Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 26
Primeira ... 12 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A biodiversidade amazônica do Arquipélago de Anavilhanas. Repositório Alice
ARAÚJO, M. I. de; SOUSA, S. G. A. de; SANTIAGO, S. M..
Objetiva o presente trabalho abordar o turismo ecológico como patrimônio natural inseridos na educação ambiental como alternativa de desenvolvimento sustentável para as comunidades tradicionais residentes no Parque considerando que, além de promover através do uso racional dos recursos naturais e culturais melhoria na qualidade de vida da população, possibilitando a geração de emprego e renda, assim como, a conservação e preservação dos recursos naturais existentes, oferecendo aos turistas, produto diferenciado no mercado turístico da cidade.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Turismo ecológico; Educação Ambiental; Parque Nacional de Anavilhanas; Desenvolvimento Sustentável.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1031576
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Ações do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia Guayi na Embrapa Milho e Sorgo e na UFSJ, em Sete Lagoas, região central de Minas Gerais, Brasil. Repositório Alice
MATRANGOLO, W. J. R.; FERRAZ, L. de C. L.; RIBEIRO, P. E. de A.; CAMPANHA, M. M.; COSTA, T. C. e C. da.
A região Central de Minas Gerais apresentava reduzida disponibilidade de espaços e fóruns que permitissem o diálogo sobre agrobiodiversidade em uma perspectiva multi, inter e transdisciplinar. Os editais do CNPq que apoiaram ações de Agroecologia em todo Brasil favoreceram a criação e o fortalecimento de equipe multi-institucional do Centro Vocacional e Tecnológico de Agroecologia de Minas Gerais-GUAYI (CVT-Guayi), que com a proposta de ser uma rede de construção, troca e valorização de saberes, promoveu eventos como cursos, palestras e oficinas de forma contextualizada, que aprofundaram questões relativas aos temas socioambientais da região. O presente relato dá foco para as ações no contexto da fazenda da Embrapa Milho e Sorgo. Ferramentas de...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Aprendizado; Biodiversidade; Educação Ambiental.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099113
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Aspectos de projetos socioambientais baseados na pesquisa-ação. Repositório Alice
COSTA, J. R.; SILVA, A. M. da; SOARES, J. E. C..
O objetivo deste trabalho é fazer o relato de projetos de cunho socioambiental, desenvolvidos pela Embrapa Amazônia Ocidental, IFAM (zona leste) e associações rurais. São discutidos princípios, aspectos metodológicos e desdobramentos das ações com base, especialmente, na pesquisa-ação, a qual tem por objetivo facilitar o processo desenvolvido com as comunidades, formando uma estreita cooperação entre agricultores e técnicos. A experiência apresentada é um trabalho vinculado aos princípios da Educação Ambiental, que busca a participação, a corresponsabilidade, a mudança de atitudes e o aperfeiçoamento de habilidades e competências, condições básicas para estimular maior integração e harmonia das famílias com o meio ambiente.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Metodologia participativa; Agricultura familiar; Educação Ambiental.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1031414
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Construção da proposta pedagógica. Infoteca-e
HAMMES, V. S..
Relação sociedade/natureza; Desenvolvimento sustentável; Educação ambiental; Educação ambiental, ética e cidadania planetária; Meio ambiente e religiosidade; Expansão do capital no espaço geográfico; Orientação pedagógica; Temas transversais; Interdisciplinaridade; A educação ambiental e as diversas correntes pedagógicas; A educação ambiental e os quatro pilares proposto pela Unesco; As inteligências múltiplas e seu desenvolvimento; Trabalhando a inteligência ecológica ou naturalista; Desenvolvimento de competência para toda a vida; Percepção da sensibilização do aluno/professor; Avaliação da sensibilização na relação professor e aluno; Avaliação de projetos; Acompanhamento e avaliação de projetos; Comunicação e informação; A importância da mídia na...
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Comunicação de massa; Legislação Ambiental; Educação Ambiental; Desenvolvimento sustentável; Meio Ambiente.
Ano: 2002 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/13941
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Contribuição da pesquisa florestal para um ecossistema em extinção: floresta atlântica do Nordeste do Brasil. Infoteca-e
REGO, G. M.; HOEFLICH, V. A..
Neste levantameno procurou-se inserir os aspectos naturais e sociais no processo historico do desenvolvimento da ocupacao dessa regiao, principalmente na faixa da Floresta Atlantica. Essa ocupacao desenfreada vem contribuindo para o desaparecimento da mata e trazendo tanto problemas ecologicos como sociais, uma vez que a degradacao das florestas interfere diretamente na qualidade de vida de homem.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Floresta; Floresta Atlântica - Noredeste; Floresta - Preservação; Educação Ambiental.
Ano: 2001 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/371146
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Divulgação científica e educação ambiental: o Programa Embrapa & Escola na Embrapa Pantanal. Repositório Alice
FREITAS, G. O. de; GUTIERREZ, R.; TOMAS, W. M..
A educação é vista como um importante processo de humanização e uma importante ferramenta impulsionadora de transformação social. Ela tem o objetivo de abrir portas para que as pessoas compreendam o mundo, transformando e desenvolvendo-se como parte de uma sociedade 'humana mais humanizada', sendo considerada uma peça importante para o progresso individual e social. Para alguns, a educação relaciona-se apenas às instituições de ensino (escolas e universidades); para outros, a educação está relacionada ao nível de civilidade e socialização do indivíduo, ou seja: sua capacidade de atuar no meio em que está inserido. A educação ambiental é direcionada à forma com que o indivíduo se relaciona com o meio.
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação Ambiental; Escola; School children; Environmental education.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100928
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental em ambiente não formal: uma experiência estatal. Repositório Alice
SILVA, J. K. de S.; PONTES, A. N..
É incontestável a importância da educação como base para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, entendendo-se como condição sine qua non para tal, a sinergia entre a educação formal e a não-formal para a construção e consolidação dos saberes. A Educação Ambiental com sua transversalidade e interdisciplinaridade transita livremente entre o formal e não-formal quando o assunto é educação, e nesse contexto as experiências propostas pelas corporações são de grande valia na formação e sensibilização do cidadão. Assim sendo, não é exagero questionar como vem sendo a participação das empresas públicas quando o assunto é Educação Ambiental de âmbito não-formal de educação? Com o objetivo de analisar como vem sendo a experiência relativa a execução do...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Não-formal; Embrapa.
Ano: 2015 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1036450
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental na trilha e no arboreto da Embrapa Florestas - uma proposta para o Circuito Italiano de Turismo Rural. Repositório Alice
COSTAMILAN, A. L.; RACHWAL, M. F. G.; SOUZA, R. G..
2003
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Ecoturismo; Educação Ambiental; Preservação; Meio ambiente; Desenvolvimento Sustentável; Colombo.
Ano: 2003 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/308569
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental no ensino médio: o calendário agroambiental como ferramenta pedagógica na conservação dos recursos hídricos. Repositório Alice
SILVA, A. F. da.
O presente trabalho objetivou desenvolver e validar um calendário agroambiental, com base na abordagem meio ambiente e sociedade, contribuindo para o fortalecimento da consciência ambiental de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola EREM Tristão Ferreira Bessa, no município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco. A construção deste trabalho apoiou-se em fontes bibliográficas e dados obtidos pela observação da realidade dos alunos concernente aos recursos hídricos. O desenvolvimento do calendário se apresenta nesta pesquisa como um produto de ensino-aprendizagem, utilizando sempre metodologias participativas em todas as etapas abordadas: 1) aulas expositivas participativas; 2) levantamento de dados; 3) discussão e interpretação dos dados coletados nos...
Tipo: Tese/dissertação (ALICE) Palavras-chave: Experiencia pedagógica; Educação Ambiental; Recurso Hídrico; Meio Ambiente; Conservação.
