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DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE MERCADOS DE ORGÂNICOS FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES DO VAREJO ALIMENTAR: REFLEXÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA ECONÔMICA AgEcon
Souza, Marcelo Santos; Souza, Raquel Pereira.
Nos anos 1990 observou-se na região sul do Brasil um significativo avanço de formas alternativas de produção agrícola lastreada na construção de canais alternativos de comercialização, em especial as feiras ecológicas e lojas especializadas. Mas, nos anos recentes nota-se um arrefecimento do ritmo inicial. As hipóteses levantadas no artigo são de que isto está relacionado a dois aspectos principais: a) o enfraquecimento das formas tradicionais de varejo, ante o avanço dos supermercados modernos; b) as dificuldades de adaptação dos agricultores às novas exigências do mercado de orgânicos, decorrentes da sua institucionalização. Amparado na revisão das mudanças na estrutura do varejo após a segunda metade da década passada e no referencial da sociologia...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Sistema agroalimentar; Sociologia econômica; Mercado de orgânicos; Agricultura familiar; Agroecologia; Agroalimentary system; Economical sociology; Market of organic; Family farmers; Agroecology; Agribusiness.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109770
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Coordenação do Comércio Atacadista de Pescado no Mercado do Ver-o-Peso, em Belém-Pará Rev. Econ. Sociol. Rural
Oliveira Neto,Abraão; Diniz,Janaína Deane de Abreu; Leitão,Wilma Marques; Sampaio,Dioniso Souza.
Resumo: O Mercado do Ver-o-Peso em Belém do Pará é um dos principais pontos de desembarque e comercialização de pescado do Brasil. Por ele desembarcam 35 mil toneladas de pescado por ano para o abastecimento da região metropolitana de Belém, envolvendo centenas de trabalhadores, com destaque para os balanceiros, agentes comissionados que comercializam a produção dos pescadores no local. O presente trabalho tem o intuito de realizar uma análise sociológica das transações econômicas na tentativa de explicar os mecanismos de funcionamento deste mercado a partir de pressupostos da Sociologia Econômica, como confiança, reciprocidade e cooperação. A metodologia inclui revisões bibliográficas e documentais, entrevistas semiestruturas, observação direta e...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ver-o-Peso; Comércio de pescado; Embeddeness; Sociologia econômica.
Ano: 2016 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032016000300483
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A "masculinização" da produção de leite Rev. Econ. Sociol. Rural
Magalhães,Reginaldo Sales.
O fortalecimento de organizações sociais que possibilitaram fazer da produção de leite uma atividade destinada ao mercado provocou profundas mudanças na divisão sexual do trabalho. A análise sociológica das trocas intradomiciliares nos estabelecimentos rurais familiares mostra que tradições culturais, diferenças de poder entre os gêneros e contextos sociais que ampliam diferenças de acesso aos mercados entre homens e mulheres são as bases sociais e culturais de uma hierarquia estruturada segundo sexo e geração, no qual as mulheres, especialmente as mais jovens, ocupam posições de grande desvantagem. Com o fortalecimento de cooperativas, a produção de leite passou a ocupar um lugar de destaque no provimento de recursos da família, mas o domínio da atividade...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Gênero; Mercados; Sociologia econômica.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032009000100010
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