Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 28
Primeira ... 12 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A busca por relações humanizadas no trabalho de assessoria de imprensa da Embrapa Pantanal. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O trabalho de jornalistas depende cada vez mais das tecnologias ligadas à comunicação. Por um lado, a mediação de contatos e entrevistas por aparatos técnicos facilita e acelera a apuração da notícia. Por outro, estabelece relações impessoais entre jornalista e fonte. Um projeto de comunicação iniciado em 2010 na Embrapa Pantanal propõe divulgar pela mídia a pecuária sustentável praticada em fazendas do Pantanal e busca romper essa impessoalidade, humanizando as relações entre profissional de imprensa, assessor e fonte por meio da aproximação física. As estratégias adotadas para incrementar o relacionamento com os veículos de comunicação de massa incluem viagens de assessores até as redações localizadas em grandes centros do Brasil e visitas de jornalistas...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação; Jornalismo; Pantanal; Pecuária sustentável; Communication; Journalism; Sustainable beef-cattle.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/868175
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A comunicação organizacional e a percepção sobre a sustentabilidade no Pantanal. Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de; SOARES, M. V. C..
Na tentativa de estabelecer relacionamentos com determinados públicos de interesse, a Embrapa Pantanal, em Corumbá-MS, desenvolveu, entre 2010 e 2012, um projeto de comunicação organizacional que aproximou a instituição dos cursos de jornalismo de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Este artigo revela os resultados finais de sondagens com 89 estudantes de comunicação sobre a percepção que eles têm a respeito do Pantanal brasileiro e de práticas econômicas sustentáveis no bioma.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunicação; Sustentabilidade; Jornalismo; Comunicação; Communication (human); Communication skills.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1043876
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A retórica do campo: um estudo sobre a comunicação nas cooperativas de café. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Revela o panorama crítico da cafeicultura no páis entre 2002 e 2003.
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) Palavras-chave: Imprensa cooperativa; Cafeicultura; Comunicação; Cooperativismo; Desenvolvimento Rural.
Ano: 2005 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/812522
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Boi, clima e ironia: a confluência de riscos envolvendo o discurso jornalístico e as mudanças climáticas. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O discurso jornalístico sobre mudanças climáticas nem sempre associa esse fenômeno à agropecuária, considerada uma de suas causadoras. Em enunciados que vinculam a pecuária ao aquecimento global foi possível verificar o uso da ironia como mecanismo para atrair a atenção de interlocutores e instaurar uma conduta de vigilância ambiental. O objetivo do artigo é investigar como o discurso jornalístico posiciona-se em relação momentos. O estudo é qualitativo e o suporte teórico-metodológico utilizado foi a Análise de Discurso, da escola francesa, reforçado pela Análise Crítica de Discurso, que permite avaliar aspectos ideológicos presentes na fala. Os resultados indicam que as circunstâncias sócio-históricas condicionam a elaboração desses discursos, sugerindo...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Análise Crítica de Discurso; Jornalismo; Comunicação de Massa; Pecuária; News media; Mass media; Livestock.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1069939
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Comunicação face a face nas organizações em tempos de sociedade midiatizada. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Este estudo propõe reflexões sobre a comunicação face a face no contexto das organizações. Conceitua técnica e filosoficamente as interações presenciais e aquelas mediadas por tecnologias. Procura estudar as diferentes modalidades de comunicação sob a perspectiva da simultaneidade dos meios, já que atores utilizam diversos veículos para entrar em contato. Insere a comunicação face a face em diferentes correntes teóricas para avaliar sua interface com os relacionamentos, o planejamento da comunicação e o cenário das interações.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Comunicação; Relações públicas; Communication (human).
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1054720
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Comunicação organizacional e o poder das narrativas: estratégias discursivas da Samarco. Repositório Alice
GONÇALVES, E. M.; MAIO, A. M. D. de.
As tecnologias da comunicação e informação facilitaram a produção e divulgação de narrativas organizacionais, que têm sido cada vez mais adotadas como estratégias de construção de imagem. Este estudo sugere uma reflexão sobre o uso de narrativas pela empresa Samarco, depois do desastre ambiental e social em Mariana (MG). Vídeos com depoimentos de funcionários, comunidade do entorno e vítimas da tragédia foram reunidos em uma campanha veiculada na internet e em TV aberta. A análise de discurso desse material revela a apropriação da fala do empregado pela organização. Também são discutidas a eficácia da adoção da ideia de sustentabilidade nos discursos organizacionais e a incorporação de elementos da comunicação face a face na produção do material de...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Narrativas; Discurso; Samarco; Comunicação de massa; Televisão; Mass media; Television.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1052754
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Comunicação organizacional em ambientes peculiares: reflexões sobre diálogos em paisagens mediadas e mediadoras. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
O domínio sobre elementos contextuais, onde ocorrem interações face a face, pode facilitar o planejamento e a execução de programas e ações de comunicação organizacional. Esse diferencial tende a ser mais pronunciado em ambientes considerados peculiares, como os biomas Pantanal e Amazônia, onde o apelo tecnológico é menos evidente. Empresas que atuam nesses locais, e vinculam suas missões ao território, podem explorar de forma profissional e estratégica a comunicação face a face, ainda pouco teorizada pelo campo da comunicação no Brasil. Este artigo investe na identificação de mediações impostas por esse tipo de ambiente e analisa a forma como esses cenários são construídos e mediados pela mídia.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Comunicação; Communications technology; Comunnication skills.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084128
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Comunicação organizacional na Yahoo!: um modelo polêmico. Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de.
Resenha do livro: CARLSON, Nicholas. Marissa Mayer: a CEO que revolucionou o Yahoo! Tradução de Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Benvirá, 2015, 336 p.
Tipo: Outras publicações técnicas (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunicação; Comunicação; Jornalismo; Communication.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044329
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Conversa na feira, no supermercado e no mercadão: como as mediações do espaço físico condicionam a interação face a face em ambientes organizacionais. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Este artigo parte do pressuposto que o espaço físico das organizações condiciona a ocorrência da interação face a face entre clientes, entre funcionários e entre clientes e funcionários. Essa intervenção ocorre porque elementos presentes no território exercem uma função mediadora sobre os diálogos, podendo favorecê-los ou inibi-los. O objetivo deste estudo é identificar algumas mediações que interferem na comunicação presencial em determinados ambientes organizacionais: supermercados, feiras livres e o Mercado Municipal de São Paulo, também conhecido como Mercadão.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Comunicação face a face; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044289
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Das mídias sociais aos encontros presenciais: a opção pela comunicação face a face. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Foram selecionadas duas organizações que estruturaram suas redes sociais no ambiente mediado por computador, mas que investem em contatos presenciais entre os participantes. Estes são estimulados a deixar temporariamente a proximidade com as máquinas para compartilhar o mesmo espaço físico simultaneamente com outros interlocutores, experimentando a conveniência olho no olho. O estudo de caso contempla um site de relacionamentos e uma escola em inglês online. Concluiu-se que as interações em redes sociais com mediação eletrônica são compatíveis com os contatos face a face, que potencialmente incrementam as ações iniciadas no ambiente digital.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Redes sociais; Comunicação; Promoção social; Communications technology; Communication (human); Communication skills.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1017392
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Diagnóstico em comunicação na Embrapa Pantanal. Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de; SANTOS, D. dos; SOLANO, V. de O..
Com o objetivo de diagnosticar pontos fortes e fracos da comunicação interna e externa da Embrapa Pantanal e iniciar um planejamento em comunicação, a equipe da ACN (Área de Comunicação e Negócios) da Unidade aplicou, em 2007, duas pesquisas de opinião com os públicos interno e externo. A finalidade desta publicação é registrar os resultados desses levantamentos e algumas iniciativas de comunicação implementadas logo após as pesquisas para que possam subsidiar, a qualquer momento, com as devidas atualizações, outras ações em comunicação ou mesmo transferência de tecnologias. Diagnósticos como estes são o ponto de partida para qualquer ação operacional, tática ou estratégica em comunicação.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunicação; Diagnóstico; Comunicação; Comunicação de massa.
Ano: 2010 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/855341
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Encontro de inovação em pastagens: relatório final. Infoteca-e
SANTOS, P. M.; TELLES, M. A.; FRAGALLE, C. V. P.; BERNARDI, A. C. de C.; MAIO, A. M. D. de; NOVO, A. L. M.; VIGNA, B. B. Z.; CORRÊA, C. G.; MORI, C. de; SOUZA, F. H. D. de; OMOTE, H. de S. G.; PEZZOPANE, J. R. M.; SUSSAI, J. P.; PALHARES, J. C. P.; CASTRO, L. M. de; VINHOLIS, M. de M. B.; CAVALLARI, M. M.; GUSMAO, M. R.; GODOY, R.; NOGUEIRA, S. F.; ALVES, T. C..
A agricultura brasileira sofreu várias transformações nos últimos anos. O estudo do desenvolvimento agrário brasileiro e da produtividade total dos fatores aponta para o surgimento de uma agricultura intensiva no uso de capital e de tecnologia (ALVES; SOUZA; GOMES, 2013; NAVARRO, 2016). Recentemente, a 'revolução digital' tem transformado a sociedade e vários setores da economia. Nesse contexto, a chamada ?agricultura 4.0? integra processos e informações por meio de recursos tecnológicos, com o objetivo de aumentar a produtividade e a eficiência dos sistemas de produção.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Pecuária 4-0; Pastagem; Produção Animal.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1109854
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Encontro de stakeholders do projeto Pecuária do Futuro: proposta metodológica para análise da comunicação face a face. Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de; FRAGALLE, C. V. P.; SUSSAI, J. P.; SOLANO, V. de O..