Ano: 2019 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1110384
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental para adequação de pequenas propriedades agrícolas. Repositório Alice
COSTA, J. R.; SILVA, A. M.; SOARES, J. E. C..
A adequação ambiental compreende todas as ações a serem desenvolvidas no imóvel rural, visando delimitar, recuperar, recompor e criar condições para a regeneração da vegetação nativa. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, é possível realizar tal adequação. Neste trabalho, são apresentados os resultados de um projeto desenvolvido pela Embrapa, Ifam (zona leste) e Senar, em um assentamento da reforma agrária, na zona rural de Manaus (AM). O projeto foi desenvolvido com base em princípios metodológicos participativos. A Educação Ambiental tem representado um instrumento básico para a construção de alternativas. Paulatinamente, as propriedades agrícolas estão sendo adequadas às normas ambientais vigentes, havendo, também, a geração de trabalho e...
Tipo: Artigo em periódico indexado (ALICE) Palavras-chave: Educação Ambiental; Agricultura Familiar; Código Florestal.
Ano: 2017 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1074475
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental para o público Embrapa & Escola. Repositório Alice
SILVA, G. N. da; GUIMARAES, R. dos R..
O objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental em escolas da zona rural e zona urbana.
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Percepção ambiental; Diagnostico; Educação Ambiental.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872897
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental para o público interno da Embrapa Amazônia Oriental. Repositório Alice
OLIVEIRA, T. S. D. de; COUTO, H. A. R. do; SANTOS, P. C. S. dos; GASPAR, S. M. M.; OLIVEIRA, K. S. P. de..
2016
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Produtos de Comunicação.
Ano: 2016 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1063193
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação e empreendedorismo para o desenvolvimento rural sustentável. Infoteca-e
COSTA, P. da; COSTA, J. R. da; AQUINO, A. M. de; SANTOS, A. G. dos; FURTADO, A. L. dos S.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G.; CRISCUOLO, C.; ALVES, E. R. da S.; ESCOBAR, J. L.; STARETZ, K.; SOUZA, M. G. S. de; DURIGAN, M. F. B.; COSTA, M. O. X. D.; SALES, P. de A. O.; BELTRAO, S. L. L..
Apresentam-se diferentes ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de cunho educacional tanto formal quanto não formal, que contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências no meio rural brasileiro
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação Agrícola; Educação Ambiental; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098264
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Implantação de sistema de gestão ambiental no âmbito público: relato de caso da Embrapa Amazônia Oriental. Repositório Alice
COUTO, H. A. R. do..
A maioria das instituições públicas no Brasil não possui um Sistema de Gestão Ambiental - SGA próprio, elaborado para minimizar ou sanar seus impactos ambientais. Este fato motivou a elaboração deste trabalho, que tem por objetivo apresentar um relato da prática de implantação do SGA na Embrapa Amazônia Oriental. A metodologia de implantação segue a proposta contida no livro ?Diretrizes Institucionais de Gestão Ambiental nas Unidades da Embrapa? (PENHA, et al. 2010), que possui cinco eixos temáticos: Gerenciamento de Áreas Protegidas e Plano de Manejo; Gerenciamento de Resíduos Gerais; Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios; Gerenciamento de Resíduos de Campos Experimentais e Educação Ambiental. O livro propõe para cada eixo temático ações norteadoras...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Gestão Ambiental; Gerenciamento de Resíduos; Resíduos de Laboratórios; Resíduos de Campos Experimentais; Educação Ambiental.
Ano: 2013 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/979628
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Julgar, percepção do impacto ambiental. Infoteca-e
HAMMES, V. S..
Intervenção antrópicas. Sociedade e natureza. Impacto ambiental. Análise de perigo e avaliação de risco. Efeitos da diversidade e da complexidade de uso e ocupação do espaço geográfico. Evidências de modificações climáticas decorrentes do efeito estufa. Importância das águas superficiais e subterrâneas. Compactação e erosão do solo. Erosão, um indicador de impacto ambiental. Perda da biodiversidade. Bioindicadores. Doenças endêmicas. Modo de vida e impactos ambientais globais. Os efeitos da globalização. Agricultura, pecuária e silvicultura. Agricultura e meio ambiente. Impactos ambientais da agricultura. Erosão do solo na Microbacia do Córrego Taquara Branca. Agrotóxicos e seus efeitos sobre a saúde. Avaliação de efeitos dos agrotóxicos sobre a vida...
