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NASCIMENTO JUNIOR, J. de D. B.. |
A abertura da Rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163), em 1973, representou uma oportunidade de integração nacional e expansão das atividades econômicas e, ao mesmo tempo, um dos episódios mais sofridos da história recente do nosso país. Diante da ausência de qualquer esforço consistente de planejamento, implicou na instalação de frentes de colonização e de ocupação econômica que promoveram migrações desordenadas, desflorestamento e exploração predatória dos recursos naturais, além de significativas perdas de vidas humanas, do que foi exemplo notório o genocídio que vitimou o povo Panará, que habita a região desde tempos imemoriais. Esta rodovia, não pavimentada, serve muito pouco ao desenvolvimento econômico da região afetada e do país, tendo em vista a sua... |
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: ZEE; Mato Grosso.; Desenvolvimento Sustentável; Segurança Alimentar.. |
Ano: 2013 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/968579 |
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COSTA, T. C. e C. da; COSTA, L. M. da. |
O meio físico, a localização geográfica, e a história de ocupação de um município contribuem na sua socioeconomia. Do mesmo modo, limitações físicas naturais resultam em pouca alteração antrópica, protegendo áreas que podem vir a ser transformadas em unidades de conservação, sob leis de proteção ambiental. Estas áreas, como por exemplo, parques florestais, apresentam potencial turístico, como uma alternativa socioeconômica. Este trabalho é uma análise comparativa de informações municipais socioeconômicas, históricas e do meio físico, com o objetivo de investigar uma possível influência de parques florestais na socioeconomia de municípios do Estado de Minas Gerais que contém grande parte de suas áreas com topografia acidentada e altitude elevada. Foram... |
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Socioeconomia; Zoneamento; Turismo ecológico; Unidades de conservação; ZEE. |
Ano: 2005 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/855485 |
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