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Marin,Joel Orlando; Rossato,Ricardo. |
RESUMO O artigo aponta que as práticas sociais dos camponeses frente à Extensão Rural são ambíguas e contraditórias, resultando em conformismo e resistên-cia. Por um lado, a supremacia do conhecimento científico, o caráter impositivo das práticas educacionais extensionistas, o controle através do crédito agrícola e dos pacotes tecnológicos são mecanismos de imposição de novos conhecimentos e tecnologias que, assi-milados pêlos camponeses, conformam-nos à hegemonia da sociedade capitalista. Por outro lado, os camponeses resistem à essa racionalidade tecnológica, fundamentando-se em sua forma própria de organizar a produção agrícola, na sua cultura e saberes adquiridos em suas experiências de vida. |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Camponeses; Extensão rural; Educação rural. |
Ano: 1994 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781994000200039 |
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Visbiski, Vivieny Nogueira; Weirich Neto, Pedro Henrique. |
Marginalizados do processo de modernização da agricultura brasileira, os pequenos agricultores foram obrigados a migrar para as cidades. As universidades, centros do saber, não deveriam ficar alheias a este processo de transformação. Neste sentido, a universidade deve buscar subsídios junto a experiências de instituições governamentais ou não, como a Casa Familiar Rural (CFR), instituição de parceria do Estado e de órgãos privados, que procura articular a realidade das comunidades agrícolas com o processo de ensino. Esta utiliza a pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem uma semana na CFR e duas na propriedade agrícola. Cada semana na CFR tem tema de interesse regional, escolhidos pela associação das famílias dos alunos. Esta semana é programada... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Casa familiar rural; Educação; Educação rural. |
Ano: 2004 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5621 |
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PELLEGRIN, A. O.; TOMICH, R. G. P.; CAMPOLIN, A. I.; JULIANO, R. S.. |
Disponível também em: clickpantanal, estadomsnews, bonitonoticias, capitaldopantanal, opantaneiro, corumbaonline, agroline, aquidauananews, douradosnews, portlbonito, bbcnews, infobibos, agrolink, maracaju.news, criareplantar, msnoticias, boletimpecuario, douradosinforma, douradosagora, campograndenews, portaldoagronegocio, perfilnews, zoonews, navirai.news, reporterms, cassilandianews, agorams, ultimahoranews, folhadedourados, portalms, |
Tipo: Artigo na mídia |
Palavras-chave: Assentamentos; Educação rural. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/793089 |
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SILVA, E. M. S. da; FERNANDES NETO, J.; CORREIA, R. C.; SILVA, T. M. S.; CAMARA, C. A.; SANTISTEBAN, R. M.; LIMA, Y. S.; SILVA, J. O.; SANTOS, F. de A. R. dos; ALVES, R. de F.. |
Introdução; Execução do projeto; Assessoramento ao Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Sertão do São Francisco, BA (Codeter TSSF-BA); Inserção e capacitação da mulher em atividade da agricultura familiar nos municípios de Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado e Sento Sé na Bahia; Benefícios obtidos com a implantação do projeto; Análise dos méis apícolas e meliponícolas em busca da certificação dos produtos; Análise de minerais nos méis; Eventos desenvolvidos pelo projeto; Capacitação das mulheres para de produtos à base de mel de meliponíneos e melíferas; Considerações gerais sobre o Território Sertão do São Francisco, BA. |
Tipo: Parte de livro |
Palavras-chave: Desenvolvimento territorial; Economia solidária; Educação no campo; Educação rural; Educação territorial; Meliponicultura; Abelha sem ferra; Certificação; Agricultura Familiar; Apicultura; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável; Economia da Produção; Educação; Educação Cooperativa; Mulher Rural; Política de Desenvolvimento; Abelha; Inseto; Mel; Economic development; Socioeconomic development; Sustainable development. |
Ano: 2018 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102171 |
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Guimaraes, Vania Di Addario; Peres, Fernando Curi; Ambrosio, Luis Alberto; Canziani, Jose Roberto Fernandes. |
Este artigo apresenta os resultados de avaliações da eficácia do Programa Empreendedor Rural – PER – em alcançar seus objetivos. O PER é um programa de educação rural para produtores e trabalhadores rurais desenvolvido no Paraná e executado pelo Senar/PR e Sebrae/PR que visa elevar os estoques de capital humano e social no meio rural. O programa adota o construtivismo como método de ensino e a elaboração de projetos de investimento como eixo de aprendizagem. Na Fase I do Programa, executado a partir de 2003, o objetivo principal é a promoção de empreendedorismo no meio rural, por meio de um treinamento com cerca de 5 meses de duração. A Fase III, executada a partir de 2005, tem como objetivo principal a ampliação do capital social no meio rural, e se... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Educação rural; Empreendedorismo; Capital social; Liderança; Eficácia de capacitações; Rural education; Entrepreneurship; Social capital stock; Leadership; Effectiveness of qualifications; Agribusiness; Teaching/Communication/Extension/Profession. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/109217 |
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