Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: 

RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 31
Primeira ... 12 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A floresta Amazônica do ponto de vista dos alunos da 5A série da rede pública estadual de Manaus, Amazonas, Brasil1 Acta Amazonica
FREITAS,Érica Yoshida de; FERRAZ,Isolde Dorothea Kossmann.
Este estudo teve como objetivo averiguar o conhecimento dos alunos da 5a série das escolas públicas estaduais de Manaus sobre a floresta amazônica e seus recursos. As entrevistas foram realizadas em 14 escolas, com o auxílio de um questionário padrão contendo perguntas abertas. De cada escola foram entrevistados 10 alunos, perfazendo um total de 140 no final da pesquisa. Os resultados mostraram a necessidade de enfatizar nos currículos escolares, assuntos sobre a região amazônica.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Floresta amazônica; Escola; Educação ambiental.
Ano: 1999 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59671999000400535
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A terceira margem do rio a experiência de traduzir textos científicos sobre biodiversidade como material de educação ambiental de vocação biodiversa Biota Neotropica
Brandão,Carlos Rodrigues; Oliveira,Haydée Torres de.
A quem dirijo o que pesquiso e quem lê o que eu escrevo? Imaginemos por um momento as águas calmas e verde-azuladas de um remanso no rio que, inspirado no conto de João Guimarães Rosa, nos acompanhará aqui como uma boa imagem. Podemos imaginar agora uma pedra, não muito grande e arredondada, atirada de longe por alguém no meio de suas águas calmas. Que esta seja uma metáfora proveitosa a um convite a pensar as dimensões de algumas possíveis respostas à dupla pergunta: "a quem dirijo o que pesquiso e quem lê o que eu escrevo?". Entre a solidão da pedra em seu vôo antes de cair nas águas, e as ondas concêntricas que ela criará ao mergulhar até o fundo do rio, podemos desenhar uma seqüência de círculos de interlocutores de documentos de original vocação...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/other Palavras-chave: Biodiversidade; Educação ambiental; Divulgação científica; Pontes de conhecimento.
Ano: 2002 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-06032002000200003
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Conscientização ambiental de alunos de uma escola da periferia de Guaratinguetá como forma de proteger os recursos hídricos locais Ciências Agrárias
Sant`Anna, Luiz Guilherme Simões de; Silva, Luciane Aparecida Lemes da.
This project has the goal of providing ecological awareness to students from Ramão Gomes Portão State School. This school is located in periphery of the city of Guaratinguetá. In this region there are three small streams connected to Cacunda Creek that further connects to Paraíba do Sul River, which is the main river of this city. Field research has been used as a way to stimulated students to develop ecological sense, since the problems had been presented to them and their solutions depend on student’s actions. Considering that they are living in the area, they are also polluting agents of those streams. Improvements in student’s actions during class periods have been observed such as reduction of water consumption at school and garbage/recycle selection...
Tipo: Article Palavras-chave: Recursos hídricos; Sustentabilidade hídrica; Educação ambiental.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/2315/124
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação Ambiental para o Terceiro Setor Voltada para os Recursos Hídricos Ciências Agrárias
Batista, Getulio T.; Dias, Nelson W.; Targa, Marcelo S..
Resumo. Este projeto está centrado no objetivo principal de fortalecer a atuação de entidades do Terceiro Setor junto às suas comunidades fornecendo-lhes capacitação em técnicas inovadoras que incrementem a implementação de intervenções sustentáveis no meio rural, participação em práticas de conservação de recursos hídricos dentro de projetos de aplicação, através do desenvolvimento de material didático acompanhado de técnicas pedagógicas que promovam a compreensão dos conceitos e princípios a serem disseminados, equipamento para a realização de cursos e outras atividades similares, remuneração ponderada pela qualidade das atividades realizadas por essas entidades, compilação de resultados de outros projetos deste Programa para serem disseminados pela rede...
Tipo: Other Palavras-chave: Conservação de água; Educação ambiental; Desenvolvimento sustentável; Water resources.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/2315/62
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
PROJETO ÁGUA E VIDA Ciências Agrárias
Targa, Julio; Batista, Getulio; Dias, Nelson; Targa, Marcelo.
Água e Vida possui o significado simbólico da conjunção das palavras “água“ e “vida“com o seguinte enfoque: água representa o recurso natural, o qual demanda respeito e manejo adequado visto à sua vital importância à vida humana; vida representa a essência da razão pela qual o homem existe, toma decisões e age em seu entorno, ou seja, vida simboliza os fatores sócio-econômicos que ditam a atuação do homem em seu meio. O objetivo geral deste projeto é desenvolver e disseminar estratégias para a melhoraria no uso responsável da água, recuperação de corpos d’água e iniciativas conservacionistas voltadas para a melhoria da quantidade e qualidade da água em duas sub-bacias do Rio Paraíba do Sul (Una e Boqueira), através da capacitação de atores de gestão,...
