|
|
|
|
|
Gabriel, Marinho; Lia, Braz; Getulio, T. Batista; Marcelo, dos S. Targa; Willian, J. Ferreira. |
O biodiesel tem sido considerado como o mais promissor dos produtos na busca por combustíveis alternativos para o segmento de transportes, de cargas e passageiros. O setor espera que em 2014 seja comercializado um volume pelo menos 16% maior do que em 2013, taxa projetada pelo aumento da mistura de biodiesel no diesel fóssil, de 6% (B6) para 7% (B7) em volume, já aprovado pelo governo. A fim de alinhar fatores econômicos com benefícios socioambientais aonde vem sendo produzido, faz-se necessário que a produção seja sustentável, proveniente de novos cultivares de oleaginosas. Neste trabalho procurou-se investigar o futuro do biodiesel no país, observando dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e barreiras para... |
Tipo: Presentation |
Palavras-chave: Bioenergia; Transporte; Diesel; Combustíveis. |
Ano: 2014 |
URL: http://hdl.handle.net/2315/281 |
| |
|
| |
|
|
Almeida,Edilberto Tiago de; Justo,Wellington Ribeiro; Oliveira,Monaliza Ferreira de; Silva,Carla Calixto da. |
Resumo: O mercado de combustíveis tem sido amplamente estudado sob várias perspectivas, desde a questão da assimetria e transmissão de preços, formação de cartéis, dinâmica de preços atrelada às flutuações na economia internacional, sistemas de demanda, entre outras. Neste sentido, este artigo tem como objetivo estimar um sistema de demanda para gasolina comum, etanol hidratado e óleo diesel via modelo (LA-AIDS) Linear Approximation Almost Ideal Demand System com dados de séries temporais trimestrais para o período de 2001 a 2015 para o estado de Pernambuco. As estimações foram feitas por meio do método (SUR) Seemingly Unrelated Regressions. Os resultados encontrados são semelhantes aos observados na literatura, no sentido em que apontam para a... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Demanda; Combustíveis; LA-AIDS; SUR.. |
Ano: 2016 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000400691 |
| |
|
|
Graminho, Cláudio Silva; Dullius, Alexandre. |
A diferença entre o preço do combustível no abastecimento de uma frota de veículos flex-fuel com etanol ou com gasolina não deve ser o principal quesito na escolha do combustível empregado. Utilizando os dados de abastecimento de um conjunto de um pool de veículos flex-fuel de uma grande empresa durante todo o ano de 2014, onde se utilizou majoritariamente a opção da gasolina como combustível. Este trabalho propõe uma metodologia para o cálculo da diferença entre os preços no abastecimento e entre a quantidade de emissões de gases de efeito estufa gerados tanto pelo uso misto de combustíveis, quanto pelo uso exclusivo do etanol hidratado estimado para se percorrer a mesma distância. Também se estabeleceu uma relação entre a diferença de preços por litro... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Combustíveis; Biocombustível; GEE; Eficiência energética; Gasolina. |
Ano: 2016 |
URL: http://revistas.ufpr.br/biofix/article/view/49093 |
| |
|
|
|