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A bomba-relógio do consumismo. Infoteca-e
LOPES, M. A..
A economia global tem se comportado como se os recursos materiais do planeta fossem ilimitados, consumindo biomassa, combustíveis fósseis e minerais em volumes que chegam a 90 trilhões de toneladas anualmente, ou três vezes o volume extraído em 1970. Hoje nos damos conta de que não é mais possível sustentar um modelo econômico baseado no consumo sem limites. A escalada no consumo e sua relação com o desperdício e outro assunto que precisa ganhar a atenção das lideranças e dos formuladores de políticas públicas. Muitos acreditam que o desenvolvimento tecnológico nos permitirá alcançar novos patamares de eficiência no uso de recursos, levando a reduções na sua demanda e uso.
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Consumo; Consumidor; Economia; Consumers (people); Consumption (economics).
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1123787
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A democratização dos sistemas alimentares. Infoteca-e
LOPES, M. A..
Cresce, a cada dia, a preocupação com a excessiva concentração de poder em segmento tão essencial para o bem-estar da humanidade, já que um número relativamente limitado de operadores ganhou capacidade de influenciar praticamente todas as etapas críticas dos sistemas alimentares.
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Sistema de Alimentação; Consumidor; Nutrição Humana; Indústria Alimentícia; Indústria Agrícola.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126364
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A indicação geográfica de vinhos finos segundo a percepção de qualidade de enófilos Ciência Rural
Falcão,Thays Ferreira; Révillion,Jean Philippe Palma.
As indicações geográficas (IG) representam uma forma de atributo credencial visando à distinção qualitativa do produto de uma região específica. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as fontes de informação, o grau de valorização e de credibilidade e os fatores de qualidade relacionados ao conceito de IG em vinhos finos a partir da percepção de qualidade de enófilos de confrarias brasileiras. O estudo foi dividido em duas etapas: i) a primeira, exploratória, envolveu a revisão de literatura e consulta a especialistas para elaboração do instrumento de coleta de dados; ii) a segunda, descritiva, envolveu um pré-teste do instrumento de coleta de dados seguido pela realização de uma pesquisa via internet, com 144 enófilos. Dentre as fontes importantes...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Consumidor; Enófilo; Indicação geográfica; Qualidade em alimentos.
Ano: 2010 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782010000200031
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A NOÇÃO DE TERROIR E SUA INFLUÊNCIA NA DINAMIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DOS VINHOS FINOS AgEcon
Blume, Roni; Pedrozo, Eugenio Avila.
Todos os produtos agroindustriais são localizáveis espacialmente. Mas alguns são mais dependentes da apropriação do espaço para a transformação em mercadoria, do que outros. No contexto da cadeia vitivinícola mundial esta relação do produto com seu local de origem pode ser percebida como um sinônimo de qualidade e autenticidade, especialmente para os vinhos de terroir. Para entender a influência do terroir no âmbito da cadeia produtiva torna-se necessário abordar diferentes questões além da qualidade, como: preço, papel do consumidor, inovações, tecnologia, uso dos recursos, desenvolvimento, entre outras, em seus diferentes elos. Por este motivo, propõe-se neste estudo a abordar a discussão do terroir e suas possíveis implicações e influências nos três...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Cadeia Vitivinícola; Terroir; Agregação de Valor; Consumidor; Wine Chain; Terroir; Addition of Value; Consumer; Industrial Organization.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109783
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ABATEDOURO móvel: alternativa para a pequena produção de suínos: programa 12: Sul. Infoteca-e
O abatedouro móvel é uma alternativa para a pequena produção de suínos. Esta tecnologia tem a vantagem de poder atender a vários produtores de uma localidade, além de ajudar a diminuir o custo desta atividade. O abatedouro móvel também contribui para a segurança alimentar dos produtos que chegam à mesa dos consumidores, permite que produções em pequena escala tenham legalização fiscal, sanitária e possam até ser vendidas para outros municípios ou estados.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Legalização fiscal; Suíno; Abatedouro; Segurança alimentar; Consumidor; Inspeção sanitária.
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1043275
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ACEITAÇÃO E SEGMENTAÇÃO DO MERCADO DE PRODUTOS DERIVADOS DA CARNE DE PERU AgEcon
Pulici, Rodrigo; Alves, Flavio Rocha; Gameiro, Augusto Hauber.
Nos últimos anos, a avicultura brasileira tem apresentado grande crescimento na produção e a criação de perus acompanha - de certa forma - este desempenho. Como o frango de corte, grande parte da produção de carne de peru é exportada. Todavia, o frango de corte tem o consumo no mercado interno bastante consolidado, o que já não ocorre com o consumo de derivados de peru, que se apresenta bastante baixo, apesar do crescimento nos últimos cinco anos. A presente pesquisa analisou a estratégia de segmentação do mercado dos produtos à base de carne de peru, o comportamento de compra baseado nos preços desses produtos no varejo vis-à-vis os dos derivados de frango e as possíveis causas do baixo consumo per capita brasileiro. A pesquisa foi realizada em três...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Carne; Peru; Varejo; Consumidor; Segmentação; Meat; Turkey; Retail; Consumer; Segmentation; Livestock Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/108968
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Aceitação sensorial e composição centesimal da carne de ovelhas abatidas em diferentes estágios fisiológicos Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.
Pinheiro,R.S.B.; Jorge,A.M.; Souza,H.B.A..
Estudaram-se a composição centesimal do músculo Longissimuslumborum e a aceitação sensorial do músculo Longissimus thoracis, provenientes de ovelhas de descarte da raça Santa Inês, abatidas em distintos estágios fisiológicos. Foram utilizadas 21 ovelhas, distribuídas nos seguintes grupos: OL = ovelhas que permaneceram por 60 dias em lactação com seus respectivos cordeiros e que foram abatidas um dia após o desmame deles; OSC = ovelhas que permaneceram por 60 dias em lactação com seus respectivos cordeiros e mais um período aproximado de 30 dias sem os cordeiros e que, posteriormente, foram abatidas; e ONP = ovelhas que não pariram durante o ano. Os teores de proteína e de cinzas da carne ovina foram semelhantes entre os grupos experimentais, e os valores...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ovino; Consumidor; Qualidade da carne.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352012000400035
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Actitudes y percepciones de consumidores en la Ciudad de México, hacia atributos de la producción sustentable de alimentos de origen animal Veterinaria México
Santurtún Oliveros,Eduardo; Tapia Pérez,Graciela; González-Rebeles,Carlos; Galindo Maldonado,Francisco.
Los sistemas de producción de alimentos en búsqueda de una producción sustentable, integran diversos elementos como: protección al ambiente, inocuidad de los alimentos, bienestar animal y beneficios para los productores locales. Los objetivos del estudio fueron: 1) identificar actitudes de los consumidores en tres delegaciones de la Ciudad de México hacia atributos de sustentabilidad; 2) identificar sus percepciones con respecto a la producción de alimentos de origen animal en México; 3) determinar si existe un efecto de las variables sociodemográficas. Para este fin se encuestaron a 1200 consumidores de diferentes niveles socioeconómicos, en mercados de tres delegaciones de la Ciudad de México. Los resultados muestran que las actitudes y percepciones de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Actitudes; Atributos de sustentabilidad; Consumidor; Ciudad de México; Encuesta; Producción animal.
Ano: 2012 URL: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0301-50922012000200001
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Agronegócio de uvas de mesa. Infoteca-e
CHOUDHURY, M. M.; ARAUJO, J. L. P.; MELO, M. V. D de; COSTA, T. S. da.
Visão inivadora do agronegócio; mudanças no comportamento do consumidor; rastreabilidade e certificações de selos; gestão ambiental; responsabilidade social; barreiras às exportações de uvas de mesa; exigências impostas pelos principais importadores; cadeia de abastecimento; mercado mundial de uvas de mesa; o Brasil no comércio internacional de uvas de mesa; mercado nacional; perspectivas de mercado para as uvas de mesa brasileiras.
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Uva de mesa; Pós colheita; Videira; Rastreabilidade; Gestão ambiental; Responsabilidade social; Cadeia de abastecimento; Comércio internacional; Agronegócio; Consumidor; Exportação; Mercado.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/162754
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ALGODÃO em consórcios agroecológicos: programa 42: Nordeste/Vale do Jequitinhonha. Infoteca-e
O Prosa Rural desta semana fala sobre Algodão em consórcios agroecológicos. No caso da cotonicultura, o consórcio agroecológico consiste em cultivar na mesma área, além do próprio algodão, também as culturas alimentares e as plantas nativas da caatinga. Essa diversificação amplia a renda do produtor e reduz os riscos de doenças e pragas do algodão, além de trazer ganhos ambientais e mais saúde para o agricultor e para o consumidor. O convidado do programa é o pesquisador Marenilson Batista, da Embrapa Algodão, que fala sobre as vantagens e principalmente sobre os desafios de se cultivar o algodão em consórcio.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Algodão; Agricultor; Consorciação de Cultura; Consumidor; Cotonicultura; Produtor; Renda.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126152
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Alta nos preços do feijão anima produtores, mas preocupa consumidores. Infoteca-e
WANDER, A. E..
Nas últimas semanas os produtores de feijão vêm comemorando com as altas no preço recebido pelo feijão, principalmente o feijão do grupo comercial carioca. Os consumidores estão sentindo esta alta, que pode durar alguns meses. A expectativa é que a colheita da safrinha (2ª safra) colhida no Sul e no Nordeste venha a trazer aliviar um pouco a falta de oferta do produto. Uma queda mas acentuada é mais provável que ocorra somente no segundo semestre, quando entra o feijão colhido na 3ª safra.
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Feijão; Política de preço; Consumidor.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/989010
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Análise da aceitação mercadológica de queijo de leite caprino em função do perfil socioeconômico dos consumidores. Infoteca-e
LUCENA, C. C. de; BENEVIDES, S. D.; GUIMARAES, V. P.; MARTINS, E. C..
Resumo: Neste estudo, objetivou-se analisar a aceitação mercadológica do queijo de leite de cabra em função do perfil socioeconômico dos consumidores. Para tanto foi aplicado um questionário semiestruturado para obtenção dos indicadores de perfil socioeconômico (idade, sexo, escolaridade e renda), frequência do consumo de queijos, percepção dos preços de queijo de leite caprino, interesse dos consumidores para experimentar novos alimentos (perfil inovador), nível de aceitação sensorial e nível de interesse dos consumidores (adoção potencial), estas duas últimas variáveis, utilizando a escala likert de três pontos. O universo amostral foi de 740 consumidores, escolhidos aleatoriamente, em supermercados varejistas das cidades de Fortaleza-CE, João Pessoa-PB...
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E) Palavras-chave: Queijo artesanal; Alimento funcional; Aceitação; Goat’s artisanal cheese.; Caprino; Leite de Cabra; Consumidor; Mercado; Goat milk; Functional foods.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1101483
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Atitude do consumidor em relação à soja e produtos derivados Ciênc. Tecnol. Aliment.
Behrens,Jorge Herman; Silva,Maria Aparecida Azevedo Pereira da.
Crenças coletadas de consumidores da cidade de Campinas-SP foram utilizadas para compor um questionário de pesquisa de atitude com relação à soja. Um total de cem indivíduos respondeu à pesquisa que, além dos itens de atitude, também avaliou o grau de aceitação e freqüência de consumo de soja e alguns produtos derivados. Os resultados indicaram baixo consumo de produtos de soja pelos entrevistados. A avaliação da atitude revelou concordância que soja é uma boa fonte de proteínas, que o "leite" de soja ajuda a reduzir a gordura corporal, sendo também uma opção para indivíduos alérgicos a leite e que tenham problemas com colesterol. De uma forma geral, a atitude dos entrevistados foi positiva, porém, é recomendável reforçar as alegações de saúde e de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Soja; Consumidor; Atitude.
Ano: 2004 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612004000300023
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ATRIBUTOS VALORIZADOS PELOS CONSUMIDORES DE UNAÍ/MG NOS PONTOS DE VENDA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS AgEcon
Leitao, Fabricio Oliveira; Brisola, Marlon Vinicius; Neiva, Luciane De Faria; Ibarra, Elizabeth Ruano.
A intensa competitividade entre as organizações e o foco fortemente voltado para os clientes fazem com que as empresas de varejo alimentício criem estratégias de marketing que consigam atender aos atributos valorizados pelos consumidores. Utilizando-se destes elementos, o presente trabalho buscou identificar as preferências e valores destes em relação a um ponto de venda de produtos alimentícios na cidade de Unaí/MG, bem como saber se eles estão encontrando o que é valorizado por eles no local ao qual realizam suas compras. Presume-se que ao conhecer estes atributos, e adotar as estratégias necessárias, as empresas de varejo alimentício consigam obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Dentro dos resultados encontrados deste estudo, foi...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Atributos valorizados; Estratégias de marketing; Consumidor; Valued attributes; Marketing strategies; Consumer; Food Consumption/Nutrition/Food Safety.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109708
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Avaliação da intenção de compra de couve minimamente processada Ciênc. Tecnol. Aliment.
