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Atributos de hortaliças sob a ótica de consumidores: estudo de caso do pimentão no Distrito Federal Horticultura Brasileira
Onoyama,Silvia S; Reifschneider,Francisco José B; Moita,Antônio Williams; Souza,Geraldo da S e.
Melhoristas de Capsicum da Embrapa Hortaliças estão orientando parte de seus esforços sob a ótica dos consumidores intermediários e finais com objetivo de aumentar as chances de sucesso de longo prazo do desenvolvimento de novas cultivares. Nesse cenário, este trabalho ilustra uma pesquisa, iniciada em 2007, com consumidores de pimentão do Distrito Federal para conhecer as principais características que são levadas em consideração no ato da compra. O estudo foi dividido em duas partes: um piloto com 444 consumidores de um grande supermercado e um levantamento com 500 consumidores finais de pimentão in natura de cinco supermercados de Brasília. Utilizou-se a análise de dados categóricos por meio do procedimento CATMOD do SAS para verificar a ordenação de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Capsicum annuum; Consumo; Qualidade; Supermercado.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362010000100024
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Principais características da raiz de cenoura na perspectiva de agentes da cadeia produtiva Horticultura Brasileira
Onoyama,Silvia S; Silva,Giovani Olegario da; Moita,Antônio W; Vieira,Jairo V; Lopes,Carlos Alberto; Souza,Geraldo da S e.
Procurou-se verificar quais são as características mais importantes da raiz de cenoura sob a ótica dos agentes da cadeia produtiva de cenoura. Para tanto, foram realizadas visitas e entrevistas com produtores, empresas de semente, vendedores de insumos, lavadores, processadores, atacadistas e gerentes de supermercados, comparando-se esses resultados com os da pesquisa de percepção de consumidores de supermercados do Distrito Federal. Em ambos os casos, utilizou-se questionário estruturado com perguntas fechadas nas quais os entrevistados classificaram os atributos segundo notas que variaram de 1 (nenhuma importância) a 5 (muito importante). Para verificar a ordenação de importância dos atributos e os contrastes das médias, utilizou-se o método estatístico...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Daucus carota L; Melhoramento; Pesquisa de mercado.
Ano: 2011 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000300022
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Technology roadmapping, uma alternativa no delineamento da pesquisa agropecuária e sua aplicação na cadeia de cenoura Horticultura Brasileira
Onoyama,Silvia S; Silva,Giovani Olegário da; Cota Júnior,Márcio BG; Cheng,Lin C; Lopes,Carlos Alberto; Vieira,Jairo V; Onoyama,Marcia M; Vilela,Nirlene J.
Este trabalho tem como objetivo discutir a aplicação do método "Technology roadmapping" (TRM) na definição da programação de pesquisa da cadeia de cenoura da Embrapa Hortaliças, considerando um horizonte de 15 anos. Esta cadeia produtiva foi escolhida por ser a cenoura uma das olerícolas de maior importância socioeconômica do Brasil, pelo histórico de projetos da Embrapa Hortaliças com impactos positivos nesta cadeia e pela motivação da equipe em realizar estudos prospectivos para identificar demandas reais e potenciais de pesquisa à cultura. A aplicação do TRM obedeceu a seguinte ordem cronológica: 1) definição do escopo do estudo prospectivo; 2) entedimento do contexto da cadeia de valor da cenoura para facilitar o processo de adaptação do TRM; 3)...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Daucus carota; Prospecção tecnológica; Mercado; Inovação.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400002
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