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A eficácia das unidades orgânicas de ensino superior agrário IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
As instituições portuguesas com ensino superior agrário encontram-se dispersas por todo o território nacional. Com esta distribuição geográfica pretendeu-se imprimir uma nova dinâmica aos territórios nos quais foram implantadas. Mas, colocase a questão: será que as unidades orgânicas responsáveis pelo ensino superior das ciências agrárias têm vindo a cumprir a sua missão com eficácia? Esta comunicação visa responder a esta questão. Para isso, apresentam-se os resultados da avaliação da eficácia organizacional destas unidades orgânicas com recurso a 63 indicadores que permitem avaliar 3 domínios de eficácia, nomeadamente, o domínio académico, o domínio da motivação e o domínio da adaptação externa.
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino Superior; Ciências agrárias; Unidades orgãnicas; Portugal.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/806
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A eficácia do ensino superior agrário português: realidade ou ficção? IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António.
A distribuição geográfica das instituições portuguesas com ensino superior agrário abarca todo o território nacional. Desta forma, pretende-se assegurar o desenvolvimento das regiões e do país. Mas, será que estas instituições são eficazes no cumprimento dessa missão? Para responder a esta questão, neste artigo apresentam-se os resultados da avaliação da eficácia organizacional destas instituições com recurso a 63 indicadores que permitem avaliar 9 critérios de eficácia. Os resultados mostram que os níveis de eficácia nos diferentes domínios são, globalmente, aceitáveis. No domínio académico, as organizações universitárias mostram ser menos eficazes do que as suas congéneres politécnicas. Apesar disso, as diferenças registadas não são, estatisticamente,...
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino Superior; Ciências agrárias; Portugal.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/843
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A eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António.
A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central desta comunicação. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. Assim, o carácter multi-dimensional da eficácia...
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino superior; Ciências agrárias.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/10198/2638
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A eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António.
A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central desta comunicação. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. Assim, o carácter multi-dimensional da eficácia...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino Superior; Ciências Agrárias; Portugal.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/10198/3383
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A eficácia organizacional do ensino superior agrário português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. Os resultados mostram que os níveis de eficácia nos diferentes...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino superior; Ciências agrárias; Modelo dos valores competitivos.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/3401
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A eficácia organizacional do ensino superior agrário português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. Os resultados mostram que os níveis de eficácia nos diferentes...
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino superior; Ciências agrárias; Modelo dos valores competitivos; Organizational effectiveness; Higher education; Agricultural sciences; Competitive values model.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/2637
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A escolha dos alunos no domínio das ciências agrárias. Ensino universitário ou ensino politécnico? IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António.
Este estudo tem como objectivo identificar factores determinantes na decisão de escolha do tipo de ensino e apoia-se em dados primários obtidos através da aplicação de um inquérito ao universo dos alunos que se inscreveram, pela primeira vez, no ano lectivo de 2003/2004, em cursos leccionados nas instituições/unidades orgânicas vocacionadas para o ensino das ciências agrárias. Obtiveram-se 61,3% de respostas utilizáveis, isto é, dos 909 inquéritos enviados apenas 557 estavam devidamente preenchidos (sem lacunas, omissões ou incorrecções). Através da estimação do modelo logit de escolha binária foram identificados como determinantes na decisão de escolha do tipo de ensino, factores pessoais como a idade, modos de vida e valores; factores de desempenho e...
Tipo: Article Palavras-chave: Ensino superior português; Ciências agrárias; Logit; Escolha educacional; Portuguese higher education; Agricultural sciences; Logit; Educational choice.
Ano: 2006 URL: http://hdl.handle.net/10198/854
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A imagem de uma organização de ensino superior portuguesa na óptica do aluno IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António; Cabo, Paula; Matos, Alda.
O objectivo principal desta investigação é analisar de que forma é percepcionada a imagem, de uma organização de ensino superior portuguesa, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), pelos alunos que a procuram pela primeira vez. Assim sendo, foi aplicado um questionário, elaborado pelo Gabinete de Imagem e Apoio ao Estudante (GIAPE) do IPB, ao universo de alunos que se candidataram na primeira fase de acesso ao ensino superior e se inscreveram, no ano lectivo de 2009-2010, nas licenciaturas oferecidas pelo IPB. O questionário foi administrado, directamente, no acto da matrícula. Foram inquiridos 760 alunos, dos quais 61,5% são do género feminino. Têm, em média, 18,8 anos de idade e são na sua maioria provenientes de zonas rurais e limítrofes (65,7%) dos...
Tipo: Article Palavras-chave: Imagem; Organizações Ensino Superior; Instituto Politécnico Bragança; Estudantes.
Ano: 2010 URL: http://hdl.handle.net/10198/2277
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A importância de agir e pensar estrategicamente no ensino superior português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
Neste artigo explora-se o conceito de planeamento estratégico num contexto específico, designadamente, o ensino superior português. Este artigo pretende, assim, contribuir para a sensibilização dos diversos actores que têm uma intervenção directa ou indirecta neste sector para necessidade de planear e pensar estrategicamente o ensino superior. Para isso, vão-se buscar à indústria diversos contributos que permitam desenhar um modelo conceptual de planeamento estratégico para o sector que possa reunir o consenso daqueles que o irão aplicar. O modelo referido integra, na medida do possível, os contributos das diversas escolas de formulação da estratégia, designadamente, prescritivas e descritivas e deve estar adaptado às especificidades do sector em...
Tipo: Article Palavras-chave: Planeamento estratégico; Ensino Superior; Portugal; Strategic planning; Higher Education.
Ano: 2010 URL: http://hdl.handle.net/10198/3156
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A necessidade de planeamento estratégico no ensino superior português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
Nesta comunicação explora-se o conceito de planeamento estratégico num contexto específico, designadamente, o ensino superior português. Pretende-se, assim, contribuir para a sensibilização dos diversos actores que têm uma intervenção directa ou indirecta neste sector de actividade para necessidade de planear e pensar estrategicamente o ensino superior. Para isso, vão-se buscar à indústria diversos contributos que permitam desenhar um modelo conceptual de planeamento estratégico para o sector que possa reunir o consenso daqueles que o irão aplicar. O modelo referido integra, na medida do possível, os contributos das diversas escolas de formulação da estratégia, designadamente, prescritivas e descritivas e deve estar adaptado às especificidades do sector em...
Tipo: Article Palavras-chave: Planeamento estratégico; Ensino Superior; Portugal.
Ano: 2010 URL: http://hdl.handle.net/10198/2276
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A procura do ensino superior agrário em Portugal IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António.
Este estudo tem como objectivo identificar os determinantes da escolha educacional e apoia-se em dados primários obtidos através da aplicação de um inquérito ao universo dos alunos que se inscreveram, pela primeira vez, no ano 2004, em cursos leccionados em instituições vocacionadas para o ensino superior das ciências agrárias. Obtiveram-se 77,6% de respostas utilizáveis, isto é, dos 909 inquéritos enviados e recebidos apenas 705 estavam devidamente preenchidos (sem lacunas, omissões ou incorrecções). Através da estimação de modelos logit foram identificados como determinantes da escolha educacional, factores pessoais, particularmente, o facto do indivíduo estar ou não bem informado sobre os cursos e as instituições a que se pode candidatar; factores de...
Tipo: Article Palavras-chave: Ensino superior português; Ciências Agrárias; Logit; Escolha educacional.
Ano: 2008 URL: http://hdl.handle.net/10198/2636
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A situação económica e financeira actual. Oportunidade ou ameaça? IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António.
O efeito da conjuntura económica desfavorável é, também, sentido no sector primário. Apesar disso, este efeito é atenuado pela manutenção da procura de bens alimentares, independentemente, de se tratar de produtos massificados ou produtos diferenciados. O contexto actual aconselha que, a curto prazo, os jovens agricultores sigam estratégias de redução de custos.
Tipo: Article Palavras-chave: Situação económica; Situação financeira; Oportunidades; Ameaças; Jovens agricultores.
Ano: 2008 URL: http://hdl.handle.net/10198/980
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Análise crítica dos métodos de valoração económica dos bens e recursos ambientais IPB - Escola Superior Agrária
Matos, Alda; Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António; Cabo, Paula.
Da crescente inquietação com a qualidade dos bens e serviços gerados pela indústria e simultaneamente, a redução do bem-estar social, resultou a Valoração Económica de Bens e Recursos Ambientais (VEBRA). Esta quantificação permite obter os custos e benefícios directos e indirectos da mudança qualitativa e quantitativa dos bens e serviços ambientais e seus impactos, daí a sua relevância na avaliação de projectos, medidas e políticas governamentais. O objectivo deste trabalho é efectuar uma análise crítica, sustentada numa revisão bibliográfica, dos critérios de valoração económica de bens ambientais, com maior incidência nos métodos que utilizam mercados de bens complementares e mercados hipotéticos. Conclui-se que a quantificação da qualidade ambiental,...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Valoração económica; Recursos naturais; Mercados; Bens ambientais.
Ano: 2010 URL: http://hdl.handle.net/10198/2699
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Análise estratégica da denominação de origem protegida carne mirandesa IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Matos, Alda; Fernandes, António.
A identificação de linhas de orientação estratégica para a DOP (Denominação de Origem Protegida) da Carne Mirandesa é o tema central deste artigo. Para o fazer, realizou-se uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) na qual o crescimento concentrado, a diferenciação do produto e a qualidade, emergiram como estratégias que, na actualidade, constituem o pilar lucrativo da fileira. A estratégia de desenvolvimento do produto, de que é exemplo o chouriço mirandês, encontra-se numa fase inicial de implementação. Por seu lado, a diversificação concêntrica surge como uma estratégia capaz de valorizar partes da carcaça até agora pouco ou nada aproveitadas. Num cenário optimista, no qual se consiga aproveitar todo o potencial da actividade,...
Tipo: Article Palavras-chave: Produtos DOP; Raça Mirandesa; Análise SWOT; Estratégia.
Ano: 2008 URL: http://hdl.handle.net/10198/804
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Avaliação da eficácia organizacional das escolas superiores agrárias portuguesas IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel; Matos, Alda; Cabo, Paula.
Os institutos politécnicos com ensino superior agrário encontram-se dispersos por todo o território nacional. Com esta distribuição geográfica pretendeu-se imprimir uma nova dinâmica aos territórios nos quais foram implantados. Mas, coloca-se a questão: será que as escolas superiores agrárias responsáveis, nestas instituições, pelo ensino das ciências agrárias têm vindo a cumprir a sua missão com eficácia? Esta comunicação visa responder a esta questão. Para isso, apresentam-se os resultados da avaliação destas unidades orgânicas no que diz respeito à eficácia organizacional. Os resultados foram obtidos a partir de 63 indicadores que permitem avaliar 3 domínios de eficácia, nomeadamente, o domínio académico, o domínio da motivação e o domínio da adaptação...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Eficácia organizacional; Modelo dos valores competitivos; Ensino Superior; Ciências agrárias; Gestão pública; Organizational effectiveness; Competitive values model; Higher Education; Agrarian Sciences; Public administration.
Ano: 2009 URL: http://hdl.handle.net/10198/1179
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Avaliação da eficácia organizacional das escolas superiores agrárias portuguesas IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel; Matos, Alda; Cabo, Paula.
Os institutos politécnicos com ensino superior agrário encontram-se dispersos por todo o território nacional. Com esta distribuição geográfica pretendeu-se imprimir uma nova dinâmica aos territórios nos quais foram implantados. Mas, coloca-se a questão: será que as escolas superiores agrárias responsáveis, nestas instituições, pelo ensino das ciências agrárias têm vindo a cumprir a sua missão com eficácia? Esta comunicação visa responder a esta questão. Para isso, apresentam-se os resultados da avaliação destas unidades orgânicas no que diz respeito à eficácia organizacional. Os resultados foram obtidos a partir de 63 indicadores que permitem avaliar 3 domínios de eficácia, nomeadamente, o domínio académico, o domínio da motivação e o domínio da adaptação...
Tipo: ConferenceObject Palavras-chave: Eficácia organizacional; Modelo dos valores competitivos; Ensino Superior; Ciências Agrárias.
Ano: 2009 URL: http://hdl.handle.net/10198/3392
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Avaliação da eficácia organizacional: o caso do ensino superior agrário português IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António; Ribeiro, Maria Isabel.
A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. O carácter multi-dimensional da eficácia organizacional obriga ao...
Tipo: Article Palavras-chave: Eficácia organizacional; Ensino Superior; Ciências agrárias.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/972
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Caracterização do funcionamento da DOP “carne mirandesa” IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Matos, Alda; Fernandes, António.
Segundo Sousa e Almeida (2004), no início do século passado, a raça Mirandesa foi a raça bovina portuguesa que teve uma maior área de expansão, desde o planalto Mirandês até ao Norte do Alentejo. Embora recente, a comercialização da carne desta raça, tem um papel de relevo na actividade agro-pecuária do Nordeste Transmontano, enquadrando-se numa fileira de mercado de qualidade superior. Tal facto justifica a realização deste estudo no qual se pretende caracterizar o funcionamento comercial da DOP (Denominação de Origem Protegida) Mirandesa e elaborar um diagnóstico estratégico para esta actividade. Para o efeito realiza-se uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) com vista à identificação das potencialidades deste produto e aos...
Tipo: Other Palavras-chave: Produtos DOP; Raça Mirandesa; Análise SWOT.
Ano: 2007 URL: http://hdl.handle.net/10198/929
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Competitividade da floricultura transmontana: realidade ou ficção? IPB - Escola Superior Agrária
Fernandes, António.
Na região portuguesa de Trás-os-Montes, o negócio da floricultura está em franco crescimento baseado numa estratégia de penetração de mercado. Apesar da adversidade dos factores climatéricos, da concorrência nacional e europeia e do poder dos clientes, há uma oportunidade clara para o empreendedorismo de jovens agricultores. Estratégias como a inovação, o desenvolvimento do mercado e o desenvolvimento do produto são capazes de moldar o futuro da floricultura transmontana.
Tipo: Article Palavras-chave: Floricultura; Trás-os-Montes; Análise SWOT; Vector crecimento; Forças competitivas.
Ano: 2002 URL: http://hdl.handle.net/10198/845
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Comportamentos sexuais de risco em estudantes do ensino superior público da cidade de Bragança IPB - Escola Superior Agrária
Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António.
Os objectivos deste estudo envolvem a caracterização e identificação dos comportamentos de risco nos alunos que frequentam o ensino superior público do Concelho de Bragança. Para atingir estes objectivos, fez-se um estudo descritivo e transversal com base num questionário que viria a ser aplicado, directamente, a uma amostra aleatória retirada de um universo de 4168 alunos. A amostra é constituída por 367 indivíduos com idades compreendidas entre os 17 e os 45 anos. Destes, 113 são do género masculino e 254 são do género feminino. Os resultados mostraram que, do total de respondentes, 76% já tiveram relações sexuais. Para estes indivíduos, a vida sexual teve início, em média, aos 17,5 anos. Destes, 40,8% tiveram relações sexuais sob o efeito de álcool,...
Tipo: Article Palavras-chave: Comportamentos sexuais de risco; Doenças sexualmente transmissíveis; Ensino Superior Público; Estudantes; Bragança; Sexual risk behaviours; Sexually transmitted diseases; Public Higher Education; Students.
Ano: 2009 URL: http://hdl.handle.net/10198/2122
Registros recuperados: 68
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