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OS CAMPONESES FACE À EXTENSÃO RURAL Ciência Rural
Marin,Joel Orlando; Rossato,Ricardo.
RESUMO O artigo aponta que as práticas sociais dos camponeses frente à Extensão Rural são ambíguas e contraditórias, resultando em conformismo e resistên-cia. Por um lado, a supremacia do conhecimento científico, o caráter impositivo das práticas educacionais extensionistas, o controle através do crédito agrícola e dos pacotes tecnológicos são mecanismos de imposição de novos conhecimentos e tecnologias que, assi-milados pêlos camponeses, conformam-nos à hegemonia da sociedade capitalista. Por outro lado, os camponeses resistem à essa racionalidade tecnológica, fundamentando-se em sua forma própria de organizar a produção agrícola, na sua cultura e saberes adquiridos em suas experiências de vida.
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Camponeses; Extensão rural; Educação rural.
Ano: 1994 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781994000200039
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CASA FAMILIAR RURAL: UMA ESCOLA DIFERENTE ExtensaoRural
Visbiski, Vivieny Nogueira; Weirich Neto, Pedro Henrique.
Marginalizados do processo de modernização da agricultura brasileira, os pequenos agricultores foram obrigados a migrar para as cidades. As universidades, centros do saber, não deveriam ficar alheias a este processo de transformação. Neste sentido, a universidade deve buscar subsídios junto a experiências de instituições governamentais ou não, como a Casa Familiar Rural (CFR), instituição de parceria do Estado e de órgãos privados, que procura articular a realidade das comunidades agrícolas com o processo de ensino. Esta utiliza a pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem uma semana na CFR e duas na propriedade agrícola. Cada semana na CFR tem tema de interesse regional, escolhidos pela associação das famílias dos alunos. Esta semana é programada...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Casa familiar rural; Educação; Educação rural.
Ano: 2004 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5621
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Desenvolvimento territorial e convivência com o Semi-Árido brasileiro: experiência de aprendizagem: relatório final. Infoteca-e
TONNEAU, J. P.; SILVA, P. C. G. da; CARTAXO, W. V.; MENEZES, E. A.; GAVIRIA, L..
O relatório final do Desenvolvimento Territorial e Convivência com o Semi-Árido Brasileiro, Experiências de Aprendizagem: Introdução: O Programa Fome Zero – PFZ propõe uma política de segurança alimentar aliada ao desenvolvimento sustentável tendo como base: · Políticas estruturais voltadas para as causas mais profundas da fome e da pobreza; Políticas específicas para atender diretamente as famílias que não têm acesso à alimentação com qualidade, quantidade e regularidade necessárias; · Políticas locais implantadas pelas prefeituras e pela sociedade civil. Dois municípios pilotos do Piauí (Acauã e Guaribas) foram escolhidos para testar as condições de implantação do Programa Fome Zero. É neste quadro que a Embrapa vem participando, em parceria com outras...
Tipo: Artigo em anais e proceedings Palavras-chave: Desenvolvimento territorial; Convivência com o semiárido; Escola de campo; Educação rural; Agricultor experimentador; Convivência com a seca; Escola rural; Política de Desenvolvimento; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Social; Projeto de Desenvolvimento; Desenvolvimento Sustentável; Desenvolvimento Cooperativista; Transferência de Tecnologia; Rural development; Research and development.
Ano: 2003 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/157525
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Uma feira de idéias. Infoteca-e
HELENO, G..
1. ed.
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil; Educação rural.
Ano: 2004 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/113013
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A transdisciplinaridade da problemática do extrativismo da mangaba. Infoteca-e
RODRIGUES, R. F. de A.; MOTA, D. M. da; SILVA JÚNIOR, J. F. da.
Tipo: Artigo na mídia Palavras-chave: Transdisciplinaridade; Pesquisa rural; Educação rural; Mangaba.
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/372765
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Epidemiologia participativa em estudos de sanidade animal em assentamentos rurais. Infoteca-e
PELLEGRIN, A. O.; TOMICH, R. G. P.; CAMPOLIN, A. I.; JULIANO, R. S..
Disponível também em: clickpantanal, estadomsnews, bonitonoticias, capitaldopantanal, opantaneiro, corumbaonline, agroline, aquidauananews, douradosnews, portlbonito, bbcnews, infobibos, agrolink, maracaju.news, criareplantar, msnoticias, boletimpecuario, douradosinforma, douradosagora, campograndenews, portaldoagronegocio, perfilnews, zoonews, navirai.news, reporterms, cassilandianews, agorams, ultimahoranews, folhadedourados, portalms,
Tipo: Artigo na mídia Palavras-chave: Assentamentos; Educação rural.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/793089
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Desenvolvimento territorial com a participação de mulheres na apicultura e meliponicultura no Território do Sertão do São Francisco - BA. Infoteca-e
SILVA, E. M. S. da; FERNANDES NETO, J.; CORREIA, R. C.; SILVA, T. M. S.; CAMARA, C. A.; SANTISTEBAN, R. M.; LIMA, Y. S.; SILVA, J. O.; SANTOS, F. de A. R. dos; ALVES, R. de F..
Introdução; Execução do projeto; Assessoramento ao Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Sertão do São Francisco, BA (Codeter TSSF-BA); Inserção e capacitação da mulher em atividade da agricultura familiar nos municípios de Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Sento Sé na Bahia; Benefícios obtidos com a implantação do projeto; Análise dos méis apícolas e meliponícolas em busca da certificação dos produtos; Análise de minerais nos méis; Eventos desenvolvidos pelo projeto; Capacitação das mulheres para de produtos à base de mel de meliponíneos e melíferas; Considerações gerais sobre o Território Sertão do São Francisco, BA.
Tipo: Parte de livro Palavras-chave: Desenvolvimento territorial; Economia solidária; Educação no campo; Educação rural; Educação territorial; Meliponicultura; Abelha sem ferra; Certificação; Agricultura Familiar; Apicultura; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável; Economia da Produção; Educação; Educação Cooperativa; Mulher Rural; Política de Desenvolvimento; Abelha; Inseto; Mel; Economic development; Socioeconomic development; Sustainable development.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102171
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Segredos da Serra dos Macacos. Infoteca-e
HAMMES, V. S.; HELENO, G..
1. ed.
Tipo: Folhetos Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil; Educação rural.
Ano: 2004 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/113015
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AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES E LIDERANÇAS RURAIS NO ESTADO DO PARANÁ AgEcon
Guimaraes, Vania Di Addario; Peres, Fernando Curi; Ambrosio, Luis Alberto; Canziani, Jose Roberto Fernandes.
Este artigo apresenta os resultados de avaliações da eficácia do Programa Empreendedor Rural – PER – em alcançar seus objetivos. O PER é um programa de educação rural para produtores e trabalhadores rurais desenvolvido no Paraná e executado pelo Senar/PR e Sebrae/PR que visa elevar os estoques de capital humano e social no meio rural. O programa adota o construtivismo como método de ensino e a elaboração de projetos de investimento como eixo de aprendizagem. Na Fase I do Programa, executado a partir de 2003, o objetivo principal é a promoção de empreendedorismo no meio rural, por meio de um treinamento com cerca de 5 meses de duração. A Fase III, executada a partir de 2005, tem como objetivo principal a ampliação do capital social no meio rural, e se...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Educação rural; Empreendedorismo; Capital social; Liderança; Eficácia de capacitações; Rural education; Entrepreneurship; Social capital stock; Leadership; Effectiveness of qualifications; Agribusiness; Teaching/Communication/Extension/Profession.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109217
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