No dia 24 de maio de 2018, no Onovolab, um centro de inovações de São Carlos (SP), aconteceu o terceiro encontro de stakeholders do projeto Pecuária do Futuro, liderado pela Embrapa Pecuária Sudeste1, e construído a partir da manifestação desses stakeholders. O objetivo é desenvolver ferramentas de suporte à tomada de decisão no manejo e na transferência de tecnologias para pastagens, alinhadas às expectativas e necessidades dos públicos de interesse, visando a aumentar a sustentabilidade dos sistemas de produção animal brasileiros.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Metodologia; Tomada de Decisão; Comunicação; Stakeholders.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098915
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Enfim, um teórico brasileiro da comunicação face a face? Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Ciro Marcondes Filho não me conhece. Só o vi uma vez, de longe, em um dos congressos que participei durante o doutorado, o Ibercom 2015, na USP (Figura 1). Eu pesquisava, então, a comunicação face a face nas organizações e já tinha lido diversas obras dele que acrescentaram muito ao meu trabalho.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Comunicação face a face; Interações face a face; Comunicação; Interpersonal relationships.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100494
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Irony as a support for journalistic discourse on livestock raising and climate change. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
The aim of this qualitative study is to investigate how journalistic discourse stands in relation to the livestock raising/climate change duo at two distinct points in time for Brazilian agriculture and livestock raising research.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Jornalismo; Comunicação; Oral communication.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1057889
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Jornalismo agropecuário: do êxodo da grande mídia à sobrevivência no jornal local sob o comando das assessorias. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
A proposta deste artigo é avaliar as circunstâncias em que esses conteúdos são produzidos, por meio de um mapeamento da autoria deles: seriam os próprios jornalistas de redação os responsáveis pelos textos publicados? Ou os releases, preparados pelas assessorias de comunicação, estariam reinando no mundo agro? Quem, afinal, elabora conteúdos de jornalismo agropecuário propagado por sites de notícias das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil? A resposta pode servir de indicador para a tendência do jornalismo agro no país.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Análise de discurso; Comunicação; Jornalismo; Communication; Mass media.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1044285
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência. Repositório Alice
SILVA, M. P. da; MAIO, A. M. D. de.
A discussão em torno do consumo, do consumismo e do discurso da felicidade enleia-se à sociedade contemporânea. Fundamentados na Análise Crítica de Discurso, analisamos dois textos jornalísticos publicados no Brasil, em 2013, que tratam da relação entre consumo, vida e felicidade. Diante dessas problemáticas, colocamos na ribalta a ambivalência apensa ao discurso jornalístico sobre a felicidade no contexto de uma cultura de consumo, considerando que os sentidos que produz interferem no tecido social, pois as crenças sobre o mundo se adquirem por meio do discurso, o qual constitui e constrói o mundo em significados. The discussion about consumption, consumerism, and the discourse of happiness is associated with contemporary society. Based on Critical...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Análise Crítica de Discurso; Journalism; Critical Discourse Analysis.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1091248
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Mergulho do comunicador no cotidiano alheio:entre o maravilhamento e a dissonância. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
Jornalistas da região Sudeste do Brasil mergulharam por alguns dias em um cotidiano totalmente distinto do que estão habituados: vivenciaram a cotidianidade do Pantanal brasileiro. O objetivo deste artigo é refletir sobre as reações dos profissionais que participaram da experiência, promovida por um projeto de comunicação organizacional. A pesquisa etnográfica sustenta a metodologia. Os resultados indicam que os profissionais da imprensa passaram pela sensação de maravilhamento naquele ambiente, mas uma equipe desenvolveu depois a dissonância cognitiva, por se sentir incomodada no local.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Cotidiano; Comunicação; Maravilhamento; Dissonância Cognitiva; Everyday life; Communication; Wonder; Cognitive Dissonance; Pantanal; Comunicación; Maravilla; Disonancia Cognitiva.
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/991150
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Monitoramento do preço de bovinos em Corumbá/MS no ano de 2007. Infoteca-e
MAIO, A. M. D. de; SOBRINHO, A. A. B..
2007
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Bovinos; Preços.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/787893
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O desafio de desenvolver competência para avaliar resultados em comunicação organizacional. Repositório Alice
MAIO, A. M. D. de.
A avaliação de resultados em comunicação organizacional representa um desafio para os profissionais da área. Embora os estudos científicos sobre o tema avancem ano a ano, a escolha das metodologias para análise ainda aparece como principal dificuldade apontada pelos comunicadores. O desenvolvimento da competência para se avaliar resultados passa, necessariamente, pelo aprendizado teórico e prático. Este capítulo traz algumas análises feitas pela equipe de comunicação organizacional da Embrapa Pantanal e conclui que, apesar das dificuldades e barreiras que se impõem a essa prática, ela precisa ser incorporada à rotina das empresas e compartilhada com os pares para que comunicação se profissionalize.
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Comunicação organizacional; Avaliação; Metodologias; Competência; Comunicação; Promoção social; Communications technology; Communication (human); Communication skills.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/934929
Registros recuperados: 28
Primeira ... 12 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional