|
|
|
|
|
Flores Ysita, Sergio; Schreiner, Dean F.. |
Un factor que facilita tomar una decisión óptima a los productores y consumidores de productos agrícolas, es la disponibilidad de información sobre los distintos mercados agrícolas. El presente estudio analiza los diversos factores que determinan la oferta y demanda de jitomate mexicano en dos mercados, durante el primer semestre del año: 1) el mercado exterior y, 2) el mercado nacional. A su vez, se analizó la interrelación entre estos dos mercados. Se obtuvieron resultados cuantitativos que indican la influencia que tiene la demanda externa, sobre la oferta potencial nacional, y la consecuente relación entre los precios en el mercado nacional y los cambios en dicha oferta. Asimismo, se muestran los efectos que causa un cambio del ingreso per capita, en... |
Tipo: Artículo |
Palavras-chave: Economía agrícola; Lycopersicon esculentum; Producción de cultivos; Jitomates; Exportaciones; Economía de la producción. |
Ano: 1967 |
URL: http://hdl.handle.net/10521/1798 |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
SÁ, C. P. de; BERGO, C. L.; LIMA, M. N. de; FERREIRA, O.. |
A preferência pelo café Canéfora no Acre ocorre porque existem características climáticas do estado favoráveis para o seu desenvolvimento e a colheita se inicia mais tardiamente (a partir de maio) coincidindo com o período de estiagem. NoA produtividade do café no Acre é uma das maiores entre os estados produtores da região Norte, fazendo com que as empresas de torrefação do Acre comprem a matéria-prima a preços menores, quando comparados com os preços praticados pelos cafeicultores de Rondônia por exemplo. Observa-se que os cafeicultores do Acre recebem uma remuneração compatível com o custo de produção, não comprometendo a atividade, fato que oportuniza a agroindústria do Acre a concorrer no mercado local, com possibilidades de expansão. Assim, a... |
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Western Amazon; Amazonia Occidental.; Economía de la producción; Acre; Amazônia Ocidental; Cafeicultura; Café; Coffea Canephora; Desenvolvimento Econômico.; Produção; Production economics.. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1092477 |
| |
|
|
ÁLVARES, V. de S.; SOUZA, J. M. L. de; SOUZA, G. S. de. |
A IG é uma estratégia inovadora que constitui uma forma especial de proteção aos produtos e visa, principalmente, distinguir a origem de um produto por meio da identificação da área de produção. Em um mundo de relações econômicas globalizadas, as IGs possibilitam salvaguardar características locais e regionais dos produtos, valorizando e atestando seus níveis de qualidade, os quais são fruto dos fatores naturais de uma área delimitada e daqueles relacionados à intervenção do homem. A IG é um ativo intangível que pode representar o primeiro passo para dar ao produto um valor cultural agregado. É um direito relativo à propriedade industrial estabelecido na Lei 9.279/1996, que pode ser classificado em dois tipos: indicação de procedência (IP), isto é, a... |
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Indicação geográfica; Produção artesanal; Território da Cidadania; Regional do Juruá; Cruzeiro do Sul (AC); Acre; Amazônia Ocidental; Western Amazon; Amazonia Occidental; Harina de yuca; Tecnología tradicional.; Denominación de origen protegida; Economía de la producción; Explotación agrícola familiar; Agricultura familiar; Farinha; Mandioca; Manihot esculenta; Procedência; Desenvolvimento socio-econômico; Family farms; Cassava flour; Traditional technology; Protected designation of origin; Provenance; Production economics.. |
Ano: 2017 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1086107 |
| |
|
|
|