exportado, sendo também o maior exportador...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Cachaça; Mercado; Cadeia produtiva; Cachaça; Market; Productive chain; Agribusiness; Food Consumption/Nutrition/Food Safety.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/108876
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DESENVOLVIMENTO RURAL NA PERSPECTIVA DA RELAÇÃO ESTADO E MERCADO AgEcon
Souza, Armando Lirio; Filippi, Eduardo Ernesto.
Pretende-se partir de uma breve revisão sobre a noção de “Desenvolvimento Rural”. Em 2001, a Revista Estudos Avançados da USP publicou em volume 15, número 43, o Dossiê Desenvolvimento Rural, cujo conteúdo apresenta diversos enfoques. Optou-se neste trabalho pela resenha dos artigos de três autores (Veiga, J. Eli; Navarro, Zander; Silva, José Graziano da). Trata-se realmente de um dossiê, pois se revela como uma síntese das principais discussões que envolvem tanto o debate sobre desenvolvimento como a especificidade do desenvolvimento rural brasileiro. O interesse em desenvolver essa primeira reflexão sobre os referenciais conceituais, à luz de bibliografias contemporânea relacionadas à própria noção de desenvolvimento rural, deve-se a diversas indagações...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Desenvolvimento rural; Estado; Mercado; Rural development; State; Market; Community/Rural/Urban Development.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/112631
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AVICULTURA INTEGRADA E ESTRATÉGIAS DE MERCADO DE GRANDES EMPRESAS EM PERNAMBUCO AgEcon
Vital, Tales Wanderley; Drouvot, Hubert; Sampaio, Yony.
O agronegócio da avicultura pernambucana é de grande importância na geração de ocupação, emprego e renda, sobretudo no meio rural. O estado não dispõe de milho e soja para fazer o frango, tem que trazer essas matérias primas de regiões produtoras no país, sendo o milho muitas vezes importado. Mesmo assim, ocupa lugar de destaque no cenário nacional como produtor de ovos e de carne de frango. Para entender essa situação o trabalho analisa as estratégias de grandes unidades industriais a partir de suas situações no ambiente. A base teórica da análise é assentada nas abordagens SWOT, Cadeias de Valores, e Grupos Estratégicos. Registra-se que as empresas adotam estratégias compatíveis com suas possibilidades dadas, pelas suas condições internas e...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Integração; Empresas avícolas; Estratégias; Mercado; Avicultura; Integration; Poultry companies; Strategy; Market; Poultry; Agribusiness; Livestock Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/112687
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O IMPACTO DA VOLATILIDADE NOS PREÇOS RECEBIDOS PELOS PRODUTORES DO CAFÉ NO MERCADO INTERNACIONAL AgEcon
Amin, Mario Miguel; Monte, Leila Fatima; Correia, Alessandro De Castro; Santos, Danielle Cristina Gonzaga Dos.
A análise da volatilidade nos preços recebidos pelos produtores do café no mercado internacional demonstrou a instabilidade na renda dos produtores no Brasil, Índia, Colômbia, México e Etiópia. Esta instabilidade, decorrente da persistência e do agrupamento da volatilidade foi observada através da mensuração empírica dos modelos econométricos GARCH. O teste ARCH caracterizou todas as séries de preços do café como heteroscedástica, ou seja, os retornos do café apresentaram sinais de autocorrelação, que em termos econômicos significa acentuadas flutuações dos preços em torno da média. A análise empírica dos modelos GARCH (1,1) e EGARCH (1,1) mostrou para a série de retornos do café no Brasil e Etiópia a existência da persistência e assimetria da...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Volatilidade; Café; Renda do produtor; Mercado; Riscos; Volatility; Coffee; Income the producer; Market; Risks; Crop Production/Industries; International Development.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/112834
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Qualidade e maturação de tangerinas e seus híbridos em São Paulo Rev. Bras. Frutic.
Silva,Simone Rodrigues da; Oliveira,João Carlos de; Stuchi,Eduardo Sanches; Reiff,Eduardo Toller.
A ampliação da oferta de tangerinas tanto no mercado interno como no externo é limitada pela grande quantidade de sementes nos frutos das principais cultivares, danos na casca resultante de doenças e pela pequena produção nas épocas mais quentes do ano. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a qualidade dos frutos e a época de maturação de 46 tangerinas e híbridos em condições de campo na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB), Bebedouro-SP. As variedades de tangerinas e híbridos (tangores e tangelos) foram introduzidas de bancos de germoplasma da Itália, Portugal, Espanha e França, e a pesquisa desenvolveu-se durante os anos agrícolas de 2001/2002 e 2002/2003. Foram avaliadas características externas de qualidade, como...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Cítrus; Variedades; Sólidos solúveis; Mercado.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452009000400010
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Perfil e preferências do consumidor de pêssego (Prunus persica) em diferentes regiões produtoras no Rio Grande do Sul Rev. Bras. Frutic.
Trevisan,Renato; Piana,Clause Fátima de Brum; Treptow,Rosa de Oliveira; Gonçalves,Emerson Dias; Antunes,Luis Eduardo Corrêa.
Entender a qualidade percebida pelo consumidor é fundamental para aquele que deseja não apenas produzir frutas, mas também comercializá-las. Além disso, conhecer o consumidor e seus hábitos contribui no adequado planejamento de ações nos diversos segmentos da cadeia produtiva. Procurou-se verificar o perfil e a preferência dos consumidores de pêssego in natura, em três cidades do Rio Grande do Sul. A partir das respostas ao questionário aplicado, traçou-se seu perfil quanto as suas exigências relativas ao hábito de compra e da qualidade da fruta. Utilizou-se a estatística de Qui-quadrado para verificar a ocorrência de independência entre as variáveis obtidas por meio das respostas dos consumidores em uma amostra de 430 entrevistados entre as três cidades....
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Prunus persica; Padrão de qualidade; Teste de preferência; Mercado.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452010000100013
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Características da variedade Fremont quando comparadas com as das tangerinas 'Ponkan' e 'Clementina Nules' Rev. Bras. Frutic.
Pio,Rose Mary; Azevedo,Fernando Alves de; Negri,José Dagoberto de; Figueiredo,José Orlando de; Castro,Jairo Lopez de.
O quadro varietal das tangerinas plantadas comercialmente é bastante restrito, concentrando-se na tangerina 'Ponkan' e no tangor 'Murcott'. Aumentar o número de variedades, assim como ampliar o período de safra são fatores importantes tendo em vista que trarão vantagens ao consumidor e ao produtor desse grupo de citros. No período de 2002 a 2005, foram estudadas as características da variedade Fremont e comparadas com as tangerinas 'Ponkan' e 'Clementina Nules', no município de Capão Bonito-SP. Pode-se concluir, dos resultados obtidos, que as plantas da tangerina Fremont são de porte reduzido (semi-anãs); os frutos apresentam características excepcionais para consumo in natura, maturação de meia-estação e período de colheita, que se estende por até três...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Fruta fresca; Qualidade; Seleção; Mercado; Híbrido.
Ano: 2006 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452006000200015
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Atualidades e perspectivas das Anonáceas no mundo Rev. Bras. Frutic.
São José,Abel Rebouças; Pires,Mônica de Moura; Freitas,Afonso Lúcio Gomes Estrela de; Ribeiro,Denis Pereira; Perez,Luis Alfonso Aguilar.
Várias espécies da família Annonaceae produzem frutos comestíveis cultivados em pomares comerciais ou coletados de forma extrativista, em diversas partes do mundo. O gênero Annona possui elevado número de espécies nativas, no entanto poucas produzem frutos comestíveis. Algumas são cultivadas comercialmente, outras são obtidas de forma extrativista. As principais anonáceas cultivadas no mundo são: Annona muricata, Annona squamosa e Annona cherimola, com destaque também para a atemoia (híbrido entre A. squamosa x A. cherimola). Economicamente, são importantes para muitos países da África, Ásia e também da América Central, do Norte e do Sul. Os principais países produtores são: Austrália, Chile, Espanha, Estados Unidos, Nova Zelândia e Israel para cherimólia;...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Annona; Produção; Consumo; Mercado; Países produtores.
Ano: 2014 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452014000500010
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Mercado de frutas frescas no município de Mineiros-GO Rev. Bras. Frutic.
Tofanelli,Mauro Brasil Sias; Fernandes,Marilaine de Sá; Carrijo,Núbia Sousa; Martins Filho,Oscar Barbosa.
