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A Intermodalidade no Transporte de Etanol Brasileiro: aplicação de um modelo de equilíbrio parcial Rev. Econ. Sociol. Rural
Coleti,Jamile de Campos; Oliveira,Andrea Leda Ramos de.
Resumo: A busca por fontes de energia renováveis tem aumentado a demanda mundial de etanol. O Brasil é o segundo maior produtor; porém, os custos para transportar a produção são cada vez mais altos. O objetivo do presente artigo é analisar as alternativas de transporte para o etanol frente às condições da logística vigentes no Brasil. Para tanto, propõe-se a aplicação de um modelo de equilíbrio parcial na forma de um Problema de Complementaridade Mista (PCM). Foram avaliados três cenários: o primeiro representa uma perspectiva atual e vigente, em que são praticadas rotas rodoviárias e rodoferroviárias. No Cenário 2 estimou-se uma redução de 15% no valor do frete ferroviário e, no Cenário 3, são incluídos novos projetos dutoviários em curso no País. O...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Etanol; Equilíbrio espacial; Logística; Simulação.
Ano: 2019 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000100127
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Análise produtiva e econômica de suínos criados nos sistemas wean-to-finish e convencional de produção Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.
Consoni,W.; Cristani,J.; Klaumann,F.; Arruda,P.M.; Zimmermann,A.T.; Lorenzetti,R.G.; Dacoregio,T.M.; Thaler Neto,A.; Traverso,S.D..
O modelo de produção de suínos denominado Wean-to-Finish (WF) é considerado uma alternativa que busca alcançar melhor desempenho produtivo, redução de estresse aos animais e melhorias na logística. Nesse sistema, os leitões são desmamados e transferidos diretamente a um galpão WF (creche-crescimento-terminação), onde permanecem até o abate. Com o objetivo de avaliar os comportamentos produtivo e econômico de suínos alojados no sistema WF em comparação ao sistema convencional de produção (CC), foram avaliados dois grupos de suínos provenientes das mesmas unidades produtoras de leitões, nascidos e desmamados na mesma semana. Um grupo foi alojado em uma creche do sistema convencional de produção (grupo CC), e o outro em um galpão WF adaptado (grupo WF), ambos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Redução de estresse; Logística; Análise econômica.
Ano: 2015 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352015000401087
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Caracterização do microclima dos diferentes layouts de caixas no transporte de ovos férteis AGRIAMBI
Nazareno,Aérica C.; Silva,Iran J. O. da; Vieira,Frederico M. C.; Camargo,Juliano R. de; Medeiros,Sérgio R. R. de.
Quando as condições microclimáticas e de transporte são combinadas inadequadamente, os componentes dos ovos férteis podem ser danificados. Objetivou-se, com este trabalho, caracterizar e analisar a dependência espacial dos perfis microclimáticos no transporte de ovos férteis em diferentes layouts de caixas. A pesquisa foi conduzida na empresa integradora avícola, em Mogi Mirim, SP, por meio do acompanhamento de cinco carregamentos. Utilizou-se um caminhão climatizado do tipo baú, com capacidade para 592 caixas de ovos e se avaliaram dois layouts da carga (caixas superiores e inferiores) de 9 pilhas com seis caixas de ovos férteis. Um microprocessador foi instalado dentro das caixas de ovos, totalizando 18 microprocessadores. As variáveis meteorológicas...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Avicultura; Ambiência; Operações pré-porteira; Logística.
Ano: 2013 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662013000300012
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Carta conjuntura: Brasil-China: excelentes oportunidades com o poderoso dragão, sendo mais saci e menos mula-sem-cabeça. Infoteca-e
MEDEIROS, S. R. de.
No último dia 3 de junho, foi lançado o livro ?China-Brasil partnership on agriculture and food security?, no qual chineses e brasileiros dividem igualitariamente seus 12 capítulos para colocar luz na situação atual da parceria entre os países na agropecuária e segurança alimentar, bem como apresentar oportunidades e sugerir caminhos para o aprofundamento da parceria que tragam benefícios para todos os envolvidos. Essa publicação é fruto do trabalho do segundo ocupante da ?Cátedra Luiz de Queiroz?, Marcos Jank pelo período de um ano entre 2019-2020. Ele foi precedido pelo ex-Ministro Roberto Rodrigues, que inaugurou o posto, também legando uma fundamental publicação para entender o agronegócio brasileiro cujo título se inicia com um verdadeiro mantra...
