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O FUTURO DO BIODIESEL COMO COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL NO BRASIL Ciências Agrárias
Gabriel, Marinho; Lia, Braz; Getulio, T. Batista; Marcelo, dos S. Targa; Willian, J. Ferreira.
O biodiesel tem sido considerado como o mais promissor dos produtos na busca por combustíveis alternativos para o segmento de transportes, de cargas e passageiros. O setor espera que em 2014 seja comercializado um volume pelo menos 16% maior do que em 2013, taxa projetada pelo aumento da mistura de biodiesel no diesel fóssil, de 6% (B6) para 7% (B7) em volume, já aprovado pelo governo. A fim de alinhar fatores econômicos com benefícios socioambientais aonde vem sendo produzido, faz-se necessário que a produção seja sustentável, proveniente de novos cultivares de oleaginosas. Neste trabalho procurou-se investigar o futuro do biodiesel no país, observando dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e barreiras para...
Tipo: Presentation Palavras-chave: Bioenergia; Transporte; Diesel; Combustíveis.
Ano: 2014 URL: http://hdl.handle.net/2315/281
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As algas e os combustíveis. Infoteca-e
BERTUCCI NETO, V..
bitstream/item/88179/1/2350001.pdf
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Algas; Combustíveis.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/31715
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Uma Análise da Demanda por Combustíveis Através do Modelo Almost Ideal Demand System para Pernambuco Rev. Econ. Sociol. Rural
Almeida,Edilberto Tiago de; Justo,Wellington Ribeiro; Oliveira,Monaliza Ferreira de; Silva,Carla Calixto da.
Resumo: O mercado de combustíveis tem sido amplamente estudado sob várias perspectivas, desde a questão da assimetria e transmissão de preços, formação de cartéis, dinâmica de preços atrelada às flutuações na economia internacional, sistemas de demanda, entre outras. Neste sentido, este artigo tem como objetivo estimar um sistema de demanda para gasolina comum, etanol hidratado e óleo diesel via modelo (LA-AIDS) Linear Approximation Almost Ideal Demand System com dados de séries temporais trimestrais para o período de 2001 a 2015 para o estado de Pernambuco. As estimações foram feitas por meio do método (SUR) Seemingly Unrelated Regressions. Os resultados encontrados são semelhantes aos observados na literatura, no sentido em que apontam para a...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Demanda; Combustíveis; LA-AIDS; SUR..
Ano: 2016 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000400691
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DEMONSTRATIVO DE VANTAGENS ECONÔMICAS E DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA OPÇÃO POR ETANOL NOS ABASTECIMENTOS DE VEÍCULOS FLEX-FUEL BIOFIX
Graminho, Cláudio Silva; Dullius, Alexandre.
A diferença entre o preço do combustível no abastecimento de uma frota de veículos flex-fuel com etanol ou com gasolina não deve ser o principal quesito na escolha do combustível empregado. Utilizando os dados de abastecimento de um conjunto de um pool de veículos flex-fuel de uma grande empresa durante todo o ano de 2014, onde se utilizou majoritariamente a opção da gasolina como combustível. Este trabalho propõe uma metodologia para o cálculo da diferença entre os preços no abastecimento e entre a quantidade de emissões de gases de efeito estufa gerados tanto pelo uso misto de combustíveis, quanto pelo uso exclusivo do etanol hidratado estimado para se percorrer a mesma distância. Também se estabeleceu uma relação entre a diferença de preços por litro...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Combustíveis; Biocombustível; GEE; Eficiência energética; Gasolina.
Ano: 2016 URL: http://revistas.ufpr.br/biofix/article/view/49093
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