|
|
|
|
|
Lucia,Suzana Maria Della; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Minim,Luis Antonio; Osório Silva,Carlos Henrique. |
Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de investigar, usando grupos de foco, atitudes, opiniões, conceitos e pensamentos de consumidores sobre embalagens de café torrado e moído que refletem na sua decisão de compra. Três sessões de grupo de foco de 90 minutos foram realizadas (duas em Viçosa/MG e uma em Londrina/PR), num total de 24 participantes. Foram apresentadas cinco embalagens de café (sendo quatro orgânicas, em razão da maior preocupação em obter dados sobre café orgânico) para estimular a conversação, sendo seguido um roteiro de perguntas. Os dados obtidos foram estudados, considerando palavras utilizadas pelos consumidores, sem análise estatística, em razão da característica qualitativa de grupos de foco. Foi observado que os principais... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Café orgânico; Grupo de foco; Comportamento; Método qualitativo. |
Ano: 2009 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000700010 |
| |
|
|
Carneiro,João de Deus Souza; Minim,Valéria Paula Rodrigues; Chaves,Jose Benicio Paes; Silva,Carlos Henrique Osório; Regazzi,Adair José. |
A técnica de grupo de foco foi utilizada para obter informações detalhadas a respeito das opiniões e atitudes dos consumidores em relação a embalagens e rótulos de cachaça. Objetivou-se gerar informações para os produtores do setor de cachaça e aumentar a competitividade desse produto no mercado. Foram realizadas três sessões de 90 minutos com oito participantes em cada. Quatro embalagens de cachaça foram apresentadas, separadamente e, para cada apresentação, foi seguido um roteiro de perguntas, previamente elaborado. Verificou-se que os participantes não aprovam a garrafa de vidro de cor âmbar com tampa metálica tipo coroa (igual à da garrafa de cerveja) para acondicionar cachaça, porém preferem a garrafa de vidro incolor com capacidade igual a 700 mL e... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Grupo de foco; Cachaça; Comportamento; Consumidor; Competitividade; Embalagem. |
Ano: 2010 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612010000300016 |
| |
|
|
|