Tipo: Other Palavras-chave: Gestão de bacia hidrográfica; Educação ambiental; Produtor de água.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/2315/57
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REFLORESTAR: PLANTE ESSA IDÉIA-FORMAÇÃO DE MONITOR E AGENTE AMBIENTAL MIRIM Ciências Agrárias
Vieira, Maria Estela.
Este trabalho será desenvolvido na Rede Escolar Municipal, em Taubaté, Estado de São Paulo. O Projeto Reflorestar: Plante essa Idéia - com a Formação de Monitor e Agente Ambiental Mirim tem o objetivo de subsidiar a escola a inserir a temática ambiental no projeto pedagógico, de forma transversal e interdisciplinar, para ampliar e dar continuidade aos projetos bem – sucedidos da escola. O projeto possui programas de conservação do meio ambiente e dos recursos naturais que irá integrar as questões ambientais aos processos decisórios e atuar diretamente na formação de seres humanos que serão peças chave na edificação de novos e melhores tempos. A melhor forma de ensiná-los, portanto, é fazer com que sejam alvos de reflexões e de vivências. Mais do que...
Tipo: Other Palavras-chave: Educação ambiental; Interdisciplinaridade; Reflorestamento; Ensino Médio; Ensino fundamental; Estudo do Meio.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/2315/71
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Tema gerador de projeto escolar. Infoteca-e
HAMMES, V. S.; KITAMURA, P. C.; MARQUES, J. F.; SAITO, M. L.; SILVA, A. de S.; AQUINO, C. A..
Água como tema gerador; Agricultura como tema gerador; Lixo como tema gerador; Conservação dos recursos naturais como tema gerador.
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Natural resource; Educação ambiental; Recurso natural; Meio Ambiente.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/952823
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
POLINIZAÇÃO pollination. Infoteca-e
a polinização é um dos serviços ambientais fundamentais para a manutenção das florestas tropicias. Mais de 100.000 espécies diferentes de animais, incluindo abelhas, besouros, moscas, mariposas, borboletas, entre outros insetos, além de aves e morcegos oferecem serviços de polinização sem nenhum custo econômico. A importância dos polinizadores para espécies arbóreas das florestas tropicais.
Tipo: Folders Palavras-chave: Insetos; Desenvolvimento sustentável; Educação ambiental; Floresta Tropical; Polinização; Pollination.
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/918066
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Reflexões e relatos sobre a prática da agroecologia intermediada pela alfabetização ecológica. Infoteca-e
MATRANGOLO, W. J. R..
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Ecologia; Agricultura; Educação ambiental; Ecology; Environmental education; Environment.
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/974393
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Terra não é sujeira. Infoteca-e
RESENDE, A. V. de; BARROS, A. C. da S.; FAVARIN, A. M.; BORGHI, E.; GONTIJO NETO, M. M.; CASTRO, M. A. de.
Ilustrações de Luciana Fernandes. Inclui texto para colorir.
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Plantio direto; Rotação de cultura; Mata ciliar; Educação ambiental.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1077721
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Macroeducação para a promoção da produção integrada de morango no Estado de São Paulo. Infoteca-e
CALEGARIO, F. F..
Tipo: Folders Palavras-chave: Educação ambiental; Morango; Produção Integrada.
Ano: 2013 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/983130
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Uma aula no Sítio Tecnológico da Embrapa. Infoteca-e
MENEZES, K. B. de; ESCORSIN, F..
As atividades desenvolvidas no espaço Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril são resultantes de um projeto iniciado em fevereiro de 2012. Neste período, o Sítio recebeu alunos do ensino fundamental e médio para aulas práticas na trilha ecológica e tecnológica. A interação promovida durante os encontros mostrou muito mais do que a oportunidade de apresentar o que a Embrapa faz. É uma lição do que podemos fazer para a nossa geração futura. A cada visita, alunos curiosos em frente a uma lavoura de arroz, ou tocando no algodão, debaixo de uma bananeira ou próximo ao pé de pequi. ? Pequi? O que é isso? De longe avistavam a entrada da trilha ecológica. E perguntavam: ? O que é aquilo? E ao saberem que se tratava de um lugar de caminhamento dentro da...
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Cartilha; Literatura infantojuvenil; Meio-Ambiente; Educação ambiental.
Ano: 2014 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1010688
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Que tatu é esse? Infoteca-e
MATRANGOLO, W. J. R..
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Tatu-bolinha; Educação ambiental; Biodiversidade; Ecologia.