A eficiência na comercialização de frutas necessita de estudos constantes nos mercados para fornecer informações que possam servir de suporte à elaboração de estratégias e execuções de ações para melhorias do contexto mercadológico. O presente trabalho teve como objetivo realizar levantamento do mercado de frutas frescas no município de Mineiros-GO, a fim de fornecer informações de mercado que possam auxiliar em ações específicas ao setor. Para isso, foram realizadas pesquisas em estabelecimentos comerciais (equipamentos varejistas: supermercados, quitandas/sacolões e feira-livre), entre dezembro de 2005 e janeiro de 2006, mediante aplicação de questionários em cada equipamento. Dentre as frutas relacionadas pelos resultados da pesquisa, a laranja foi a...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Produtos frutícolas; Comercialização; Mercado; Fruticultura.
Ano: 2007 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452007000200018
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Marketing de banana: preferências do consumidor quanto aos atributos de qualidade dos frutos Rev. Bras. Frutic.
Matsuura,Fernando César Akira Urbano; Costa,Jane Iara Pereira da; Folegatti,Marília Ieda da Silveira.
O Brasil produz aproximadamente seis milhões de toneladas por ano de banana (Musa spp.), com consumo médio da ordem de 35 kg/ habitante / ano. A aceitação da banana deve-se, principalmente, a seus aspectos sensoriais, valor nutricional e conveniência. A identificação das necessidades e desejos dos clientes consiste em uma atividade crítica do marketing. O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar as preferências do consumidor de um mercado local (município de Cruz das Almas - Estado da Bahia) considerando os atributos de qualidade dos frutos frescos de banana madura. A metodologia utilizada foi a da pesquisa descritiva por método estatístico. Os dados foram coletados por questionário, na forma de entrevista pessoal com 400 pessoas. Os atributos de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Mercado; Cliente; Necessidade; Fruta; Sensorial.
Ano: 2004 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452004000100014
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Entre o declínio e a reinvenção: atualidade das funções do sistema público atacadista de alimentos no Brasil Rev. Econ. Sociol. Rural
Cunha,Altivo Roberto Andrade de Almeida; Belik,Walter.
Este artigo apresenta evidências das mudanças que estão se processando no aparato atacadista público de alimentos no Brasil abordando a evolução, as características atuais e as funções da estrutura atacadista do sistema brasileiro de abastecimento. O texto aborda algumas considerações sobre o contexto histórico vivido no momento de criação do Sistema Nacional de Abastecimento (Sinac) nos anos 70 e a emergência de novos modelos para os mercados atacadistas a partir dos anos 80. É realizada uma análise com base na observação dos dados coletados junto a 29 centrais de abastecimento públicas brasileiras em 2009 com informações sobre origem e destino dos hortigranjeiros comercializados nesses entrepostos a partir de uma amostra significativa. Os padrões...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Centrais de abastecimento; Mercado; Sistemas alimentares.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032012000300003
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The association between man and animal: economic repercussions MV&Z
de Souza, Luiz Carlos; Pinheiro Júnior, Osni Álamo; Mendonça, André de Oliveira; Ballaris, Amanda de Lourdes.
Nowadays, pets represent an important economical support element as, in spite of the financial crisis and high unemployment rates Brazil has to face, the pet shop industry is expanding. Thus, there is direct and indirect encouragement to obtain a pet and strengthen the man-animal relationship. An epidemiological survey was conducted in the municipality of Bauru, state of São Paulo, to study the impact of companion animals on the household and the municipal economy. The study used questionnaires, personal interviews and was also held in veterinary practices, with a total sample of 115 animal owners (91 dogs, 24 cats). Considering the costs involved in the maintenance of pets under ideal conditions (food, drugs, vaccines, veterinary services), the estimated...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Pets; Market; Economy pequenos animais; Mercado; Economia.
Ano: 2001 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/3345
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Sheep industry in Brazil: balance of 2013 and outlook for 2014 MV&Z
Raineri, Camila; Santos, Fernanda Ferreira dos; Gameiro, Augusto Hauber.
In the early 2000s, sheep industry began to occupy a prominent position in Brazilian agribusiness, attracting investors and being recognized as a new alternative for farming diversification. Many breeders and new industries emerged, motivated by the deficit between production and demand for lamb in the country, which leads to the import of hundreds of thousands of tons of sheep meat every year. Nearly a decade has passed since the initial euphoria, which saw intense inflow of breeders to the activity, and this essay aims to make a brief summary of important facts occurred in 2013 regarding this supply chain, and to present some perspectives for next year. The evolution of the following topics is addressed: i) legal and illegal slaughter, ii) imports of...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Analysis; Lamb; Market; Sheep; Trading análise; Comercialização; Cordeiro; Mercado; Ovinos.
Ano: 2015 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/24623
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