Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 27
Primeira ... 12 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A utilização de materiais naturais como ferramentas pedagógicas nas atividades de Educação Ambiental. Repositório Alice
MASCHIO, W.; SOUZA, R. G; RACHWAL, M. F. G..
2003
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação ambiental; Aprendizagem; Processo; Ferramenta pedagógica.
Ano: 2003 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/308584
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Repositório Alice
AMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C..
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "ED216 Educação no Espaço Virtual", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos relacionados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa e atualizada, centrada no espírito de...
Tipo: Livro científico (ALICE) Palavras-chave: Tecnologia educacional; Ambientes virtuais; Aprendizagem; Ensino; Educação; Learning; Education.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931735
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Aprendizagem e disseminação de conhecimento nos colaboratórios das redes de pesquisa da Embrapa. Repositório Alice
TORRES, T. Z.; PEREIRA, N. R.; MAXIMO, F. A..
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir uma proposta de modelo conceitual para a criação de Colaboratórios para as redes de pesquisa da Embrapa. Os Colaboratórios são espaços virtuais de aprendizagem que, estruturados sob uma lógica sócio-interacionista e com ferramentas da web 2.0, tendem a potencializar a construção de novos conhecimentos e aprendizagens entre os cientistas das redes de pesquisa, fomentando também a aprendizagem organizacional.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Aprendizagem; Disseminação de conhecimento; Pesquisa e desenvolvimento; Learning; Knowledge; Research and development.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/946471
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Aprendizagem na sociedade do conhecimento: o caso da Embrapa Informática Agropecuária. Repositório Alice
TORRES, T. Z.; PIEROZZI JUNIOR, I..
Este trabalho é fruto de um estudo de caso realizado na Embrapa Informática Agropecuária - instituição pública de pesquisa, que atua no desenvolvimento de soluções de informática para o agronegócio brasileiro. Seu objetivo foi identificar como as aprendizagens entre as pessoas e as equipes de trabalho ocorrem e quais tipos de aprendizagens elas constroem. O estudo, feito sob uma abordagem qualitativa de pesquisa, sinalizou que há fatores circunscritos aos indivíduos e à estrutura organizacional que podem favorecer o aprendizado individual, coletivo e organizacional e a construção de novos conhecimentos.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Aprendizagem; Construção de aprendizagens.
Ano: 2009 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/663316
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Aprendizagem por observação: perspectivas teóricas e contribuições para o planejamento instrucional - uma revisão. Repositório Alice
BORGES-ANDRADE, J. E..
O presente trabalho inclui uma introdução teórica e uma revisão de estudos experimentais a respeito de aprendizagem por observação. Na introdução, dois enfoques teóricos tradicionais são apresentados e discutidos: o operante e o da aprendizagem social. A tendência mais recente de considerar estas duas interpretações como complementares e não necessariamente incompatíveis e apresentada. Em seguida, algumas aplicações de procedimentos de figuração(3) são descritas. A revisão de pesquisas teve como objetivo investigar dois pressupostos teóricos: 1) a eficácia da utilização de figuração e 2) encontrar apoio experimental para o postulado que afirma que o modelo humano exerce dois papéis na aprendizagem por observação - como instrumento informativo e como fator...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Planejamento instrucional; Contribuicao; Aprendizagem; Observacao; Learning; Observation; Instructional planning.
Ano: 1981 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/86030
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. Repositório Alice
SOUZA, M. I. F.; SILVA, L. O.; ARAÚJO, I. C..
RESUMO - Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes, essas tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento.
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Autoria; Aprendizagem; Ética dos hackers; Web 2.0; Learning; Intellectual property rights.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/886794
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Breeding program as a tool for education and training of young. Repositório Alice
LOBO, R. N. B..
Abstract: The major part of technicians with knowledge in the productions systems for goats and sheep are concentrated in Northeastern and South regions of Brazil. However, in recent years, the goats and sheep industries expanded to other areas of Brazil that suffer with the absence of professionals trained with these animals. GENECOC is a breeding program coordinated by Brazilian Agricultural Research Corporation, Embrapa Goats and Sheep, and has among the objectives to assist in training of human resources with specific skills on the animal breeding and production systems of meats goats and sheep. The program had supported the training of 36 students, being 14 graduate students and the development of 16 master projects and 6 PhD theses and it also has...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: GENECOC; Programa de treinamento; Caprino; Ovino; Genética animal; Melhoramento genético animal; Curso; Capacitação; Aprendizagem; Goats; Sheep; Animal breeding; Training programmes; Brazil.
Ano: 2014 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1063246
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Classificação de imagens de sementes de soja coloridas pelo tetrazólio baseada em aprendizado profundo. Repositório Alice
SOUZA JUNIOR, M.; FRANÇA-NETO, J. B.; SAITO, P. T. M.; BUGATTI, P. H..
bitstream/item/181375/1/Classificacao-de-imagens-p.1052-1054.pdf
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Teste de Tetrazólio; Soja; Semente; Aprendizagem; Controle de Qualidade; Soybeans; Seed quality; Neural networks; Tetrazolium.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094098
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Colaboratórios em instituições de PD&I: compartilhamento e disseminação do conhecimento. Repositório Alice
TORRES, T. Z..
Este trabalho, de caráter conceitual, explora a comunicação como um processo imprescindível para a gestão do conhecimento nas instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica (PD&I). Apresenta como uma alternativa à criação, compartilhamento e disseminação do conhecimento nestas instituições o ambiente virtual denominado de Colaborátorio, desenvolvido com ferramenta da Web 2.0, caracterizado como um espaço comunicacional que propulsiona entre os cientistas relações dialógicas, interativas, dinâmicas e horizontais favorecedoras da aprendizagem colaborativa e da criação de novos conhecimentos. Conclui que a implementação de espaços virtuais desta natureza nas instituições de PD&I está condicionada tanto à existência de um modelo...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Disseminação do conhecimento; Colaboratórios; Aprendizagem; Instituições de Pesquisa; Learning; Knowledge; Research institutions.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/913668
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Conteúdo educacional para TV digital interativa. Repositório Alice
AMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C..
Esta coletânea reúne textos produzidos pelos alunos da disciplina "Conteúdo educacional para TV digital interativa", oferecida anualmente na pós-graduação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa disciplina são discutidos os principais aspectos teóricos e práticos da produção de conteúdos educacionais aplicados a ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Os textos aqui reunidos sintetizam o resultado da dedicação dos alunos, que no decorrer das aulas protagonizaram intensos debates organizados em seminários, culminando na elaboração e apresentação de vários conteúdos educacionais digitais e interativos. A cada ano novos textos serão adicionados ao conteúdo deste livro, gerando uma produção colaborativa...
Tipo: Livro científico (ALICE) Palavras-chave: TV digital; Material didático; Educação; Ensino; Aprendizagem; Television; Learning; Education; Educational materials.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/931698
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Critérios informacionais para elaboração de conteúdo instrucional para a web com base nos princípios de aprendizagem multimídia. Repositório Alice
SILVA, K. I. C..
A tecnologia permite elaborar conteúdos instrucionais em diferentes suportes e formatos com o uso de áudios, textos, vídeos e animações, os quais influenciam distintamente na maneira como o ser humano interage com a informação e aprende. A compreensão dessas influências é importante para adaptar a tecnologia multimídia para melhorar a aprendizagem humana. A Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer apresenta princípios básicos para a elaboração de material instrucional multimídia visando a facilitar a aprendizagem, com base em como as pessoas aprendem. Estudos empíricos nas áreas de psicologia, educação, tecnologia e outras têm buscado validar os princípios da teoria e testar suas implicações no processo de aprendizagem. O objetivo desta...
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) Palavras-chave: Multimídia; Aprendizagem eletrônica; Ciência da Informação; Aprendizagem.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1070484
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Elaboração de capacitações: um guia para o facilitador. Infoteca-e
MARCELINO, M. Q. dos S..
O presente guia se propõe a orientar o planejamento e a execução de capacitações, considerando aspectos didático-pedagógicos relativos à aprendizagem de adultos inseridos no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, o planejamento é construído coletivamente pela equipe pedagógica responsável pelo curso. Este material consiste em um subsídio pedagógico para essa construção.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Administrative planning; Capacitação; Aprendizagem; Planejamento administrativo; Learning.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1035118
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Electronic media as active methodology in the teaching of veterinary anatomy MV&Z
Fontanelli, Giovana Pires de Campos; Orçati, Grazielle Saes; Marin, Daniela Soares; Teixeira, Priscila Sayuri Kavano; Ciancio, Ricardo; Ugolini, Roberto Vinicius; Foz Filho, Roberto Pimenta de Pádua; dos Santos, Flávio Augusto Marques; de Silvio, Maurício Melo.
The search for learning, based on the development of professional competencies in a global context, and the different ways students react to different teaching techniques in continuing education, requires universities to change and innovate (including new methods) in order to develop professionals who are able to exercise their calling in a changing and competitive scenario. This study innovates by creating access for veterinary students (via the Web) to the body of veterinary morphology work, including body painting, images of resin animals, games, quizzes, video classes, and the association of anatomy with radiographic images. Preliminary results indicate that material presented in this way increases interest, thus stimulating integrated and...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Morphology; Electronic media; Didactic method; Teaching; Learning; Alternative methodology morfologia; Mídia eletrônica; Método didático; Ensino; Aprendizagem; Metodologia alternativa.
Ano: 2015 URL: http://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28127
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Embrapa Amapá e a pós-graduação: uma parceria com efeitos positivos sobre a produção científica. Infoteca-e
YOSHIOKA, E. T. O.; ARAUJO, D. M. de F.; BORGES, W. L..
Na Amazônia há carência de recursos humanos qualificados em nível de pós-graduação, que possam contribuir na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento e no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas. A participação da Embrapa Amapá em cursos de pós-graduação junto com as universidades possibilita a integração de esforços tanto para a ampliação do capital intelectual regional existente quanto ao compartilhamento de infraestrutura necessária para o desenvolvimento de pesquisas que resultam em dissertações de mestrado e teses de doutorado e que contribuem para ampliar o conhecimento sobre a região. A participação de pesquisadores da Embrapa em programas de pós-graduação vincula atividades de docência e orientação de dissertações e teses aos...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Agricultura; Educação cooperativa; Aprendizagem; Pecuária; Tecnologia agrícola; Agriculture; Cooperative education; Learning; Livestock; Agricultural technology.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1079374
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Estratégias de aprendizagem e competências no trabalho. Repositório Alice
SOUZA, C. dos S..
Esta pesquisa objetivou identificar relações entre estratégias de aprendizagem e competências, em contexto de trabalho. Elas foram medidas por um questionário respondido por 789 trabalhadores de organização pública federal, que gera conhecimentos científicos e tecnologias para o agronegócio brasileiro. Foram empregadas análises estatísticas para validação fatoral, verificação de diferenças significativas entre grupos, cálculo de correlações bivariadas e análise de regressão múltipla stepwise para testar relações de predição. Na análise fatorial, foram revelados quatro fatores de estratégias de aprendizagem (Reflexão extrínseca e intrínseca, Busca de ajuda interpessoal, Busca de ajuda em material escrito e Reprodução) e duas dimensões competências (Trabalho...
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) Palavras-chave: Gestão por competência; Aprendizagem; Trabalho.
Ano: 2009 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/748897
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Estruturação do Processo de Capacitação Presencial e a Distância e de Educação não-formal da Embrapa Informática Agropecuária. Infoteca-e
TORRES, T. Z.; SOUZA, M. I. F.; CUNHA, L. M. S.; VAZ, G. J.; MAXIMO, F. A.; MARTINI, A. V.; GONZALEZ, A. F..
Trata-se de uma efetiva contribuição de pesquisa desenvolvida para estruturar o processo de capacitação presencial e a distância e de educação não formal, sob a perspectiva da gestão por processo, com vistas a atender as necessidades e demandas das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Transferência de Tecnologia (TT) e Desenvolvimento Institucional, privilegiando o emprego de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Capacitação presencial; Capacitação a distância; Educação a distância; Gestão por processos; Aprendizagem; Treinamento; Educação; Distance education.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1084295
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Estudo do Perfil do produtor na adoção de práticas higiênicas na ordenha de cabras leiteiras no semiárido paraibano. Repositório Alice
MORORÓ, A. M.; CHAPAVAL, L.; MAGALHÃES, D. C. T.; AGUIAR, V. M. P.; SOUSA, A. P. B. de; MIRANDA, K. P. de; LANDIM, A. V.; VASCONCELOS, A. M. de..
Objetivou-se avaliar o perfil dos produtores associado à aplicação de práticas higiênicas durante a ordenha em Unidades Produtoras (UP) selecionadas no semiárido paraibano. Foram analisados os seguintes aspectos: Tempo na atividade, idade e escolaridade. As respostas relacionadas ao grau de instrução dos entrevistados foram agrupadas em três níveis: Alta, Média e Baixa. Para avaliação do manejo de ordenha, os dados primários foram coletados utilizando-se um questionário. As propriedades foram agrupadas segundo o nível de adoção das práticas higiênicas em Boa, Regular e Ruim. Observou-se, que nas propriedades avaliadas quanto ao nível de adoção de boas práticas higiênicas durante a ordenha, a maioria (46,0%) foi Regular, 21,0% Ruim e 33,0% Boa, sendo...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Aprendizagem; Escolaridade; Adoção; Boas práticas agropecuárias; Caprino leiteiro; Leite de cabra; Ordenha; Pequeno produto; Pequeno produtor; Tecnologia.
Ano: 2012 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/945423
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Experimentação e validação de tecnologias em meio real: alguns elementos a partir da experiência de Massaroca (Juazeiro,BA). Infoteca-e
TONNEAU, J. P.; SABOURIN, E..
Princípios e enfoques; Massarroca: métodos de aprendizagem e de apoio à inovação; Os ensinamentos do projeto Massaroca.
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Adocao de inovacao; Difusao; Bahia; Massaroca; Familiar farms; Small farmers; Methods; Desenvolvimento rural; Agricultura Familiar; Aprendizagem; Método; Pequeno Produtor; Tecnologia; Rural development; Diffusion; Education; Innovation adoption; Technology.
Ano: 2000 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/134114
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Gestão do conhecimento organizacional: uma estratégia em via de formulação. Repositório Alice
CRIBB, A. Y..
2011
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Estratégia; Conhecimento; Colaboração; Aprendizagem; Desempenho organizacional.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/915723
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Método de produção de microconteúdo educacional. Infoteca-e
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z..
Este documento traz uma versão ampliada e detalhada do método de produção de microconteúdo educacional desenvolvido por Márcia Izabel Fugisawa Souza, objeto de tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em dezembro de 2013.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Conteúdo digital pedagógico; Material didático; Microconteúdo educacional; Produção de conteúdo didático; Aprendizagem; Learning; Educational materials.
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1038962
Registros recuperados: 27
Primeira ... 12 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional