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Boi, clima e ironia: a confluência de riscos envolvendo o discurso jornalístico e as mudanças climáticas. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O discurso jornalístico sobre mudanças climáticas nem sempre associa esse fenômeno à agropecuária, considerada uma de suas causadoras. Em enunciados que vinculam a pecuária ao aquecimento global foi possível verificar o uso da ironia como mecanismo para atrair a atenção de interlocutores e instaurar uma conduta de vigilância ambiental. O objetivo do artigo é investigar como o discurso jornalístico posiciona-se em relação momentos. O estudo é qualitativo e o suporte teórico-metodológico utilizado foi a Análise de Discurso, da escola francesa, reforçado pela Análise Crítica de Discurso, que permite avaliar aspectos ideológicos presentes na fala. Os resultados indicam que as circunstâncias sócio-históricas condicionam a elaboração desses discursos, sugerindo...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Análise Crítica de Discurso; Jornalismo; Comunicação de Massa; Pecuária; News media; Mass media; Livestock.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1069939
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Conversa na feira, no supermercado e no mercadão: como as mediações do espaço físico condicionam a interação face a face em ambientes organizacionais. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Este artigo parte do pressuposto que o espaço físico das organizações condiciona a ocorrência da interação face a face entre clientes, entre funcionários e entre clientes e funcionários. Essa intervenção ocorre porque elementos presentes no território exercem uma função mediadora sobre os diálogos, podendo favorecê-los ou inibi-los. O objetivo deste estudo é identificar algumas mediações que interferem na comunicação presencial em determinados ambientes organizacionais: supermercados, feiras livres e o Mercado Municipal de São Paulo, também conhecido como Mercadão.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Comunicação face a face; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044289
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O discurso midiático e o Pantanal brasileiro: a "descoberta" da presença humana e da cultura local. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Conhecer regiões como o Pantanal e a Amazônia por meio do discurso midiático significa ter acesso a representações sociais ainda estereotipadas. Os dois biomas são tradicionalmente apresentados como pólos de natureza exuberante, ambientes inóspitos e sem presença humana. São reinos animais, vegetais e aquáticos onde inexistem produção econômica e avanços tecnológicos. A análise de discurso proposta nas próximas páginas avalia em que momento o não-dito sobre o Pantanal perpassa a fronteira do silêncio e começa a brotar nas páginas de grandes jornais brasileiros.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Cultura local; Comunicação; Comunicação de massa; Comunicação mercadológica; Aspectos sociais; Sociedade midiática; Linguagem; Comunicação; Promoção social; Communications technology; Communication (human); Communication skills.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/974183
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Enfim, um teórico brasileiro da comunicação face a face? Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Ciro Marcondes Filho não me conhece. Só o vi uma vez, de longe, em um dos congressos que participei durante o doutorado, o Ibercom 2015, na USP (Figura 1). Eu pesquisava, então, a comunicação face a face nas organizações e já tinha lido diversas obras dele que acrescentaram muito ao meu trabalho.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Comunicação face a face; Interações face a face; Comunicação; Interpersonal relationships.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100494
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A busca por relações humanizadas no trabalho de assessoria de imprensa da Embrapa Pantanal. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O trabalho de jornalistas depende cada vez mais das tecnologias ligadas à comunicação. Por um lado, a mediação de contatos e entrevistas por aparatos técnicos facilita e acelera a apuração da notícia. Por outro, estabelece relações impessoais entre jornalista e fonte. Um projeto de comunicação iniciado em 2010 na Embrapa Pantanal propõe divulgar pela mídia a pecuária sustentável praticada em fazendas do Pantanal e busca romper essa impessoalidade, humanizando as relações entre profissional de imprensa, assessor e fonte por meio da aproximação física. As estratégias adotadas para incrementar o relacionamento com os veículos de comunicação de massa incluem viagens de assessores até as redações localizadas em grandes centros do Brasil e visitas de jornalistas...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação; Jornalismo; Pantanal; Pecuária sustentável; Communication; Journalism; Sustainable beef-cattle.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/868175
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Comunicação organizacional em ambientes peculiares: reflexões sobre diálogos em paisagens mediadas e mediadoras. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O domínio sobre elementos contextuais, onde ocorrem interações face a face, pode facilitar o planejamento e a execução de programas e ações de comunicação organizacional. Esse diferencial tende a ser mais pronunciado em ambientes considerados peculiares, como os biomas Pantanal e Amazônia, onde o apelo tecnológico é menos evidente. Empresas que atuam nesses locais, e vinculam suas missões ao território, podem explorar de forma profissional e estratégica a comunicação face a face, ainda pouco teorizada pelo campo da comunicação no Brasil. Este artigo investe na identificação de mediações impostas por esse tipo de ambiente e analisa a forma como esses cenários são construídos e mediados pela mídia.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Comunicação; Communications technology; Comunnication skills.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084128
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Mergulho do comunicador no cotidiano alheio:entre o maravilhamento e a dissonância. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Jornalistas da região Sudeste do Brasil mergulharam por alguns dias em um cotidiano totalmente distinto do que estão habituados: vivenciaram a cotidianidade do Pantanal brasileiro. O objetivo deste artigo é refletir sobre as reações dos profissionais que participaram da experiência, promovida por um projeto de comunicação organizacional. A pesquisa etnográfica sustenta a metodologia. Os resultados indicam que os profissionais da imprensa passaram pela sensação de maravilhamento naquele ambiente, mas uma equipe desenvolveu depois a dissonância cognitiva, por se sentir incomodada no local.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Cotidiano; Comunicação; Maravilhamento; Dissonância Cognitiva; Everyday life; Communication; Wonder; Cognitive Dissonance; Pantanal; Comunicación; Maravilla; Disonancia Cognitiva.
