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Ação dos meios reativos peróxido de hidrogênio e carvão ativado na remediação de solos contaminados por BTEX REA
Lourenço,Edneia S. De O.; Cardoso,Décio L.; Mateus,Fabiano H..
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial das barreiras reativas permeáveis (BRP) na redução dos hidrocarbonetos aromáticos BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos) no solo, provenientes de vazamento de gasolina. O experimento foi conduzido em escala laboratorial, simulando dois tipos de BRP, denominadas de AS (H2O2 + solo) e de ACA (H2O2 + carvão ativado). Foram determinadas as concentrações dos BTEX na amostra da gasolina ao entrar na BRP e no percolado, em tempos de retenção preestabelecidos de 24; 36; 48; 60; 72 e 84 h, utilizando cromatografia gasosa. Os resultados obtidos mostraram que as duas barreiras reativas reduziram a concentração dos BTEX, próximo a níveis permissíveis de contaminação e de prevenção, e a barreira ACA...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Gasolina; Contaminação; Barreiras reativas.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162010000100014
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Relações comerciais e de preços no mercado nacional de combustíveis Rev. Econ. Sociol. Rural
Marjotta-Maistro,Marta Cristina; Barros,Geraldo Sant'Ana de Camargo.
Em janeiro de 2002 o setor de combustíveis entrou definitivamente no livre mercado. Os preços da refinaria deixaram de ser regulados e permitiu-se a importação de derivados de petróleo por empresas privadas. Os preços do álcool foram liberados desde o final da década de 1990. Os objetivos deste estudo são: caracterizar o funcionamento do mercado de combustíveis identificando os principais fatores que interferem na tomada de decisão dos seus agentes; estimar equações de demanda por gasolina C, oferta de álcool anidro e gasolina A e calcular as elasticidades de transmissão de preços. Os resultados mostraram inelasticidade com relação à renda e ao preço da demanda de gasolina e inelasticidade-preço das ofertas de anidro e gasolina A. Considerando as...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Álcool anidro; Gasolina; Desregulamentação.
Ano: 2003 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032003000400006
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Análisis del mercado de petróleo y la gasolina en México, 1996-2015 Agrociencia
Montero-Monsalvo,Emmanuel; Mora-Flores,José S.; Martínez-Damián,Miguel Á.; Hernández-Juárez,Martín; Valdivia-Alcalá,Ramón.
Resumen El petróleo es la fuente principal de energía para el desarrollo de las actividades humanas ya que representa 40 % de la energía total consumida. El objetivo de este estudio fue analizar el mercado del petróleo y las gasolinas en México y los factores que los determinan. La hipótesis fue que la oferta de petróleo es sumamente inelástica a su precio, y que la demanda de gasolina la explican en mayor medida el número de vehículos en circulación. El modelo aplicado fue econométrico de ecuaciones simultáneas, alimentado con series estadísticas de datos de 1995 a 2015 y estimado con el método de mínimos cuadrados en dos etapas (MC2E). La oferta de petróleo crudo en México es sumamente inelástica (0.0005) a la variable de la relación del precio...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Oferta; Demanda; Precio; Saldo de comercio exterior; Petróleo; Gasolina.
Ano: 2018 URL: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-31952018000801179
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DEMONSTRATIVO DE VANTAGENS ECONÔMICAS E DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA OPÇÃO POR ETANOL NOS ABASTECIMENTOS DE VEÍCULOS FLEX-FUEL BIOFIX
Graminho, Cláudio Silva; Dullius, Alexandre.
A diferença entre o preço do combustível no abastecimento de uma frota de veículos flex-fuel com etanol ou com gasolina não deve ser o principal quesito na escolha do combustível empregado. Utilizando os dados de abastecimento de um conjunto de um pool de veículos flex-fuel de uma grande empresa durante todo o ano de 2014, onde se utilizou majoritariamente a opção da gasolina como combustível. Este trabalho propõe uma metodologia para o cálculo da diferença entre os preços no abastecimento e entre a quantidade de emissões de gases de efeito estufa gerados tanto pelo uso misto de combustíveis, quanto pelo uso exclusivo do etanol hidratado estimado para se percorrer a mesma distância. Também se estabeleceu uma relação entre a diferença de preços por litro...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Combustíveis; Biocombustível; GEE; Eficiência energética; Gasolina.
Ano: 2016 URL: http://revistas.ufpr.br/biofix/article/view/49093
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