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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA LADDERING AgEcon
Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Sette, Ricardo de Souza; Pimenta, Marcio Lopes.
O crescimento do mercado mundial de alimentos orgânicos nos últimos dez anos tem aumentado a demanda por estudos relacionados a esse tema. Os supermercados têm se mostrado agentes relevantes na distribuição desses produtos no Brasil e no exterior. Este trabalho tem por objetivo descrever as características do comportamento do consumidor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicas na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Mais especificamente, buscou-se evidenciar tal comportamento com base no encadeamento entre atributos, conseqüências (benefícios que esses atributos são capazes de prover) e valores pessoais dos consumidores. Foram realizadas trinta entrevistas em profundidade, sendo que, para a coleta, análise e interpretação dos dados, utilizou-se a...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Alimentos orgânicos; Comportamento do consumidor; Varejo; Valores; Cadeia de meios e fins; Laddering; Organic food; Consumer behavior; Retail; Values; Means end chain; Agribusiness; Food Consumption/Nutrition/Food Safety.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109669
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UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CLUSTERS ECOLÓGICOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS E DE BOULDER, COLORADO. AgEcon
Zopelari, Andre Luiz; Cesar, Aldara da Silva; Pimenta, Marcio Lopes; Silva, Dayanne Renata Timoteo Da; Salvador, Luis Otavio.
O propósito deste artigo é estabelecer uma comparação entre duas cidades importantes no cenário mundial de Clusters Ecológicos, no que se refere à geração de vantagens competitivas locais na Arena Competitiva dos Alimentos e Produtos Naturais e Orgânicos. Os resultados obtidos neste trabalho são decorrentes do emprego de uma visão teórica cunhada por Porter (1999) e complementada por Lima (2003) a respeito da formação de organizações em rede – clusters – em localidades no perímetro dos centros das cidades, com enfoque em produtos associados à idéia de conservação do meio-ambiente e às inovações em seu âmbito, circunscrita pelo método de análise documental. As cidades que integram a arena competitiva a ser tratada neste artigo são respectivamente: Boulder;...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Arenas competitivas; Alimentos orgânicos; Clusters; Competitive arenas; Organic food; Food Consumption/Nutrition/Food Safety.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/114018
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O Papel dos Preços e do Dispêndio no Consumo de Alimentos Orgânicos e Convencionais no Brasil Rev. Econ. Sociol. Rural
Ferreira,Alberes Sousa; Coelho,Alexandre Bragança.
Resumo: Este artigo buscou analisar a sensibilidade da demanda de alimentos orgânicos e suas contrapartes convencionais frente a variações nos preços e no dispêndio nos domicílios brasileiros. Para isso, estimou-se um sistema de demanda para 14 categorias agregadas (sete orgânicas e sete convencionais) por meio do modelo QUAIDS com a correção do Problema do Consumo Zero pelo procedimento de Shonkwiller e Yen, utilizando-se os microdados extraídos da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. Constatou-se que os consumidores brasileiros são mais sensíveis a variações nos preços e dispêndio dos orgânicos do que dos convencionais. Pôde-se confirmar também que há assimetria nas relações de substituição/complementaridade entre os dois tipos de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Alimentos orgânicos; Demanda; Modelo QUAIDS.
Ano: 2017 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400625
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