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Agropecuária; Agronegócio brasileiro; Lácteos; Relação comercial; Segurança Alimentar; Logística; Aquicultura; Grão.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1129265
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Exportações de produtos agrícolas e o ambiente portuário: a perspectiva da teoria dos custos de transação Rev. Econ. Sociol. Rural
Esteves,Maria Carolina de Paulo; Oliveira,Andréa Leda Ramos de; Milanez,Ana Paula.
Resumo: O cenário portuário brasileiro passou por diversas mudanças ao longo das últimas décadas, desde a descentralização das atividades até novos critérios para a exploração e arrendamento para a iniciativa privada de terminais de movimentação de carga em portos públicos. Estas transformações tiveram impacto na dinâmica de exportação dos produtos agrícolas e nos custos de transação. Isso posto, este trabalho busca identificar se existem custos de transação no ambiente portuário para a exportação de produtos agrícolas e a proposição de um índice de custo de transação (ICT). As movimentações de dois importantes produtos agrícolas foram analisadas: soja e etanol. A dimensão avaliada das transações foi a especificidade dos ativos. Os resultados indicaram que...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Nova Economia Institucional; Logística; Agronegócio.
Ano: 2020 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032020000100204
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LIMITAÇÕES LOGÍSTICAS PARA EXPORTAÇÃO: O CASO DOS PRODUTOS LÁCTEOS BRASILEIROS AgEcon
Rezende, Adriano Abreu; Santos, Antonio Carlos dos.
O propósito desta pesquisa é avaliar a estrutura do agribusiness do leite no Brasil, identificando as principais limitações logísticas para exportação. Especificamente pretende identificar as principais empresas exportadoras de produtos lácteos, os produtos mais exportados e os países de destino; relatar as maneiras mais freqüentes de inserção dos produtos no mercado externo; e mencionar as estruturas físicas utilizadas pelas empresas para realizarem suas exportações, avaliando suas vantagens e limitações. A presente pesquisa é qualitativa e de natureza exploratória. Como resultado constatou-se que o leite em pó é o produto mais exportado (em volume) seguido do leite condensado; entre os continentes principais importadores de lácteos brasileiros, a África...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Comércio Internacional; Logística; Derivados Lácteos; International trade; Logistics; Dairy products; International Relations/Trade; Livestock Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109650
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Lixiviação de glyphosate e imazapyr em solos com diferentes texturas e composição química: I - método do bioensaio Planta Daninha
Souza,Adailson P. de; Ferreira,Francisco A.; Silva,Antônio A. da; Ruiz,Hugo A.; Prates,Hélio T..
A mobilidade dos herbicidas no perfil do solo é influenciada por vários processos, tais como, retenção, transformação e transporte. O conhecimento destes fenômenos é fundamental para a perfeita compreensão do destino de tais produtos no ambiente. Dentre as várias técnicas utilizadas nesses estudos, o método do bioensaio apresenta-se como de ótima representatividade e reprodutibilidade. Em razão dessas características, associadas a poucas informações sobre a mobilidade de herbicidas nos solos sob condições tropicais, foi conduzido um bioensaio objetivando verificar o movimento vertical do glyphosate e do imazapyr, em colunas de solos de diferentes texturas e composição química, utilizando-se o tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill var. Santa Clara) como...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Logística; Dose-resposta; Herbicida.
Ano: 2000 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582000000100001
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LOCALIZACAO DE FABRICAS MISTURADORAS DE ADUBO NA REGIAO CENTRO-OESTE BRASILEIRA: Uma Aplicacao de Programacao Linear AgEcon
Carvalho, Leandro Bernardino de.
Atualmente, dois dos grandes desafios com os quais o agronegócio brasileiro, responsável por aproximadamente 33% do PIB nacional (SECEX, 2005), se depara em seu constante crescimento são a alta dependência de produtos químicos (fertilizantes) para que sua fronteira agrícola se expanda e, conseqüentemente, as enormes distâncias (e custos de transportes) que essas fronteiras impõem para que sejam vencidas, tanto para o recebimento de insumos de produção, quanto para o fornecimento de seus produtos finais. Particularmente, a região Centro-Oeste brasileira, formada pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, se enquadra em ambos os pontos – possui grandes fronteiras agrícolas a serem exploradas e, ao mesmo tempo, se localiza a...
Tipo: Presentation Palavras-chave: Logística; Transporte; Modelo matemático; Fertilizantes; Logistics; Transport; Mathematical model; Fertilizers; Agribusiness.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/119008
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Macrologística da agropecuária brasileira: estudo de caso das exportações de soja e milho Infoteca-e
CASTRO, G. S. A.; CARVALHO, C. A. de; DALTIO, J.; MAGALHÃES, L. A.; MARTINHO, P. R. R.; FONSECA, M. F.; GARAGORRY, F. L.; MIRANDA, E. E. de.
Este trabalho de inteligência territorial estratégica focado na macrologística da agropecuária brasileira sobre os caminhos percorridos durante o fluxo de origem/destino da produção de grãos (soja e milho) da safra 2015 foi desenvolvido pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) e baseia-se em um conceito equivalente ao de bacias hidrográficas para compreender como essa produção de milhões de toneladas de grãos escoa para os portos. A delimitação territorial das bacias da macrologística agropecuária brasileira agrega os municípios produtores e os modais utilizados para fluir a produção de grãos para o comércio exterior.
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Política territorial; Agronegócio; Grão; Logística; Planejamento Agrícola.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1085461
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Modelo de programação quadrática para análise da movimentação logística e comercialização da soja brasileira REA
Ojima,Andréa L. R. O.; Yamakami,Akebo.
A proposta deste trabalho é analisar a distribuição logística da soja brasileira aplicando-se modelo de equilíbrio espacial de programação quadrática. O sistema de transporte da soja é um ponto importante na cadeia produtiva, pois a maior parte dos custos dessa commodity é dada pelos custos de transporte. Nesse sentido, a otimização desse segmento é essencial para aumentar a competitividade da soja brasileira no mercado internacional. O complexo soja brasileiro tem aumentado a sua participação nas exportações dos produtos agrícolas nos últimos dez anos, mas os investimentos de outros países faz com que as exportações brasileiras não fiquem focadas apenas no crescimento da produção, mas, sim, na eficiência de toda a cadeia produtiva. Dessa maneira, com a...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Transporte de soja; Logística; Programação matemática.
Ano: 2006 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162006000200025
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Modelo matemático para avaliação da dormência em gemas de plantas frutíferas de clima temperado. Infoteca-e
FIALHO, F. B.; SANTOS, H. P. dos; ANZANELLO, R..
Esta publicação define e valida uma metodologia de análise de dados que estima e avalia três parâmetros da curva de brotação acumulada (brotação máxima, precocidade e uniformidade), usando as funções de Gompertz e logística. Os parâmetros permitem estimar a exigência de frio de diferentes espécies e cultivares. Essa metodologia possibilita modelar dados de brotação adequadamente e estimar parâmetros importantes para compreender os mecanismos básicos de controle da dormência, com possíveis aplicações em estudos de efeitos de mudanças climáticas e seleção de genótipos adaptados.
Tipo: Circular Técnica (INFOTECA-E) Palavras-chave: Endodormência; Metodologia; Gompertz; Sigmoide; Brotacao; Logística.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1124647
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O CORREDOR NOROESTE (RIO MADEIRA) COMO CANAL LOGISTICO PARA ABASTECIMENTO DO NORDESTE: UMA PROPOSTA A PARTIR DOS ESTOQUES GOVERNAMENTAIS. AgEcon
Naves, Ivo Manoel; Soares, Joao Batista.
O Governo Federal remove parte dos seus estoques formados no Mato Grosso para o Nordeste para atender o Programa Vendas em Balcão, por intermédio do modal rodoviário, que não é recomendando para longas distâncias. Propõe-se que, a exemplo da iniciativa privada, seja utilizada a multimodalidade proporcionada pelo Corredor Noroeste ou do Rio Madeira.-------------------------The Federal Government transfers parts of their supplies feed from Mato Grosso to Northeast to meet the needs of the Purchase in Counter Program, through the road modal, which in not recommended to long distance. We propose the utilization of the multimodality provided by the Northwestern Corridors or from Madeira River’s.
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Logística; Estoques Públicos; Corredor Noroeste (Rio Madeira); Logistics; Public Supply; Northwestern Corridors (Madeira River’s); Livestock Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/108085
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O SETOR FERROVIÁRIO SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO TRANSPORTE DE ALGUMAS COMMODITIES DO AGRONEGÓCIO AgEcon
Ojima, Andrea Leda Ramos De Oliveira; Comitre, Valeria.
As transformações ocorridas após a privatização do setor ferroviário, aliada a criação da agência reguladora (Agência Nacional de Transportes Terrestre - ANTT), fizeram com que a estrutura de governança desse setor fosse alterada. A nova forma de coordenação em que as ferrovias estão inseridas pode ser avaliada através da análise das transações. O presente trabalho busca identificar a existência de custo de transação no ambiente ferroviário avaliando-se a forma de governança. As movimentações de três importantes commodities do agronegócio foram avaliadas: soja, açúcar e álcool. As dimensões das transações analisadas foram: especificidade dos ativos, freqüência e incerteza. Os resultados indicaram que os ativos avaliados apresentaram média e alta...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Custos de transação; Agronegócio; Transporte; Logística; Transaction costs; Agribusiness; Transportation; Logistics; Agribusiness.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/109754
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O Tocantins no contexto do Sistema de Inteligência Estratégica da Agropecuária Brasileira. Infoteca-e
Breve análise sobre as rotas para o agronegócio nacional, envolvendo o estado do Tocantins. O estado é parte do Matopiba e encontra-se geograficamente proxímo da região do Centro Oeste, sendo cortado pela Ferrovia Norte-Sul e dispõe de dois terminais de recebimento de cargas, em Gurupi e Porto Nacional.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Logística agropecuária; Análise logística; Modais de transportes; Logística.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1122590
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Produção de trigo no país pode ganhar novas fronteiras, indica estudo da Embrapa Infoteca-e
CARVALHO, F. R. de.
A produção de trigo no Brasil poderia ganhar novas fronteiras, em algumas regiões do território nacional, se houvesse especialmente novas políticas públicas de incentivos para o setor e investimentos em logística e transporte. Hoje, o país produz quase metade das 11 milhões de toneladas que consome desse cereal, sendo que 70% do total são destinados à panificação. Ainda importa de cinco milhões a seis milhões de toneladas a cada ano, principalmente da Argentina, a custos mais baixos, graças aos acordos bilaterais do Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Produção de trigo.; Importação; Logística; Transporte; Trigo..
Ano: 2016 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1059317
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Termorregulação de pintos de um dia submetidos a ambiente térmico simulado de transporte Arq. Bras. Med. Vet. Zootec.
Vieira,F.M.C.; Silva,I.J.O.; Nazareno,A.C.; Faria,P.N.; Miranda,K.O.S..
Objetivou-se, por meio deste trabalho, avaliar a termorregulação de pintos de um dia, mantidos em caixas de transporte, sob condição térmica simulada de transporte. Dois experimentos replicados executados em dias diferentes foram conduzidos em câmara climática. Para cada um dos experimentos, foram utilizados 360 pintos de um dia. Esses animais foram submetidos às condições de frio, conforto e calor, durante uma hora em cada tratamento. Os animais foram mantidos em caixas de transporte de pintos de um dia com quatro compartimentos, sendo cada um deles com 10 animais, totalizando 40 animais por caixa. Foram utilizadas três caixas empilhadas, simulando o que ocorre no caminhão de transporte. Para avaliação fisiológica, foram realizadas as seguintes medidas:...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Frangos de corte; Logística; Bem-estar animal; Pintos de um dia.
Ano: 2016 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352016000100208
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