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Oliveira,Lorena A.; Viana,Paulo M. F.; Santos,Divina C. R.; Reis,Elton F.. |
RESUMO O trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de estradas não pavimentadas construídas sobre solos moles reforçadas com diferentes geossintéticos. Foram selecionadas três estradas não pavimentadas que apresentassem um trecho com baixa capacidade de suporte de carga. A flecha foi medida pelo método fotográfico para cada número de passadas, nas condições com e sem reforço, e submetido à análise de variância, pelo teste de F, a 5% de probabilidade, e quando houve diferença significativa entre os tratamentos, suas médias foram comparadas pelo teste de Tukey. Posteriormente, realizou-se o cálculo da razão de benefício de tráfego fornecida pela inclusão do reforço. O geossintético não tecido, quando inserido no interior do solo, contribui de modo... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Capacidade de suporte de carga; Trilha de roda; Simulador de tráfego. |
Ano: 2016 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162016000300546 |
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Couto,Ródney F.; Reis,Elton F. dos; Viana,Paulo M. F.; Holtz,Vandoir; Oliveira,Lorena A. de; Alves,Sueli M. de F.. |
A aplicação de cargas dinâmicas no solo pelos rodados agrícolas, produz tensões na interface solo/pneu em superfície e profundidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a compactação e o recalque superficial de um Latossolo Vermelho quando submetido a diferentes níveis de tráfego em condições de campo e laboratório e propor uma metodologia para o ensaio de cargas dinâmicas oriundas de tráfegos de rodados pneumáticos, aplicável em laboratório. No campo foi utilizado um trator agrícola e no laboratório um simulador de tráfego. Nos dois experimentos foi adotado o delineamento em blocos ao acaso no esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições. As parcelas foram constituídas de duas pressões de inflagem dos pneus: 96,5 e 137,9 kPa e as subparcelas,... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Máquinas agrícolas; Simulador de tráfego; Grau de compactação. |
Ano: 2013 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662013001100016 |
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