Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 39
Primeira ... 12 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A biodiversidade amazônica do Arquipélago de Anavilhanas. Repositório Alice
ARAÚJO, M. I. de; SOUSA, S. G. A. de; SANTIAGO, S. M..
Objetiva o presente trabalho abordar o turismo ecológico como patrimônio natural inseridos na educação ambiental como alternativa de desenvolvimento sustentável para as comunidades tradicionais residentes no Parque considerando que, além de promover através do uso racional dos recursos naturais e culturais melhoria na qualidade de vida da população, possibilitando a geração de emprego e renda, assim como, a conservação e preservação dos recursos naturais existentes, oferecendo aos turistas, produto diferenciado no mercado turístico da cidade.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Turismo ecológico; Educação Ambiental; Parque Nacional de Anavilhanas; Desenvolvimento Sustentável.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1031576
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Ações do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia Guayi na Embrapa Milho e Sorgo e na UFSJ, em Sete Lagoas, região central de Minas Gerais, Brasil. Repositório Alice
MATRANGOLO, W. J. R.; FERRAZ, L. de C. L.; RIBEIRO, P. E. de A.; CAMPANHA, M. M.; COSTA, T. C. e C. da.
A região Central de Minas Gerais apresentava reduzida disponibilidade de espaços e fóruns que permitissem o diálogo sobre agrobiodiversidade em uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Os editais do CNPq que apoiaram ações de Agroecologia em todo Brasil favoreceram a criação e o fortalecimento de equipe multi-institucional do Centro Vocacional e Tecnológico de Agroecologia de Minas Gerais-GUAYI (CVT-Guayi), que com a proposta de ser uma rede de construção, troca e valorização de saberes, promoveu eventos como cursos, palestras e oficinas de forma contextualizada, que aprofundaram questões relativas aos temas socioambientais da região. O presente relato dá foco para as ações no contexto da fazenda da Embrapa Milho e Sorgo. Ferramentas de...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Aprendizado; Biodiversidade; Educação Ambiental.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099113
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Análise de conteúdo de temática ecológica em canções que expressam os elementos: água, ar, terra e fogo. Repositório Alice
FERNANDES, C. V. S.; OLIVEIRA, V. B. V..
O acervo musical brasileiro é rico em canções que abordam a temática ecológica e que são utilizadas em processos educativos socioambientais. O objetivo deste artigo é analisar o conteúdo temático de canções que representam os elementos da natureza (Água, Ar, Terra e Fogo) de modo identificar argumentos que colaborem para validar o uso delas na educação ambiental. Com base em procedimentos que orientam a análise de conteúdo, fez-se a análise de quatro canções que fazem parte do repertório de palestra-show sobre diversidade cultural e sustentabilidade. Identificou-se enunciados referentes ao mundo natural e ao mundo hominal, que apontam o homem como responsável pela destruição da natureza e outros que conclamam a sociedade para reagir e agir, participando de...
Tipo: Capítulo em livro científico (ALICE) Palavras-chave: Canção; Temática ecológica; Elementos da natureza; Análise de conteúdo; Songs; Ecological themes; Elements of nature; Content analysis; Educação Ambiental; Environmental education.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129342
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Aspectos de projetos socioambientais baseados na pesquisa-ação. Repositório Alice
COSTA, J. R.; SILVA, A. M. da; SOARES, J. E. C..
O objetivo deste trabalho é fazer o relato de projetos de cunho socioambiental, desenvolvidos pela Embrapa Amazônia Ocidental, IFAM (zona leste) e associações rurais. São discutidos princípios, aspectos metodológicos e desdobramentos das ações com base, especialmente, na pesquisa-ação, a qual tem por objetivo facilitar o processo desenvolvido com as comunidades, formando uma estreita cooperação entre agricultores e técnicos. A experiência apresentada é um trabalho vinculado aos princípios da Educação Ambiental, que busca a participação, a corresponsabilidade, a mudança de atitudes e o aperfeiçoamento de habilidades e competências, condições básicas para estimular maior integração e harmonia das famílias com o meio ambiente.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Metodologia participativa; Agricultura familiar; Educação Ambiental.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1031414
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Capacitação de alunos de ensino público sobre conhecimentos básicos de inventário florestal - Relato. Repositório Alice
MACIEL, S. P. O.; BATISTA, M. S. T.; GUABIRABA, I. R.; CORRÊA, J. F. V.; FERREIRA, J. A.; LIRA-GUEDES, A. C..
