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LUZ, L. de J. B.; SILVA, F. T.; PIRES, C. R. F.; KATO, H. C. de A.; SOUSA, D. N. de.. |
Na alimentação escolar existem ainda poucas preparações que utilizam a Carne Mecanicamente Separada (CMS) de pescado e recursos para o aproveitamento integral de alimentos. Diante disso, o objetivo do presente artigo foi elaborar preparações acrescidas de CMS de pescado para serem inseridas na alimentação escolar, juntamente com o aproveitamento integral de alimentos. Foram elaboradas fichas técnicas de preparo das receitas, a fim de se obter informações sobre custo e rendimento das preparações desenvolvidas. A posteriori, foram elaboradas análises diretas, com amostras em triplicata, e indireta, cujos dados obtidos em laboratório foram comparados com aqueles obtidos por meio de tabelas de composição de alimentos disponíveis. Os resultados mostraram que... |
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) |
Palavras-chave: Alimentação saudável; Aproveitamento integral; Composição nutricional; Alimentação escolar; Peixe; Alimentação. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119267 |
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RODRIGUES, J. N.; GOMES, K. D.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N.; KATO, H. C. de A.. |
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde por meio de uma alimentação adequada e saudável. É durante o período escolar que a população infantil irá formar hábitos alimentares de maneira gradual e desenvolver-se nos aspectos social, cognitivo e emocional. Diante disso, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de Educação Alimentar e Nutricional utilizando atividades lúdicas para o incentivo ao consumo de proteínas, em especial o pescado, para os alunos de uma escola de tempo integral de Palmas, Tocantins. As atividades foram construídas por meio de duas dinâmicas de grupo. Conclui-se que as estratégias de EAN obtiveram resultados satisfatórios, evidência constatada pelo aumento no... |
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) |
Palavras-chave: Intervenção nutricional; Metodologias lúdicas; Dinâmicas de grupo; Alimentação saudável; Alimentação escolar; Alimentação; Sistema de Alimentação; Consumo Alimentar; Escola; Produto Derivado de Pescado; Peixe; Nutritional intervention; Fish; School meals. |
Ano: 2020 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122282 |
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Com o intuito de incentivar o consumo de hortaliças e promover uma alimentação saudável para toda família, a Embrapa Hortaliças (Brasília /DF) trabalha em ações de divulgação sobre a importância nutricional desses alimentos e de conscientização da necessidade de minimizar o desperdício. De acordo com Milza, pesquisadora da Embrapa Hortaliças, o objetivo do projeto Hortaliças na Web, que disponibiliza informações sobre diversas hortaliças na internet, é contribuir para o aumento do consumo desses alimentos pela população brasileira, orientar sobre os atributos de qualidade a serem considerados na hora da compra e alertar sobre o correto manuseio e acondicionamento das hortaliças no mercado e na residência para evitar desperdícios dos alimentos e de recursos... |
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) |
Palavras-chave: Alimentação saudável; Hortaliça; Consumidor; Acondicionamento; Recurso natural. |
Ano: 2013 |
URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1004968 |
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BRITO, L. de F. S.; CAMARGO, J. G.; SANTOS, V. F.; PIRES, C. R. F.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A.. |
A idade escolar é o período em que há a formação de hábitos alimentares, sendo a principal fase para que haja a intervenção com ações educativas. Este trabalho teve por objetivo relatar ações extensionistas direcionadas à Educação Alimentar e Nutricional com uso de metodologia lúdica, para promover o consumo de pescado em escolares. Trata-se de um relato de experiência extensionista com 43 alunos do 4º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Palmas. Foram utilizadas diferentes metodologias, como dinâmicas participativas, atividade de pintura e oficina culinária. A eficácia desta metodologia foi avaliada através da aplicação de pré-teste e pós-teste. Entre os resultados, postula-se que 83,7% dos escolares afirmaram que consomem peixe e 97,7%... |
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) |
Palavras-chave: Promoção da saúde; Alimentação saudável; Aprendizagem ativa; Alimentação infantil; Educação alimentar; Peixe; Alimentação; Escola; Educação; Nutrição. |
Ano: 2019 |
URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119264 |
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