Dantas,Maria I. S.; Deliza,Rosires; Minim,Valéria P.R.; Hedderley,Duncan.
Vários fatores influenciam a percepção do produto pelo consumidor e, conseqüentemente, sua intenção de compra. Dentre tais fatores pode estar a expectativa criada pelas características da embalagem e do rótulo, pois representam o primeiro contato entre o indivíduo e o produto. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito das características da embalagem na intenção de compra de couve minimamente processada, considerando as diferenças individuais dos consumidores para processar as informações. Cinco características da embalagem de couve minimamente processada (informação, tipo de produção, cor, preço e visibilidade do produto) foram manipuladas e 12 embalagens criadas seguindo delineamento fatorial incompleto. A intenção de compra para o produto foi...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Consumidor; Intenção de compra; Conjoint analysis; Embalagem.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612005000400022
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Avaliação qualitativa do hábito de leitura e entendimento: recepção das informações de produtos alimentícios Ciênc. Tecnol. Aliment.
Marins,Bianca Ramos; Jacob,Silvana do Couto; Peres,Frederico.
A rotulagem de alimentos é o principal elo entre o consumidor e o produto, além de representar um importante instrumento de educação alimentar. O presente estudo avaliou o hábito de leitura e compreensão dos rótulos de produtos alimentícios pelos freqüentadores de supermercados do município de Niterói/RJ - nos meses de setembro a dezembro de 2003. Foram realizadas entrevistas individuais (estudo quali-quantitativo) nas quais foi usado como instrumento de estudo um questionário sobre os rótulos, que foi aplicado a 400 indivíduos. Os resultados referentes à parte qualitativa do estudo evidenciaram que os principais problemas na compreensão da rotulagem dos produtos alimentícios foram: a baixa confiança pelos consumidores nas informações vinculadas pelos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Rotulagem de alimentos; Consumidor; Legislação; Avaliação qualitativa; Vigilância sanitária.
Ano: 2008 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000300012
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Avaliação sensorial dos frutos de cultivares de abacaxi para consumo in natura¹ Rev. Bras. Frutic.
Berilli,Sávio da Silva; Almeida,Selma Bergara; Carvalho,Almy Junior Cordeiro de; Jesus Freitas,Silvio de; Berilli,Ana Paula Candido Gabriel; Santos,Paulo Cesar dos.
Os pomares de abacaxizeiro no Brasil sofrem constantemente com as perdas de plantas e frutos ocasionadas pela fusariose, pois as cultivares plantadas atualmente são suscetíveis a esta doença. Novas cultivares mais resistentes têm surgido, no entanto não há registros de que já tenham sido avaliadas sensorialmente por consumidores. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aceitação sensorial de duas novas cultivares resistentes à fusariose, Vitória e EC-93, comparando-as com outras já estabelecidas no mercado consumidor de frutas in natura, Pérola e Gold. A aceitação dos frutos foi avaliada por 52 consumidores com relação a aroma, sabor, impressão global, textura, aparência da fatia, aparência do fruto inteiro, utilizando-se da escala hedônica estruturada de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ananas comosus; Cultivar Vitória; Aceitação; Fusariose; Consumidor.
Ano: 2011 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452011000500081
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Avicultura alternativa: da organização do produtor ao consumidor. Infoteca-e
SAATKAMP, M. G..
bitstream/item/122196/1/final7463.pdf
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Consumidor; Produtor..
Ano: 2014 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1013355
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Batatas: diversidade de cores e sabores. Infoteca-e
VIZZOTTO, M..
bitstream/item/219005/1/Revista-Batata-Show-57-pag-10.pdf
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Batata; Cor; Sabor; Consumidor.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1127906
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BOAS práticas de fabricação de queijo coalho: programa 26: Nordeste/Vale do Jequitinhonha. Infoteca-e
Esta semana você vai descobrir o que é preciso para garantir uma boa qualidade na produção do queijo coalho. Tudo começa com as boas práticas de fabricação. Elas são essenciais, pois quanto maior o cuidado com a higiene, menor a contaminação por micróbios, o que garante maior tempo de vida útil dos queijos artesanais, maior segurança e saúde para o consumidor. Além disso, o processamento adequado do leite durante a fabricação, gera mais rendimento de queijo, proporcionando maior renda para o produtor familiar. Participa do programa a pesquisadora Karina Neoob, da Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Queijo coalho; Queijo; Contaminação; Consumidor; Leite; Processamento; Produtor; Produção.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1123586
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