Existem práticas sociais que geram um impulso de reflexão do contexto ambiental e que vêm crescendo e se destacando, a da capacitação em diferentes faixas etárias, principalmente de crianças e de adolescentes. O objetivo deste trabalho é expor as etapas da capacitação de alunos do ensino público, pela equipe de pesquisa do Núcleo de Recursos Florestais, da Embrapa Amapá, que teve como tema: inventário florestal e uso de ferramenta de geoprocessamento.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Agrícola.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127682
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Construção da proposta pedagógica. Infoteca-e
HAMMES, V. S..
Relação sociedade/natureza; Desenvolvimento sustentável; Educação ambiental; Educação ambiental, ética e cidadania planetária; Meio ambiente e religiosidade; Expansão do capital no espaço geográfico; Orientação pedagógica; Temas transversais; Interdisciplinaridade; A educação ambiental e as diversas correntes pedagógicas; A educação ambiental e os quatro pilares proposto pela Unesco; As inteligências múltiplas e seu desenvolvimento; Trabalhando a inteligência ecológica ou naturalista; Desenvolvimento de competência para toda a vida; Percepção da sensibilização do aluno/professor; Avaliação da sensibilização na relação professor e aluno; Avaliação de projetos; Acompanhamento e avaliação de projetos; Comunicação e informação; A importância da mídia na...
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunicação de massa; Legislação Ambiental; Educação Ambiental; Desenvolvimento sustentável; Meio Ambiente.
Ano: 2002 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/13941
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Contribuição da pesquisa florestal para um ecossistema em extinção: floresta atlântica do Nordeste do Brasil. Infoteca-e
REGO, G. M.; HOEFLICH, V. A..
Neste levantameno procurou-se inserir os aspectos naturais e sociais no processo historico do desenvolvimento da ocupacao dessa regiao, principalmente na faixa da Floresta Atlantica. Essa ocupacao desenfreada vem contribuindo para o desaparecimento da mata e trazendo tanto problemas ecologicos como sociais, uma vez que a degradacao das florestas interfere diretamente na qualidade de vida de homem.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Floresta; Floresta Atlântica - Noredeste; Floresta - Preservação; Educação Ambiental.
Ano: 2001 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/371146
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Desafios de ensino-aprendizado em ?meio ambiente e agroecologia? para jovens e crianças em Sete Lagoas-MG. Repositório Alice
MAIA, N. L. M.; GOMES, J. T.; UBALDO, J. C. S. R.; FERRAZ, L. C. L.; MATRANGOLO, W. J. R..
A oficina "Educação Ambiental e agroecologia" é uma dentre as diversas atividades ministradas, de forma voluntária, por discentes de graduação da Universidade Federal de São João Del Rei -Campus Sete Lagoas (UFSJ ?CSL) - MG, no âmbito do Projeto Local de Envolvimento Comunitário (PLEC), em parceria com o programa de extensão da UFSJ conhecido como PSDL (Programa Social de Desenvolvimento Local), que auxilia na dinâmica do projeto existente há mais de 25 anos. As aulas da oficina têm sido um grande desafio de aprendizado tanto para os educadores (discentes e docentes voluntários) como para os educandos, as crianças deste projeto. As atividades realizadas têm despertados nas crianças o interesse na produção de hortas agroecológicas nas suas residências e no...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Agroecologia; Extensão universitária; Horta orgânica; Educação Ambiental; Segurança Alimentar.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126286
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Divulgação científica e educação ambiental: o Programa Embrapa & Escola na Embrapa Pantanal. Repositório Alice
FREITAS, G. O. de; GUTIERREZ, R.; TOMAS, W. M..
A educação é vista como um importante processo de humanização e uma importante ferramenta impulsionadora de transformação social. Ela tem o objetivo de abrir portas para que as pessoas compreendam o mundo, transformando e desenvolvendo-se como parte de uma sociedade 'humana mais humanizada', sendo considerada uma peça importante para o progresso individual e social. Para alguns, a educação relaciona-se apenas às instituições de ensino (escolas e universidades); para outros, a educação está relacionada ao nível de civilidade e socialização do indivíduo, ou seja: sua capacidade de atuar no meio em que está inserido. A educação ambiental é direcionada à forma com que o indivíduo se relaciona com o meio.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação Ambiental; Escola; School children; Environmental education.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100928
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental em ambiente não formal: uma experiência estatal. Repositório Alice
SILVA, J. K. de S.; PONTES, A. N..
É incontestável a importância da educação como base para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, entendendo-se como condição sine qua non para tal, a sinergia entre a educação formal e a não-formal para a construção e consolidação dos saberes. A Educação Ambiental com sua transversalidade e interdisciplinaridade transita livremente entre o formal e não-formal quando o assunto é educação, e nesse contexto as experiências propostas pelas corporações são de grande valia na formação e sensibilização do cidadão. Assim sendo, não é exagero questionar como vem sendo a participação das empresas públicas quando o assunto é Educação Ambiental de âmbito não-formal de educação? Com o objetivo de analisar como vem sendo a experiência relativa a execução do...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Não-formal; Embrapa.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1036450
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
EDUCAÇÃO ambiental na Embrapa Amazônia Ocidental. Infoteca-e
O que é a gestão ambiental. O que é educação ambiental. Linhas de atuação da educação ambiental. A responsabilidade social. Objetivos. Metodologia. Atividades do GEA. Atuações da educação ambiental. Ações para preservar o meio ambiente.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Amazônia Ocidental; Educação Ambiental.
Ano: 2007 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/682157
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental na trilha e no arboreto da Embrapa Florestas - uma proposta para o Circuito Italiano de Turismo Rural. Repositório Alice
COSTAMILAN, A. L.; RACHWAL, M. F. G.; SOUZA, R. G..
2003
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ecoturismo; Educação Ambiental; Preservação; Meio ambiente; Desenvolvimento Sustentável; Colombo.
Ano: 2003 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/308569
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental no ensino médio: o calendário agroambiental como ferramenta pedagógica na conservação dos recursos hídricos. Repositório Alice
SILVA, A. F. da.
O presente trabalho objetivou desenvolver e validar um calendário agroambiental, com base na abordagem meio ambiente e sociedade, contribuindo para o fortalecimento da consciência ambiental de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola EREM Tristão Ferreira Bessa, no município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco. A construção deste trabalho apoiou-se em fontes bibliográficas e dados obtidos pela observação da realidade dos alunos concernente aos recursos hídricos. O desenvolvimento do calendário se apresenta nesta pesquisa como um produto de ensino-aprendizagem, utilizando sempre metodologias participativas em todas as etapas abordadas: 1) aulas expositivas participativas; 2) levantamento de dados; 3) discussão e interpretação dos dados coletados nos...
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) Palavras-chave: Experiencia pedagógica; Educação Ambiental; Recurso Hídrico; Meio Ambiente; Conservação.
Ano: 2019 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1110384
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental para adequação de pequenas propriedades agrícolas. Repositório Alice
COSTA, J. R.; SILVA, A. M.; SOARES, J. E. C..
A adequação ambiental compreende todas as ações a serem desenvolvidas no imóvel rural, visando delimitar, recuperar, recompor e criar condições para a regeneração da vegetação nativa. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, é possível realizar tal adequação. Neste trabalho, são apresentados os resultados de um projeto desenvolvido pela Embrapa, Ifam (zona leste) e Senar, em um assentamento da reforma agrária, na zona rural de Manaus (AM). O projeto foi desenvolvido com base em princípios metodológicos participativos. A Educação Ambiental tem representado um instrumento básico para a construção de alternativas. Paulatinamente, as propriedades agrícolas estão sendo adequadas às normas ambientais vigentes, havendo, também, a geração de trabalho e...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Educação Ambiental; Agricultura Familiar; Código Florestal.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074475
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental para o público Embrapa & Escola. Repositório Alice
SILVA, G. N. da; GUIMARAES, R. dos R..
O objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental em escolas da zona rural e zona urbana.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Percepção ambiental; Diagnostico; Educação Ambiental.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872897
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental para o público interno da Embrapa Amazônia Oriental. Repositório Alice
OLIVEIRA, T. S. D. de; COUTO, H. A. R. do; SANTOS, P. C. S. dos; GASPAR, S. M. M.; OLIVEIRA, K. S. P. de..
