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Yanai,Kiyoshi; Silveira,Gastão Moraes da; Lanças,Kleber Pereira; Corrêa,Ila Maria; Maziero,José Valdemar Gonzalez. |
Entre os fatores que podem influenciar o desempenho de tração do trator agrícola, destacam-se a pressão de inflação e a carga sobre o rodado motriz. Neste trabalho, o objetivo foi avaliar, em situação de campo, a influência dos fatores inflação (sob quatro níveis) e carga sobre o rodado motriz (sob quatro níveis), combinados com e sem o uso da tração dianteira auxiliar. O experimento, totalizando 32 tratamentos com três repetições, foi distribuído em blocos ao acaso. O trator estudado foi submetido a uma força de tração constante na barra de tração, imposta por outro trator. Os resultados evidenciaram a influência significativa da lastragem nos parâmetros patinagem e coeficiente de tração, que aumentaram com a redução da carga sobre o rodado. A pressão de... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Lastragem; Trator agrícola; Barra de tração. |
Ano: 1999 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X1999000800015 |
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Peche Filho,Afonso; Coelho,José Luiz Duarte; Lino,Antônio Carlos Loureiro; Corrêa,Ila Maria; Maziero,José Valdemar Gonzalez; Yanai,Kiyoshi; Bernardi,José Augusto. |
RESUMO Um método para avaliação do rendimento operacional de máquinas na construção de terraços, é apresentado e testado. Segundo este método, os perfis do canal, do camalhão e do original do terreno em cada seção considerada, são obtidos a partir de pontos na sua superfície, espaçados horizontalmente de 0,5m e cujas cotas correspondem à distância entre eles e uma linha horizontal de referência, representada por uma régua ou trena. Para levantamento dos perfis, duas estacas são cravadas a uma distância maior que a largura do terraço a ser construído entre elas. A evolução da construção do terraço a cada passada do equipamento é caracterizada pelas áreas das seções transversais do canal e do camalhão, obtidos graficamente. A metodologia apresentada, na qual... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Terraceamento; Metodologia; Camalhão; Perfil da seção. |
Ano: 1998 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43661998000300335 |
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Moreira,Cláudio Alves; Maziero,José Valdemar Gonzalez; Yanai,Kiyoshi. |
Os componentes das transmissões a cardan, utilizados intensivamente nas áreas automotiva e agrícola, estão sujeitos a cargas torcionais, axiais e de flexão, as quais podem ser estudadas em banco dinamométrico. Descreve-se neste trabalho o projeto de equipamento para ensaios estáticos, no qual torques relativamente altos, na árvore de saída, necessários nos ensaios em questão, são obtidos por meio de dois redutores de rosca-sem-fim, a partir de torques baixos, impressos na árvore de entrada por uma alavanca de acionamento manual. Uma célula de carga indica a força aplicada a um braço de alavanca, enquanto um goniômetro indica o ângulo de torção correspondente à deformação do espécime testado. O equipamento foi submetido a testes experimentais a fim de... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Ensaios; Transmissões a cardan; Juntas universais. |
Ano: 2002 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052002000100012 |
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Corrêa,Ila Maria; Maziero,José Valdemar Gonzalez; Úngaro,Maria Regina; Bernardi,José Augusto; Storino,Moises. |
Objetivou-se, neste trabalho avaliar o uso de misturas de biodiesel de girassol (Helianthus annuus L.) e diesel no desempenho de um motor de ignição por compressão, injeção direta. Os ensaios foram realizados em bancada dinamométrica utilizando-se as misturas B5, B10, B20 e B100 em comparação ao diesel (D). Foi analisado o desempenho do motor através da tomada de potência (TDP) com cada combustível, e analisado o óleo lubrificante do motor antes e após 96 horas de uso com B100. Os resultados obtidos foram: D (40,7 kW; 271 g/kW.h); B5 (40,3 kW; 271 g/kW.h); B10 (39,8 kW; 277 g/kW.h); B20 (40,0 kW; 277 g/kW.h) e B100 (39,8 kW; 291 g/kW.h). Concluiu-se que o uso das misturas B5, B10, B20 e B100 proporcionou redução de no máximo 2,2 % na potência na TDP e um... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Motor de compressão; Desempenho; Biocombustível. |
Ano: 2008 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000300033 |
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