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/991150
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O rural nas perspectivas política e poética: uma breve análise de discurso. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Este estudo busca compreender como diferentes gêneros discursivos constroem sentido para o termo rural em dispositivos midiáticos. Para isso, utiliza a abordagem discursiva para avaliar dois enunciados: uma postagem da ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu no Facebook e um poema de Manoel de Barros, publicado em livro e no site da revista Globo Rural. O rural do discurso político destaca o espaço de produção de alimentos, de trabalho duro e que precisa ser reconhecido pelo meio urbano; no discurso poético, o rural se apega à natureza: as aves, os rios, os animais. Os dois rurais se confrontam no mundo real, na medida em que o avanço de um deles representa a decadência do outro.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Midia; Discourse analysis; Comunicação; Communication (human).
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1075285
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Comunicação organizacional e o poder das narrativas: estratégias discursivas da Samarco. Repositório Alice
GONÇALVES, E. M.; MAIO, A. M. D. de.
As tecnologias da comunicação e informação facilitaram a produção e divulgação de narrativas organizacionais, que têm sido cada vez mais adotadas como estratégias de construção de imagem. Este estudo sugere uma reflexão sobre o uso de narrativas pela empresa Samarco, depois do desastre ambiental e social em Mariana (MG). Vídeos com depoimentos de funcionários, comunidade do entorno e vítimas da tragédia foram reunidos em uma campanha veiculada na internet e em TV aberta. A análise de discurso desse material revela a apropriação da fala do empregado pela organização. Também são discutidas a eficácia da adoção da ideia de sustentabilidade nos discursos organizacionais e a incorporação de elementos da comunicação face a face na produção do material de...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Narrativas; Discurso; Samarco; Comunicação de massa; Televisão; Mass media; Television.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1052754
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Comunicação face a face nas organizações em tempos de sociedade midiatizada. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Este estudo propõe reflexões sobre a comunicação face a face no contexto das organizações. Conceitua técnica e filosoficamente as interações presenciais e aquelas mediadas por tecnologias. Procura estudar as diferentes modalidades de comunicação sob a perspectiva da simultaneidade dos meios, já que atores utilizam diversos veículos para entrar em contato. Insere a comunicação face a face em diferentes correntes teóricas para avaliar sua interface com os relacionamentos, o planejamento da comunicação e o cenário das interações.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Comunicação; Relações públicas; Communication (human).
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1054720
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O desafio de desenvolver competência para avaliar resultados em comunicação organizacional. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
A avaliação de resultados em comunicação organizacional representa um desafio para os profissionais da área. Embora os estudos científicos sobre o tema avancem ano a ano, a escolha das metodologias para análise ainda aparece como principal dificuldade apontada pelos comunicadores. O desenvolvimento da competência para se avaliar resultados passa, necessariamente, pelo aprendizado teórico e prático. Este capítulo traz algumas análises feitas pela equipe de comunicação organizacional da Embrapa Pantanal e conclui que, apesar das dificuldades e barreiras que se impõem a essa prática, ela precisa ser incorporada à rotina das empresas e compartilhada com os pares para que comunicação se profissionalize.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Avaliação; Metodologias; Competência; Comunicação; Promoção social; Communications technology; Communication (human); Communication skills.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/934929
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Teoria das mediações sociais: refinamento ou obsolescência? Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O artigo propõe um mergulho nas origens e concepções recentes da teoria das mediações sociais, proporcionando reflexões a respeito de sua aplicabilidade. Aponta fragilidades metodológicas e resgata críticas conceituais fundamentadas no afastamento da teoria do campo da comunicação. Relaciona pesquisas atuais sobre as mediações ao conceito de midiatização, tendência seguida por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Por meio da pesquisa bibliográfica, conclui que a teoria está em permanente construção e, potencialmente, consegue responder a alguns questionamentos comunicacionais.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Bios midiático; Mediação; Midiatização; Meios de comunicação; Comunicação; Mass media; Communication skills.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1060423
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Jornalismo agropecuário: do êxodo da grande mídia à sobrevivência no jornal local sob o comando das assessorias. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
A proposta deste artigo é avaliar as circunstâncias em que esses conteúdos são produzidos, por meio de um mapeamento da autoria deles: seriam os próprios jornalistas de redação os responsáveis pelos textos publicados? Ou os releases, preparados pelas assessorias de comunicação, estariam reinando no mundo agro? Quem, afinal, elabora conteúdos de jornalismo agropecuário propagado por sites de notícias das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil? A resposta pode servir de indicador para a tendência do jornalismo agro no país.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Análise de discurso; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044285
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O 'envelhecer juntos' de Alfred Schutz: o lugar da comunicação face a face na sociedade midiatizada. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
A pesquisa em comunicação no Brasil tem concedido visibilidade restrita à obra do sociólogo austríaco Alfred Schutz, tido como um teórico dos relacionamentos face a face. O objetivo deste artigo é investigar possíveis causas dessa marginalidade. O autor é responsável pelo conceito do Relacionamento do Nós, aquele em que os interlocutores orientam-se reciprocamente e ampliam as chances de compreensão mútua, situação desejada no contexto das relações superficiais da sociedade midiatizada. Ao compartilhar experiências simultâneas, os interlocutores ?envelhecem juntos?. O pensamento schutziano permite observar que, apesar do domínio do paradigma tecnológico, persistem condições para uma comunicação mais solidária. Este estudo conclui que entre os fatores que...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação face a face; Midiatização; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044315
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Das mídias sociais aos encontros presenciais: a opção pela comunicação face a face. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Foram selecionadas duas organizações que estruturaram suas redes sociais no ambiente mediado por computador, mas que investem em contatos presenciais entre os participantes. Estes são estimulados a deixar temporariamente a proximidade com as máquinas para compartilhar o mesmo espaço físico simultaneamente com outros interlocutores, experimentando a conveniência olho no olho. O estudo de caso contempla um site de relacionamentos e uma escola em inglês online. Concluiu-se que as interações em redes sociais com mediação eletrônica são compatíveis com os contatos face a face, que potencialmente incrementam as ações iniciadas no ambiente digital.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Redes sociais; Comunicação; Promoção social; Communications technology; Communication (human); Communication skills.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1017392
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Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência. Repositório Alice
SILVA, M. P. da; MAIO, A. M. D. de.
A discussão em torno do consumo, do consumismo e do discurso da felicidade enleia-se à sociedade contemporânea. Fundamentados na Análise Crítica de Discurso, analisamos dois textos jornalísticos publicados no Brasil, em 2013, que tratam da relação entre consumo, vida e felicidade. Diante dessas problemáticas, colocamos na ribalta a ambivalência apensa ao discurso jornalístico sobre a felicidade no contexto de uma cultura de consumo, considerando que os sentidos que produz interferem no tecido social, pois as crenças sobre o mundo se adquirem por meio do discurso, o qual constitui e constrói o mundo em significados. The discussion about consumption, consumerism, and the discourse of happiness is associated with contemporary society. Based on Critical...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Análise Crítica de Discurso; Journalism; Critical Discourse Analysis.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091248
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Irony as a support for journalistic discourse on livestock raising and climate change. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
The aim of this qualitative study is to investigate how journalistic discourse stands in relation to the livestock raising/climate change duo at two distinct points in time for Brazilian agriculture and livestock raising research.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Jornalismo; Comunicação; Oral communication.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1057889
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O discurso organizacional sobre comunicação face a face e o silenciamento corporativo. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Este artigo propõe um olhar crítico para o discurso sobre a comunicação face a face e busca desvendar o uso que se faz de suas propriedades positivas para sustentar interesses organizacionais. Com suporte teórico-metodológico da análise de discurso da escola francesa, o objetivo é avaliar a apropriação das vantagens dessa modalidade de comunicação por parte das organizações. A corporação em análise é a norte-americana Yahoo, que em 2013 proibiu a prática do home-office, procurando estimular a convivência face a face entre seus empregados. O discurso organizacional é estudado em sintonia com o discurso jornalístico que divulgou a informação. Além dos gêneros discursivos, o trabalho avalia os silenciamentos da mídia e da organização.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Comunicação face a face; Yahoo; Comunicação.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1095690
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O Pantanal sob a perspectiva do jornal local e da grande mídia. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O artigo procura contribuir com as pesquisas sobre a mídia local no Pantanal.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Midia; Jornalismo; Comunicação; Comunicação de massa; Communication (human); Communication skills; Mass media.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1043904
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A retórica do campo: um estudo sobre a comunicação nas cooperativas de café. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Revela o panorama crítico da cafeicultura no páis entre 2002 e 2003.
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) Palavras-chave: Imprensa cooperativa; Cafeicultura; Comunicação; Cooperativismo; Desenvolvimento Rural.
Ano: 2005 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/812522
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