Ano: 2014 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/988322
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Fragmento de floresta de transição na zona urbana do Município de Macapá: propostas de estudos e aproveitamento. Infoteca-e
GOES, A. C. P.; MELEM JUNIOR, N. J.; BARRETO, M. C..
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Vegetação; Floresta nativa; Ecologia florestal; Educação ambiental.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/955337
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
PLANO para revitalização do Rio São Francisco: programa 13: Nordeste/Vale do Jequitinhonha. Infoteca-e
O Plano para revitalização do rio São Francisco é coordenado pela Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - a Codevasf. Proteger as nascentes, controlar processos erosivos e promover a educação ambiental de comunidades ribeirinhas estão entre as ações previstas nesse plano. A Codevasf trabalha em parceria com essas comunidades para que elas também assumam parte da responsabilidade pela preservação do Velho Chico. Os proprietários rurais são convidados a colaborar com a execução do plano. Quando aceitam, eles participam das ações colocadas em prática na região coberta por sua propriedade. O engenheiro florestal da Codevasf, Sérgio Carvalho, fala sobre vários detalhes sobre as atividades desenvolvidas nos últimos anos para promover tanto a...
Tipo: Gravações de som Palavras-chave: Revitalização; Produtor rural; Nascente; Erosão do solo; Educação ambiental.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1069181
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental como instrumento no processo de gestão ambiental na Embrapa Cerrados: um diagnóstico. Infoteca-e
FERREIRA, E. A. B.; MIRANDA, Z. de J. G.; SOUSA-SILVA, J. C.; SOUSA, E. dos S.; OLIVEIRA-FILHO, E. C.; AQUINO, F. de G.; TUPINAMBÁ, D. D..
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Meio ambiente; Educação ambiental; Environment; Environmental education.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/571881
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Água sempre presente na vida. Infoteca-e
QUEIROZ, J. F. de; PESSOA, M. C. P. Y..
Um planeta que é pura água; A água em movimento - o ciclo; A água no corpo humano; A água nos alimentos; A água na limpeza e higiene; A qualidade da água e a saúde do Homem; O papel das plantas na conservação da água; Fito: o amigo da água; A água, a urbanização e o lixo; O papel socioeconômico e cultural da água; A água na obtenção de energia; A água e a produção de alimentos no campo; O que fazer para conservar a água; Sites consultados; Poesias; Jogo no tema água.
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Cartilha; Literatura infanto juvenil; Literatura Infanto-Juvenil; Lixo; Brasil; Ciclo da água; Recursos hídricos; Água; Conservação da água; Educação ambiental; Energia; Meio Ambiente; Qualidade; Urbanização; Environmental education; Environment; Water.
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1045634
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A Educação ambiental como instrumento para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos nas organizações públicas e privadas: contexto, legislação e ações estratégicas. Infoteca-e
GOES, A. C. P.; GUEDES, M. C..
Este trabalho parte de um problema do presente, o alto consumo de bens materiais e seus desperdícios nas organizações públicas e privadas, e se propõe a oferecer diretrizes em educação ambiental para administrar e diminuir a produção de resíduos sólidos comuns, como papel, plástico, vidro e metal. Na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Estado do Amapá, desenvolve-se um programa de gestão ambiental, cuja ênfase no gerenciamento desses resíduos está em fase de implementação, com a construção de uma área para processamento do lixo produzido diariamente. Dessa forma, o objetivo geral deste documento é apresentar uma pequena abordagem sobre a evolução da questão ambiental, sugerindo ações para a redução do consumo de materiais diversos nas...
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Resíduos sólidos; Impacto ambiental; Educação ambiental; Ecologia humana.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/929016
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
COMO promover educação ambiental com adoção de práticas agrícolas nas escolas - programa 15. Infoteca-e
Programa de rádio
Tipo: Gravações de som Palavras-chave: Prática agrícola; Educação ambiental.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/888076
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Produção de morangos em sistema de base ecológica. Infoteca-e
SCHWENGBER, J. E.; SCHIEDECK, G.; ANTUNES, L. E. C.; STRASSBURGER, A. S.; MARTINS, D. de S.; CAPELESSO, A. J.; AUMONDE, T. Z.; SILVA, J. B. e.
Esta publicação tem como objetivo disponibilizar informações aos agricultores familiares que buscam a conversão do sistema convencional de plantio do morangueiro ou o aprimoramento dos sistemas de base ecológica, descrevendo práticas alternativas já consagradas graças aos resultados de pesquisas relacionadas a essa cultura.
Tipo: Livros Palavras-chave: Fruticultura; Morango; Educação ambiental; Impacto ambiental.
Ano: 2010 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/876384
Registros recuperados: 31
Primeira ... 12 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional