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LAZZAROTTO, J. J.; FIORAVANÇO, J. C.. |
Nas últimas décadas, o comércio mundial e brasileiro de uva de uva tem apresentado amplo crescimento, que pode ser atribuído a diversos aspectos relacionados, principalmente, com questões de desenvolvimento tecnológico, aumento do nível de competitividade entre os países produtores e ampliação da renda e das exigências qualitativas por parte dos consumidores. Em decorrência desse crescimento, e pelo fato de o referido comércio envolver grande número de instituições e atores organizacionais, têm sido observados importantes e significativos impactos, sob as perspectivas econômica, social, ambiental, tecnológica e, até mesma, política. Partindo dessas considerações preliminares, foi elaborada a presente publicação, em que são discutidos importantes pontos... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Brasil; Viticultura; Uva; Mercado; Produção; Comércio exterior; Comércio interno. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/956550 |
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BARROSO, R. M.; MUNOZ, A. E. P.; LÓPEZ RIOS, J.. |
Nesta edição são analisados dados do mercado de tilápia referentes ao segundo trimestre de 2016. As unidades federativas pesquisadas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Ceará, com os preços obtidos junto a supermercados e peixarias. A amostra selecionada representa este segmento de mercado da região metropolitana de cada capital, considerando tanto a distribuição geográfica quanto o tipo e tamanho do estabelecimento. No total, foram coletados 247 preços do dia 8 de abril a 15 de junho de 2016. |
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Tilápia; Comércio exterior; Mercado nacional; Peixe de água doce; Fish; Market prices; Prices; Tilapia (common name); Trade policy. |
Ano: 2016 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1051014 |
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CHAVES, M. O.. |
O objetivo final deste trabalho é analisar os desafios e sugerir oportunidades de negócio para feijões com potencial para exportação por meio de um estudo exploratório e de revisão da literatura disponível. Para atingir tal objetivo, serão mostrados e analisados: 1) a situação atual do Brasil como consumidor e exportador de feijões (Phaseolus e Vigna) e dos maiores importadores de feijões mundiais, baseadas nos dados oficiais disponíveis; 2) as preferências de consumidores de feijões em alguns dos principais países importadores. O levantamento destas informações foi realizado através de revisão de literatura existente e por meio de entrevistas com exportadores brasileiros de feijão; 3) o processo de exportação de feijões no Brasil, da aquisição de grãos à... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Feijão; Comércio exterior; Exportação; Importação; Consumidor. |
Ano: 2010 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/882407 |
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Silva, Paula Luciana; Pereira, Benedito Dias; Faria, Alexandre Magno; Silva, Gerson Rodrigues; Zavala, Arturo Zavala. |
Este artigo identifica os grupos de produtos do estado de Mato Grosso que exibem vantagens competitivas no comércio exterior durante o período 1996-2007. Para tanto, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria e Comércio, estimam-se indicadores de Comércio Exterior, tais como VCR (Vantagens Comparativas Reveladas), ICSC (Índice de Contribuição ao Saldo da Balança Comercial) e TX (Taxa de Cobertura). Além disso, identificam-se pontos fortes e pontos fracos desse comércio. De modo geral os resultados apontam que o Estado possui vantagens competitivas nos grupos de produtos: I (produtos do reino animal), II (produtos do reino vegetal), III (óleo e gorduras vegetais), IV (produtos das indústrias alimentícias e bebidas), VIII... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Competitividade; Vantagem comparativa relevada; Comércio exterior; Competitiveness; Emphasized comparative advantage; External trade; International Relations/Trade. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/114003 |
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Bueno,Gabriel; Baccarin,José Giacomo. |
As tendências do mercado mundial de alimentos apontam para alto crescimento no consumo de produtos naturais, como as frutas e verduras. O mercado mundial de frutas frescas registrou, em 2005, cifra superior a US$ 31,5 bilhões e cresce US$ 1 bilhão ao ano, em média. Tal fato se reproduz no Brasil, onde se observa elevação do consumo de frutas. Em termos monetários, o valor bruto da produção de frutas no Brasil atingiu, em 2006, cerca de R$ 16,3 bilhões, 16,5% do valor da produção agrícola brasileira. O presente trabalho buscou analisar características econômicas da participação brasileira no comércio mundial de frutas, entre 1997 e 2008. Ademais, foi analisada a evolução da balança comercial das principais frutas brasileiras, discriminação das exportações... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Comércio exterior; Exportação de frutas; Balança comercial. |
Ano: 2012 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452012000200015 |
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Favro,Jackelline; Caldarelli,Carlos Eduardo; Camara,Marcia Regina Gabardo da. |
Resumo: Este estudo tem como objetivo estimar a função de oferta de exportação de milho para o Brasil, no período de 2001 a 2012. Para esta análise foi desenvolvido um modelo teórico, estimado utilizando-se cointegração e modelo de autorregressão vetorial com correção de erros (VEC). As variáveis utilizadas foram: exportação de milho, preço internacional do milho, abate de aves, preço da soja e PIB mundial. Os resultados alcançados apontaram a existência de relação de longo prazo entre as variáveis do modelo. O preço internacional do milho, o abate de aves, o preço da soja e o PIB mundial apresentaram sinais condizentes com o modelo teórico. Observou-se impacto positivo nas exportações de milho após um choque não antecipado no preço da soja e impacto... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Milho; Comércio exterior; Séries temporais.. |
Ano: 2015 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032015000300455 |
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Registros recuperados: 20 | |
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