Tipo: Circular Técnica (INFOTECA-E) Palavras-chave: Turismo; Educação Ambiental; Desenvolvimento sustentável; Impacto ambiental; Mineração; Agricultura; Pecuária; Mineração.
Ano: 2002 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/13944
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
O projeto hortoecologia como propulsora a alimentos saudáveis no município de Marechal Cândido Rondon - PR. Repositório Alice
GALDINO, I. L.; FEIDEN, A.; ALVES, R. L. F.; SOUZA, F. L. B. de; VORPAGEL, J. dos S.; FRANCO, R. B..
O estudo teve como objetivo investigar qual a influência do projeto pedagógico hortaecologica tem para os alunos da 6º e 7º série do ensino fundamental. Para a realização da pesquisa, foram aplicados dez questionários semiestruturado, sendo uma pesquisa básica e de natureza qualitativa com abordagem descritiva. Foram selecionados dez alunos de forma aleatória entre 11 a 14 anos que estavam cursando a 6º e 7º série. Os Resultados mostraram que em relação á atividade predileta dos alunos para com a horta encontra se a capina. E a principal motivação dos mesmos nas atividades com a horta é um ?sacolão? que eles chamam de kit verdura, contendo hortaliças prontas que foram colhidas durante a semana. Além disso, embora os alunos não gostem de consumir...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Horta escolar; Agroecologia; Educação Ambiental; Horta; Education; Agroecology.
Ano: 2018 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096840
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Participação cidadã na gestão das águas no Estado do Ceará. Infoteca-e
GIRAO, E. G..
bitstream/item/191044/1/CLV18030.pdf
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Proteção Ambiental; Educação Ambiental.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1103633
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Percepção ambiental de docentes e discentes da rede de ensino público superior do município de Parintins - CESP/ UEA. Repositório Alice
JANUÁRIO, N. S.; REBEIRO, E. L.; OLIVEIRA, N. M. V.; ZANIOLO, G. R.; LOURENCO, J. N. de P..
As questões ambientais são pautas das arenas de discussão locais e globais. Todos reconhecem que o nosso ambiente está sendo devastado, pois são constantes as notícias vinculadas na mídia falada e escrita sobre mudanças climáticas, poluição de rios e do ar, destruição da floresta, extinção de espécies, esgotamento dos recursos minerais. A importância da pesquisa em percepção ambiental para o planejamento ambiental é uma ação coordenada para minimizar estes impactos antrópicos negativos gerados por nossas ações ao ambiente. "Uma das dificuldades para a proteção dos ecossistemas naturais está na existência de diferenças nas percepções dos valores e da importância dos mesmos entre indivíduos de culturas diferentes ou de grupos sócio-econômicos que desempenham...
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Planejamento ambiental; Educação Ambiental.
Ano: 2010 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867527
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Percepção ambiental de educadores da rede pública de Itaporanga D'Ajuda. Repositório Alice
SILVA, D. M. PPIRES e; CURADO, F. F.; GOMES, L. J..
A educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante...
Tipo: Artigo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental; Educação Ambiental.
Ano: 2011 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904852
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Percepção ambiental de educadores da rede pública de Itaporanga D'Ajuda. Repositório Alice
SILVA, D. M. P. e; CURADO, F. F..
bitstream/item/161724/1/Percepcao.pdf
Tipo: Resumo em anais de congresso (ALICE) Palavras-chave: Educador; Itaporanga D'Ajuda; Sergipe; Resumo; Educação Ambiental.
Ano: 2008 URL: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/372879
Registros recuperados: 26
Primeira ... 12 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional