|
|
|
|
|
Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Sette, Ricardo de Souza; Pimenta, Marcio Lopes. |
O crescimento do mercado mundial de alimentos orgânicos nos últimos dez anos tem aumentado a demanda por estudos relacionados a esse tema. Os supermercados têm se mostrado agentes relevantes na distribuição desses produtos no Brasil e no exterior. Este trabalho tem por objetivo descrever as características do comportamento do consumidor de frutas, legumes e verduras (FLV) orgânicas na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Mais especificamente, buscou-se evidenciar tal comportamento com base no encadeamento entre atributos, conseqüências (benefícios que esses atributos são capazes de prover) e valores pessoais dos consumidores. Foram realizadas trinta entrevistas em profundidade, sendo que, para a coleta, análise e interpretação dos dados, utilizou-se a... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Alimentos orgânicos; Comportamento do consumidor; Varejo; Valores; Cadeia de meios e fins; Laddering; Organic food; Consumer behavior; Retail; Values; Means end chain; Agribusiness; Food Consumption/Nutrition/Food Safety. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/109669 |
| |
|
| |
|
|
Ferreira,Alberes Sousa; Coelho,Alexandre Bragança. |
Resumo: Este artigo buscou analisar a sensibilidade da demanda de alimentos orgânicos e suas contrapartes convencionais frente a variações nos preços e no dispêndio nos domicílios brasileiros. Para isso, estimou-se um sistema de demanda para 14 categorias agregadas (sete orgânicas e sete convencionais) por meio do modelo QUAIDS com a correção do Problema do Consumo Zero pelo procedimento de Shonkwiller e Yen, utilizando-se os microdados extraídos da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. Constatou-se que os consumidores brasileiros são mais sensíveis a variações nos preços e dispêndio dos orgânicos do que dos convencionais. Pôde-se confirmar também que há assimetria nas relações de substituição/complementaridade entre os dois tipos de... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Alimentos orgânicos; Demanda; Modelo QUAIDS. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400625 |
| |
|
|
|