|
|
|
|
|
Miguel,Ana Carolina Almeida; Spoto,Marta Helena Fillet; Abrahão,Camila; Silva,Paula Porrelli Moreira da. |
A busca pela longevidade e a procura por alimentos mais saudáveis fizeram com que os consumidores se tornassem cada vez mais exigentes. Diante disso, procurou-se estabelecer o comportamento de compra dos consumidores de abacaxi no Mercado Municipal de Piracicaba (SP) através do método de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) e, com base nas respostas obtidas nos questionários aplicados, traçou-se o perfil dos consumidores, destacando-se suas preferências, costumes, reclamações e exigências. Verificou-se que é a mulher que realiza as compras do abacaxi, com preferência pelo consumo na forma in natura. Encontrou-se insatisfação de 80,1% dos entrevistados quanto à qualidade do abacaxi, sendo a elevada acidez, a principal causa de descontentamento. Logo, a... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/other |
Palavras-chave: Ananas comosus; Método QFD; Mercado consumidor. |
Ano: 2007 |
URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000200042 |
| |
|
|
PEDROZA FILHO, M. X.; FLORES, R. M. V.; CHAVES, T. C. B.. |
A aquicultura brasileira enfrenta muitos desafios que envolvem o consumo interno, dentre eles a falta de informações quanto aos hábitos e à frequência de consumo. Neste estudo, foram avaliadas as preferências e as frequências de consumo das principais espécies cultivadas, a partir de entrevistas on-line com 1.509 consumidores. O estudo revelou mudanças de comportamento nos hábitos de consumo do pescado por influência da pandemia da Covid-19, como nas preferências do local de consumo e do local de compra do pescado. Além disso, o estudo confirmou que tilápia, tambaqui e camarão são as espécies preferidas. Outro aspecto observado foi a inversão de preferência do pescado, em que a maioria dos consumidores escolheu peixes de água doce em detrimento dos de água... |
Tipo: Folhetos |
Palavras-chave: Preferências; Mercado consumidor; Pescado; Hábitos de consumo; ODS 12; Agenda 2030; Aquicultura; Consumo Alimentar; Mercado Nacional; Habito Alimentar; Comercialização; Aquaculture; Fish consumption; Food marketing; Seafoods. |
Ano: 2023 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1156970 |
| |
|
|
Oliveira, Eliane De; Longhi, Eloisa Helena; Vanderlei, Job Carneiro; Martins, Therezinha Krisley; Rocha, Eduardo Villela. |
O pequi (Caryocar brasiliense Camb.) é um fruto nativo com ocorrência generalizada no Bioma Cerrado. O consumo e comercialização do fruto "in natura" e de seus derivados, com importância sócio-econômica, geram renda e emprego para agricultores familiares e trabalhadores com pouca qualificação profissional. Entretanto, a exploração sustentável desta atividade encontra-se ameaçada pelo desconhecimento do mercado consumidor, inexistência de padrões de qualidade na comercialização, dispersão, desarticulação e informalidade dos agentes e segmentos do arranjo extrativista. Visando gerar informações que contribuam para o fortalecimento da cadeia extrativista e o desenvolvimento sustentável, este trabalho teve como objetivos identificar e caracterizar os agentes... |
Tipo: Conference Paper or Presentation |
Palavras-chave: Caryocar brasiliense; Pequi; Mercado consumidor; Consumidor final; Caryocar brasiliense; Pequi; Commercialization; Consumer market; Food Consumption/Nutrition/Food Safety. |
Ano: 2008 |
URL: http://purl.umn.edu/109068 |
| |
|
|
|