|
|
|
|
|
Carvalho, Thiago Bernardino de; Menezes, Shirley Martins; Zen, Sergio de; Alcantara, Rosane Lucia Chicarelli. |
Embora os produtores de gado nem sempre se comportem como uma empresa, precisam agir como tal para se manter no mercado, cada vez mais concentrado e profissionalizado nas etapas seguintes à de engorda – industrialização, atacado e varejo. O desafio para o pecuarista é grande, dada a complexidade que envolve o processo de compra de gado, caracterizado pelo marketing empresarial como uma recompra modificada, onde cada transação abrange a negociação de diversos aspectos e a participação de várias pessoas. O presente estudo mostra que o processo de comercialização de animais para abate, em frigoríficos pesquisados, envolve a execução diária de várias, senão todas, etapas referentes a um processo de compra empresarial dos mais complexos, com algumas delas sendo... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Compra de boi; Frigoríficos; Mercado organizacional; SCM; Cattle purchase; Slaughterhouses; Organizational market; Agribusiness; Livestock Production/Industries. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/109718 |
| |
|
|
Zen, Sergio de; Menezes, Shirley Martins; Carvalho, Thiago Bernardino de. |
A pecuária nacional nas últimas décadas vem apresentado constantes taxas de crescimento, em termos de produção, exportação e consumo. O Brasil possui um mercado interno potencial para o consumo de alimentos, principalmente para a carne bovina. Sua demanda está ligada a vários fatores, como preços, qualidade, aspectos nutricionais, preferência, gosto e, principalmente, a restrição orçamentária, ou seja, a renda. Pelo lado do mercado externo, o país possui largo mercado comprador, mas em alguns mercados acaba enfrento problemas de restrições comerciais, somado aos problemas como a taxa de câmbio, o que impacta em alguns casos em problemas como excesso de oferta. Observando as taxas de crescimento da produção de carne bovina no Brasil, nota-se que a produção... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Carne bovina; Previsão e consumo; Beef meat; Forecast and consumption; Livestock Production/Industries. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/109752 |
| |
|
|
|