2016
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Produtos de Comunicação.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1063193
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação e empreendedorismo para o desenvolvimento rural sustentável. Infoteca-e
COSTA, P. da; COSTA, J. R. da; AQUINO, A. M. de; SANTOS, A. G. dos; FURTADO, A. L. dos S.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G.; CRISCUOLO, C.; ALVES, E. R. da S.; ESCOBAR, J. L.; STARETZ, K.; SOUZA, M. G. S. de; DURIGAN, M. F. B.; COSTA, M. O. X. D.; SALES, P. de A. O.; BELTRAO, S. L. L..
Apresentam-se diferentes ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de cunho educacional tanto formal quanto não formal, que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências no meio rural brasileiro
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação Agrícola; Educação Ambiental; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098264
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação para fortalecimento da gestão ambiental na Embrapa Amazônia Ocidental. Repositório Alice
GUIMARAES, R. dos R.; PAMPLONA, A. M. S. R.; COUTO, H. A. R. do.
A Embrapa Amazônia Ocidental, seguindo orientação institucional, implantou em 2006 um programa de educação ambiental com o objetivo de subsidiar as Ações de Gestão Ambiental. Voltado para o público interno (funcionários e demais colaboradores) e externo (Embrapa & Escola e comunidades onde desenvolve ações de transferência de tecnologia, o programa tem a finalidade de diagnosticar problemas nas ações de Gestão Ambiental para fixar condições, padrões e procedimentos para planejar e implantar práticas permanentes de conscientização ambiental que viabilizem a incorporação à cultura organizacional de princípios de responsabilidade, conservação e precaução sócio-ambiental.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Qualidade do ambiente de trabalho; Responsabilidade social; Desperdício; Educação Ambiental.
Ano: 2009 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/671828
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educomunicação socioambiental na prática: valorização da castanha-da-amazônia por alunos de Escola Família Agrícola (EFA), em Rondônia. Repositório Alice
OLIVEIRA, V. B. V. de.
A valorização da castanha-da-amazônia foi o tema gerador adotado pela Embrapa Rondônia, em processo educativo socioambiental com alunos de uma Escola Família Agrícola (EFA), com o objetivo de conhecer a percepção deste segmento da sociedade, quanto ao valor simbólico dos produtos da sociobiodiversidade amazônica. Tendo como referencial os princípios da educomunicação socioambiental, o objetivo deste trabalho é apresentar as técnicas empregadas que caracterizam a prática educomunicativa, analisar e discutir as interações ocorridas entre os atores sociais (alunos, professores e pesquisadores), intermediados por um processo de comunicação dialógica que produz subsídios para a elaboração de videoaulas e produtos de comunicação que expressem argumentos de...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Escola Família Agrícola (EFA); Castanha-da-amazônia; Produto florestal não madeireiro (PFNM); Extrativismo; Extractivism; Comunicação oral; Rede Kamukaia; Rondônia; Amazônia Ocidental; Western Amazon; Educação Ambiental; Comunicação; Comunidade Rural; Castanha do Para; Bertholletia Excelsa; Agricultura Sustentável; Capacitação; Environmental education; Agricultural education; Rural communities; Sustainable agriculture; Brazil nuts; Oral communication; Nontimber forest products.
Ano: 2020 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127993
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Implantação de sistema de gestão ambiental no âmbito público: relato de caso da Embrapa Amazônia Oriental. Repositório Alice
COUTO, H. A. R. do..
A maioria das instituições públicas no Brasil não possui um Sistema de Gestão Ambiental - SGA próprio, elaborado para minimizar ou sanar seus impactos ambientais. Este fato motivou a elaboração deste trabalho, que tem por objetivo apresentar um relato da prática de implantação do SGA na Embrapa Amazônia Oriental. A metodologia de implantação segue a proposta contida no livro ?Diretrizes Institucionais de Gestão Ambiental nas Unidades da Embrapa? (PENHA, et al. 2010), que possui cinco eixos temáticos: Gerenciamento de Áreas Protegidas e Plano de Manejo; Gerenciamento de Resíduos Gerais; Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios; Gerenciamento de Resíduos de Campos Experimentais e Educação Ambiental. O livro propõe para cada eixo temático ações norteadoras...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Gestão Ambiental; Gerenciamento de Resíduos; Resíduos de Laboratórios; Resíduos de Campos Experimentais; Educação Ambiental.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/979628
Registros recuperados: 39
Primeira ... 12 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional