|
|
|
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
Correia,João Roberto; Anjos,Lúcia Helena Cunha dos; Lima,Antonio Carlos Souza; Neves,Delma Pessanha; Toledo,Luciano de Oliveira; Calderano Filho,Braz; Shinzato,Edgar. |
Um dos desafios para construção de modelos agrícolas que se referenciam pela sustentabilidade é a utilização de conhecimentos científicos adequados a singulares situações sociais. Para isso, é necessário considerar saberes acumulados por agricultores no espaço e no tempo. No caso do recurso 'solos', pouco desse saber é considerado no ensino em ciência do solo e nos trabalhos de pedologia. Por isso, a aplicação de tecnologias geradas com base no conhecimento científico é limitada quando destinada a grupos tradicionais, principalmente pela não-adequação às necessidades por eles reconhecidas. O objetivo deste estudo foi apresentar uma abordagem integrada entre os saberes de pedólogos e de agricultores, utilizando-se a hierarquização de ambientes no Cerrado... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Etnopedologia; Saber local; Conhecimento científico; Mapeamento de solos. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-06832007000500021 |
| |
|
|
|