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Produção de morangos em sistema de base ecológica. Infoteca-e
SCHWENGBER, J. E.; SCHIEDECK, G.; ANTUNES, L. E. C.; STRASSBURGER, A. S.; MARTINS, D. de S.; CAPELESSO, A. J.; AUMONDE, T. Z.; SILVA, J. B. e.
Esta publicação tem como objetivo disponibilizar informações aos agricultores familiares que buscam a conversão do sistema convencional de plantio do morangueiro ou o aprimoramento dos sistemas de base ecológica, descrevendo práticas alternativas já consagradas graças aos resultados de pesquisas relacionadas a essa cultura.
Tipo: Col Criar Plantar ABC 500P/500R Saber (INFOTECA-E) Palavras-chave: Fruticultura; Morango; Educação ambiental; Impacto ambiental.
Ano: 2010 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/876384
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MONITORAMENTO da qualidade da água: subsídios para educação ambiental. Infoteca-e
bitstream/item/125278/1/2007FD08.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Monitoramento; Qualidade da água; Educação ambiental; Water analysis; Environmental monitoring.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/15992
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Ver, percepção do diagnóstisco ambiental. Infoteca-e
HAMMES, V. S..
Clima: atmosfera e energia; Climas no mundo; A importância das águas superficiais e subterrâneas no diagnóstico ambiental; Conceitos, origem, caracterização e capacidade de suporte; Visão geral sobre ecossistema; Capacidade de suporte; Polinização e dispersão de sementes; Meio biológico; Fauna; Biodiversidade; Flora; Serviços ambientais prestados pela cobertura vegetal; Microrganismos e sua importância no ecossistema; Recursos naturais; Trilhas de interpretação da natureza; Diversidade e complexidade de uso do espaço geográfico; Agroecologia; Organização social; População e meio ambiente; Resíduos urbanos e industriais; Atividades pedagógicas.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação ambiental; Desenvolvimento sustentável; Agricultura sustentável; Clima; Água; Solo; Ecossistema; Fauna; Flora; Recurso natural; Microrganismo..
Ano: 2002 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/13943
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COMO promover educação ambiental com adoção de práticas agrícolas nas escolas - programa 15. Infoteca-e
bitstream/item/35095/1/PGM15-Como-promover-educaCAo-ambiental-com-adoCAo-de-prAticas-agrIcolas-nas-escolas.mp3
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Prática agrícola; Educação ambiental.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/888076
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Macroeducação para a promoção da produção integrada de morango no Estado de São Paulo. Infoteca-e
CALEGARIO, F. F..
bitstream/item/99940/1/2013FD04.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação ambiental; Morango; Produção Integrada..
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/983130
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PLANO para revitalização do Rio São Francisco: programa 13: Nordeste/Vale do Jequitinhonha. Infoteca-e
O Plano para revitalização do rio São Francisco é coordenado pela Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - a Codevasf. Proteger as nascentes, controlar processos erosivos e promover a educação ambiental de comunidades ribeirinhas estão entre as ações previstas nesse plano. A Codevasf trabalha em parceria com essas comunidades para que elas também assumam parte da responsabilidade pela preservação do Velho Chico. Os proprietários rurais são convidados a colaborar com a execução do plano. Quando aceitam, eles participam das ações colocadas em prática na região coberta por sua propriedade. O engenheiro florestal da Codevasf, Sérgio Carvalho, fala sobre vários detalhes sobre as atividades desenvolvidas nos últimos anos para promover tanto a...
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Revitalização; Produtor rural; Nascente; Erosão do solo; Educação ambiental.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1069181
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POLINIZAÇÃO pollination. Infoteca-e
a polinização é um dos serviços ambientais fundamentais para a manutenção das florestas tropicias. Mais de 100.000 espécies diferentes de animais, incluindo abelhas, besouros, moscas, mariposas, borboletas, entre outros insetos, além de aves e morcegos oferecem serviços de polinização sem nenhum custo econômico. A importância dos polinizadores para espécies arbóreas das florestas tropicais.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Insetos; Desenvolvimento sustentável; Educação ambiental.
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/918066
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Educação em solos: princípios, teoria e métodos Rev. Bras. Ciênc. Solo
Muggler,Cristine Carole; Pinto Sobrinho,Fábio de Araújo; Machado,Vinícius Azevedo.
O solo é um componente essencial do meio ambiente, cuja importância é normalmente desconsiderada e pouco valorizada. Assim, é necessário que se desenvolva uma "consciência pedológica", a partir de um processo educativo que privilegie uma concepção de sustentabilidade na relação homem-natureza. Existem múltiplas formas, tempos e espaços de promover a educação para o meio ambiente a partir de uma abordagem pedológica; esse conjunto de conteúdos e métodos constituem a Educação em Solos, que é indissociável da Educação Ambiental. A Educação em Solos tem como principal objetivo trazer o significado da importância do solo à vida das pessoas e, portanto, da necessidade da sua conservação e do seu uso e ocupação sustentáveis. Assim como a Educação Ambiental, a...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Educação ambiental; Aprendizagem significativa; Relação homem-ambiente.
Ano: 2006 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06832006000400014
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A floresta Amazônica do ponto de vista dos alunos da 5A série da rede pública estadual de Manaus, Amazonas, Brasil1 Acta Amazonica
FREITAS,Érica Yoshida de; FERRAZ,Isolde Dorothea Kossmann.
Este estudo teve como objetivo averiguar o conhecimento dos alunos da 5a série das escolas públicas estaduais de Manaus sobre a floresta amazônica e seus recursos. As entrevistas foram realizadas em 14 escolas, com o auxílio de um questionário padrão contendo perguntas abertas. De cada escola foram entrevistados 10 alunos, perfazendo um total de 140 no final da pesquisa. Os resultados mostraram a necessidade de enfatizar nos currículos escolares, assuntos sobre a região amazônica.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Floresta amazônica; Escola; Educação ambiental.
Ano: 1999 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59671999000400535
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A terceira margem do rio a experiência de traduzir textos científicos sobre biodiversidade como material de educação ambiental de vocação biodiversa Biota Neotropica
Brandão,Carlos Rodrigues; Oliveira,Haydée Torres de.
A quem dirijo o que pesquiso e quem lê o que eu escrevo? Imaginemos por um momento as águas calmas e verde-azuladas de um remanso no rio que, inspirado no conto de João Guimarães Rosa, nos acompanhará aqui como uma boa imagem. Podemos imaginar agora uma pedra, não muito grande e arredondada, atirada de longe por alguém no meio de suas águas calmas. Que esta seja uma metáfora proveitosa a um convite a pensar as dimensões de algumas possíveis respostas à dupla pergunta: "a quem dirijo o que pesquiso e quem lê o que eu escrevo?". Entre a solidão da pedra em seu vôo antes de cair nas águas, e as ondas concêntricas que ela criará ao mergulhar até o fundo do rio, podemos desenhar uma seqüência de círculos de interlocutores de documentos de original vocação...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/other Palavras-chave: Biodiversidade; Educação ambiental; Divulgação científica; Pontes de conhecimento.
Ano: 2002 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-06032002000200003
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